MOTOR O Corolla Cross herdou todo o conjunto mecânico do sedã que lhe deu origem. As versões de entrada trazem motor 2.0 flex, com até 177cv de potência e 21,4kgfm de torque, e câmbio automático CVT. O desempenho não é ruim, mas, por ser aspirado, este motor fica um pouco atrás dos seus oponentes. Vale lembrar que o SUV da Toyota também tem uma versão híbrida, combinando motor 1.8 a combustão com um elétrico, que juntos têm 123cv, com desempenho mais focado na baixa emissão e consumo de combustível.

Já o Taos vai trazer sob o capô o motor 1.4 turbo, de 150cv e 25,5kgfm de torque, com câmbio automático de seis marchas. Em suas outras aplicações, a motorização passa longe do desempenho afiado, podendo sem classificado apenas como ok.






Já a versão de topo traz itens como ar-condicionado digital de dupla zona; banco do motorista com regulagem elétrica; carregador por indução para celular; estribo lateral; e sensor de estacionamento dianteiro. Mas os itens que se destacam são alerta de ponto cego; alerta de tráfego traseiro; sistema de pré-colisão frontal (alerta + assistência de frenagem); alerta de mudança de faixa; faróis altos automáticos; e controle de cruzeiro adaptativo.

Em sua versão de topo Limited (que é a mais equipada a trazer o motor 2.0 flex), o Compass tem ainda airbags laterais, de cortina e de joelho; banco do motorista com ajustes elétricos; faróis em xênon; partida remota; sensor de estacionamento dianteiro, sistema de áudio com tela tátil de 8,4 polegadas; monitoramento de ponto cego; e sistema de estacionamento semiautônomo. Espera-se que esta versão possa ganhar alguns itens que já estrearam em outros mercados, como carregador sem fio para celular, quadro de instrumentos digital, visão 360 graus ou novos recursos semiautônomos.


A Volkswagen terá a vantagem de lançar seu novo SUV médio antes que os concorrentes, podendo se beneficiar da estratégia de fazer a fama do custo/benefício para depois ir equalizando o preço. Para o modelo, são esperadas duas versões, a Comfortline (por volta dos R$ 140 mil) e a Highline (na casa dos R$ 180 mil). Ainda haverá a versão especial de lançamento Launch Edition.
Como já citamos, o Compass não poderá mudar muito o preço das versões, que já trazem boa oferta de equipamentos, devendo continuar mais ou menos como agora: 2.0 Sport, R$ 135.990; 2.0 Longitude, R$ 150.990; e 2.0 Limited, R$ 172.990. Para as versões equipadas com motor a diesel, a história é outra.