A Peugeot lançou hoje no Brasil o novo 208, hatch compacto premium cuja segunda geração passou a ser fabricada na Argentina. Os preços não são nada convidativos, entre R$ 74.990 e R$ 94.990. A marca também deu início à pré-venda da versão elétrica e-GT, mas, por incrível que pareça, ainda sem divulgar o preço. Mas vamos aos detalhes do veículo.



Nas duas versões de entrada, o acabamento abusa do plástico duro. Esta situação melhora apenas a partir da versão intermediária, que traz material soft touch, além de bancos revestidos em Alcantara. Com entre-eixos de 2,53m, o espaço interno é limitado. Mesmo sem abusar do espaço nos bancos dianteiros, não sobra muito espaço para as pernas no assento traseiro. O porta-malas também é pequeno, com volume de 265 litros.
ASPIRADO O motor 1.6 aspirado de 16 válvulas do novo Peugeot 208 é o mesmo que já equipava o modelo, com potências de 115cv (com gasolina) e 118cv (com etanol) e torque de 15,4kgfm (g/e). A transmissão é sempre automática de seis marchas. A velocidade máxima é de 190km/h, enquanto o veículo acelera do repouso até os 100km/h em 12 segundos (números com etanol). O consumo (Inmetro) na cidade é de 10,9km/l com gasolina e 7,5km/l com etanol. Na estrada esses númetos sobem para 13,1km/l (g) e 9km/l (e). A direção tem assistência elétrica variável.

ELÉTRICO Enquanto isso, a Peugeot alega que a versão elétrica 208 e-GT é a opção para quem quer um 208 veloz, desconsiderando que o elétrico mais barato do país é o JAC iEV20 (R$ 139.900). Isso está longe do que a marca vende como “poder de escolha” (o slogan Power of Choice), já que o preço elevado torna os elétricos uma opção para poucos felizardos que podem se dar ao luxo de gastar uma “bolada” de dinheiro em um compacto urbano.
Para os que podem, o Peugeot 208 e-GT será importado da Europa e deve chegar só em 2021. O motor elétrico fornece 136cv de potência e 26,5kgfm. Com ele, é possível acelerar até os 100km/h em 8,3 segundos. São números legais, mas não chegam a tremer as pernas do motorista. As baterias ficam sob o assoalho e não consomem o espaço do porta-malas. A autonomia é de 340 quilômetros. Infelizmente o fabricante não repassou informação a respeito do tempo de recarga das baterias. Os freios trazem sistema de regeneração de energia.
PREÇO E CONTEÚDO Voltando aos modelos flex, o Peugeot 208 traz quatro versões. A de entrada é a Active 1.6 AT (R$ 74.990), que traz de série airbags frontais e laterais, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa, volante com ajuste de altura e distância, banco do motorista com ajuste em altura, ar-condicionado, piloto automático, retrovisores, vidros e travas elétricos, sistema multimidia com tela de 7 polegadas compatível com Apple Carplay e Android Auto e controles de som no volante.

CONCORRENTES O novo Peugeot 208 está pelo menos R$ 5 mil mais caro que seus concorrentes: VW Polo MSI 1.6 AT6 (R$ 69.390), Fiat Argo Precision 1.8 AT6 (R$ 68.990), Kia Rio 1.6 AT6 (R$ 69.990), Chevrolet Onix LT 1.0 Turbo AT6 (R$ 65.090) e Hyundai HB20 Vision Pack 1.6 AT6 (R$ 68.090). Todos esses modelos e versões têm nível bastante semelhante de equipamentos de série.
PRÉ-VENDA? Apesar de ter iniciado a pré-venda, Peugeot ainda não estabeleceu um preço sugerido para o 208 e-GT. Mas como assim? É que este processo será feito em três etapas. Este primeiro serve apenas para medir o potencial de mercado para o elétrico e não envolve qualquer transação financeira. Na segunda fase, no início de 2021, o fabricante já informa aos interessados os equipamentos embarcados e a previsão de chegada do elétrico. Só na terceira fase é que as pessoas que reconfirmaram o interesse pelo modelo terão acesso ao preço e terão que pagar um sinal. Em resumo, o modelo ainda não está disponível no Brasil e o cenário econômico não permite estabelecer um preço que possa ser sustentado daqui a seis meses.