
Para começo de conversa, esta versão NÃO traz o novo motor 1.0 turbo flex de até 130cv de potência, mas o 1.3 aspirado de até 107cv. Com base em outros modelos, podemos falar que esse motor é bem adequado para o trânsito urbano, com boa relação entre desempenho e consumo de combustível, enquanto na estrada ele se mostra mais limitado.
A nova plataforma MLA é um bom argumento para distanciar o Pulse do Argo, modelo com o qual compartilha o estilo, algumas peças de carroceria, além das dimensões muito semelhantes.
Seu maior ponto fraco é o porte. O Pulse tem 4,09 metros de comprimento e 2,53m de entre-eixos, quase um hatch compacto. O porta-malas é pequeno para um SUV: 370 litros.

Já os itens de segurança de série trazem, airbags frontais e laterais (para cabeça e tórax), controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro e luzes de rodagem diurna.
GRUPO 1
Com a configuração mecânica semelhante à do Pulse de entrada, ou seja, com motor aspirado e câmbio manual, encontramos dois concorrentes diretos com preços bem maiores:
Renault Duster Zen 1.6 manual - R$ 94.690

Mesmo custando R$ 15 mil a mais, o pacote de itens de série do Duster é inferior. A segurança conta apenas com airbags frontais, além de controle de estabilidade e assistente de partida em rampa. O visual tem rodas em aço de 16 polegadas. Outros itens de série do Duster são ar-condicionado e retrovisores com ajuste manual. Porém, o porte do Duster é bem maior, com 4,37m de comprimento. O entre-eixos é de 2,67m, o que permite mais espaço interno, e o porta-malas tem 475 litros. O SUV da Renault tem motor 1.6 e câmbio manual de cinco marchas.
Nissan Kicks Sense 1.6 manual - R$ 99.190

Custando R$ 20 mil a mais, o pacote básico de segurança do Kicks é superior, com airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, câmera de estacionamento, sensor de estacionamento traseiro e acendimento automático dos faróis. O SUV da Nissan ainda conta com ar-condicionado, multimídia com tela de 7 polegadas e ajuste elétrico dos retrovisores, mas as rodas de 16 polegadas são em aço. O Kicks mede 4,31m, de comprimento, tem 2,61m de entre-eixos e porta-malas com 432 litros. Seu motor é 1.6 aspirado e o câmbio é manual de cinco marchas.
GRUPO 2
Abaixo dos R$ 100 mil, ainda temos dois SUVs com motores aspirados, porém equipados com câmbio automático já na versão de entrada.
Jeep Renegade STD 1.8 automático - R$ 96.990

O futuro do Renegade é ganhar o motor 1.0 turbo das versões mais esquipadas do Pulse, mas, por enquanto, sua versão de entrada usa o velho 1.8 E.torQ, fraco para seu peso ele muito “beberrão”. O câmbio é automático de seis marchas. Em seu pacote de equipamentos de série, destaque para airbags frontais, ar-condicionado, controle de tração e estabilidade, freio de estacionamento acionado por botão, rodas em liga leve de 16 polegadas, retrovisores elétricos, monitoramento da pressão dos pneus, luzes de rodagem diurna e assistente de partida em rampa. O comprimento do Renegade é de 4,23m, com 2,57m de entre-eixos e porta-malas de 320 litros.
Hyundai Creta Action 1.6 automático - R$ 97.990 (geração antiga)

Esta versão de entrada do Creta ainda traz o design da geração anterior. No seu pacote de equipamentos temos rodas em liga leve de 16 polegadas, airbags frontais, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, monitoramento da pressão dos pneus, ar-condicionado, retrovisores elétricos e sistema multimídia. Seu comprimento é de 4,29m, com 2,59m de entre-eixos e porta-malas de 434 litros.
GRUPO 3
Ainda entre os SUVs compactos de maior volume, temos dois concorrentes cujas versões de entrada já superaram os R$ 100 mil.
Volkswagen Nivus 1.0 turbo automático - R$ 105.120

O Nivus é um Polo marombado, com muita autoconfiança em sua plataforma global e motor turbo. Em seu conteúdo, destaque para airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, câmera de estacionamento, rodas em liga leve de 16 polegadas, sensores traseiros de estacionamento, luzes de rodagem diurna e retrovisores elétricos. Com a crise dos semicondutores, mesmo caro, o modelo deixou de trazer o sistema multimídia como equipamento de série. O modelo mede 4,26m de comprimento, com 2,56m de entre-eixos e 415 litros de porta-malas.
Chevrolet Tracker 1.0 turbo manual - R$ 103.780

Os destaques do SUV de entrada da Chevrolet são airbags frontais, laterais e de cortina, controle de tração e estabilidade, luzes de rodagem diurna, assistente de partida em rampa, ar-condicionado e sistema multimídia com tela de 8 polegadas. O modelo conta com 4,27m de comprimento, 2,57m de entre-eixos e porta-malas com 393 litros.