Publicidade

Estado de Minas PARA OS HERMANOS

Toyota inicia as vendas do esportivo GR Yaris de 261cv, mas na Argentina

O hatch de três portas produzido no Japão e preparado pela Gazzo Racing não está disponível no mercado brasileiro, mas poderia, apesar do preço


postado em 29/07/2021 16:47

O hatch esportivo preparado pela Gazoo Racing tem a frente imponente, com faróis full LED(foto: Toyota/Divulgação)
O hatch esportivo preparado pela Gazoo Racing tem a frente imponente, com faróis full LED (foto: Toyota/Divulgação)
 

Talvez você não saiba, mas o mercado de automóveis na Argentina oferece para venda alguns modelos que o consumidor brasileiro só conhece por meio de publicações especializadas. São carros de diferentes segmentos, comercializados em um país com uma condição econômica inferior à do Brasil. Um exemplo disso é o Toyota GR Yaris, um hatch esportivo fabricado no Japão e que já é comercializado na Argentina, mas não deve chegar por aqui.


É importante esclarecer que esse Toyota GR Yaris não tem nada a ver com o hatch vendido no Brasil. Produzido na fábrica de Motomachi, no Japão, foi desenvolvido pela Gazzo Racing, divisão esportiva da Toyota. Trata-se do único Yaris de três portas da atual geração.

A ampla grade do Toyota GR Yaris enfatiza a esportividade do modelo(foto: Toyota/Divulgação)
A ampla grade do Toyota GR Yaris enfatiza a esportividade do modelo (foto: Toyota/Divulgação)


Com 3,99m de comprimento, 1,80m de largura, 1,45m de altura e 2,56m de distância entre-eixos, o Toyota GR Yaris traz em seu visual forte apelo esportivo, com ampla grade dianteira invadindo o para-choque e nichos verticalizados para abrigar os faróis de neblina.

O modelo tem o teto arqueado de fibra de carbono e portas e capô de alumínio(foto: Toyota/Divulgação)
O modelo tem o teto arqueado de fibra de carbono e portas e capô de alumínio (foto: Toyota/Divulgação)


O modelo tem teto em fibra de carbono com acentuada inclinação na traseira, além de capô, portas e tampa do porta-malas em alumínio. Os faróis, luzes diurnas e lanternas traseiras são todos em LED. E a esportividade fica ainda mais enfatizada com o aerofólio traseiro e a saída dupla do escapamento.


As belas rodas de liga leve são de 18 polegadas, calçadas com pneus na medida 225/40, de perfil baixo. Através dos raios das rodas é possível visualizar os discos de freios ventilados e as pinças pintadas em vermelho, com a sigla GR em evidência.


Defletor de ar no teto e a saída dupla do escapamento ajudam a compor o visual esportivo(foto: Toyota/Divulgação)
Defletor de ar no teto e a saída dupla do escapamento ajudam a compor o visual esportivo (foto: Toyota/Divulgação)
No interior, destaque para os bancos com desenho esportivo, revestidos em couro com costura aparente em vermelho, e apoios de cabeça com a marca GR, que está presente também no volante de três raios. O painel de instrumentos tem tela TFT LCD de 4,2 polegadas. Já o sistema multimídia tem tela tátil de apenas sete polegadas, com Apple CarPlay e Android Auto. A pedaleira é de alumínio, para fechar o visual esportivo.


O painel é simples, com sistema multimídia com tela de sete polegadas e conexão por Bluetooth(foto: Toyota/Divulgação)
O painel é simples, com sistema multimídia com tela de sete polegadas e conexão por Bluetooth (foto: Toyota/Divulgação)
O pacote de segurança inclui sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de alerta e manutenção de faixa, controle de velocidade e de cruzeiro adaptativo (ACC), luzes altas automáticas (AHB), controle de estabilidade (VSC), controle de tração (TRC), ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e assistência de frenagem de emergência (BA), seis airbags e assistente de partida em rampas (HAC).

Os bancos dianteiros têm desenho esportivo e são revestidos em couro com costura vermelha(foto: Toyota/Divulgação)
Os bancos dianteiros têm desenho esportivo e são revestidos em couro com costura vermelha (foto: Toyota/Divulgação)
CONJUNTO MECÂNICO O motor do Toyota GR yaris é um três-cilindros turbo, de 1.618cm³, que desenvolve expressivos 261cv a 6.500rpm e 36,7kgfm de torque a 4.600rpm. É um propulsor eficiente, com injeção mista de combustível (direta e indireta), que está acoplado a uma caixa de marchas manual de seis velocidades. Conta com tração permanente nas quatro rodas e diferencial de deslizamento limitado. Com esse conjunto mecânico, o Toyota GR Yaris acelera até 100km/h em 5.5 segundos, com máxima de 230km/h.


As rodas de liga leve de 18 polegadas deixam expostas as pinças de freio vermelhas com a sigla GR(foto: Toyota/Divulgação)
As rodas de liga leve de 18 polegadas deixam expostas as pinças de freio vermelhas com a sigla GR (foto: Toyota/Divulgação)
O hatch esportivo está à venda na Argentina por US$ 54 mil (cerca de R$ 276 mil), sendo que a marca disponibilizou 300 unidades do modelo para aquele mercado. E a primeira unidade do Toyota GR Yaris foi reservada pelo piloto José María “Pechito” López, campeão do mundo de Resistência (WEC). O modelo tem garantia de cinco anos ou 150 mil quilômetros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade