O Fiat Pulse chegou ao mercado brasileiro fazendo barulho, principalmente por trazer uma versão de entrada equipada com motor 1.3 aspirado e câmbio manual por R$ 79.990. Preço competitivo para um modelo que pretende ser líder do segmento de SUVs compactos, mas que se equipara com versões intermediárias de hatches premium que trazem motores mais potentes e lista de equipamentos recheada. Comparamos o Fiat Pulse mais “barato” com os hatches mais vendidos no mercado brasileiro para saber em qual vale a pena investir.
A versão de entrada do Pulse cria um problema até para a própria Fiat, já que seu preço é muito próximo ao do Argo Trekking 1.3 aspirado com câmbio manual de cinco marchas, vendido por R$ 78.990. O SUV compacto chegou a ser chamado de “versão aventureira” do hacth, ou “Argão”, mas tem dimensões um pouco maiores e porta-malas com 70 litros a mais de volume. Lado a lado, porém, os dois modelos são bem parecidos no tamanho e até no visual.
O QUE O SUV TEM? Comparando o conteúdo dos dois modelos, o Pulse Drive 1.3 manual (R$ 79.990) traz uma lista de equipamentos de série com quatro airbags, Fiat Sound System, ar-condicionado automático e digital, controle eletrônico de tração (ASR) e estabilidade (ESP), banco do motorista com regulagem de altura, barras longitudinais no teto, multimídia com tela tátil de 8,4 polegadas, Apple Car Play e Android Auto wireless, comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, entrada auxiliar, duas entradas USB na frente e uma atrás, chave canivete com telecomando, comandos no volante, computador de bordo, direção elétrica, sinalização de frenagem de emergência, faróis em LED, Isofix, assistente de partida em rampa, lanterna traseira em LED, luz diurna em LED, cruise control, rodas de liga leve de 16 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, Traction Control Plus (TC+), travas elétricas com travamento automático a 20km/h, monitoramento da pressão dos pneus, função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa (Lane Change).
VW POLO Quando comparada ao Volkswagen Polo 1.6 MSI (R$ 81.230), a versão de entrada do Pulse perde na distância entre-eixos, que no SUV compacto é de 2,53m e no hatch, 2,56m. A medida geralmente tem influência sobre a definição do espaço interno. O Polo também tem porta-malas de 300 litros, contra os 370 litros do Pulse. Mas se o motor 1.3 do SUV compacto tem potência máxima de 107cv, o 1.6 flex do hatch desenvolve 110cv (g)/117cv (e) e ainda é associado ao câmbio automático de seis velocidades.
CHEVROLET ONIX A versão do Chevrolet Onix que tem preço mais próximo ao do Fiat Pulse Drive 1.3 manual é a LT Turbo, que custa R$ 77.790. O hatch traz sob o capô o motor 1.0 turbo que desenvolve 116cv (g/e) e torque máximo de 16,8kgfm a 2.000rpm, associado ao câmbio manual de seis marchas. Ou seja, números melhores do que o do SUV compacto. Até mesmo os números de consumo de combustível do modelo Chevrolet são mais otimistas do que os do SUV da Fiat. O Onix é maior no comprimento e na distância entre-eixos, mas é mais estreito, mais baixo e tem altura em relação ao solo menor também. Outro ponto que o Pulse leva vantagem em relação ao hatch da Chevrolet é o porta-malas. São 370 litros do SUV compacto contra 275 litros do hatch premium.
HYUNDAI HB20 Outro hatch compacto premium que tem preço semelhante ao do Fiat Pulse Drive 1.3 é o Hyundai HB20 Platinum 1.0 TGDI, vendido por R$ 81.790. Ele também leva vantagem no motor em relação ao 1.3 Firefly da Fiat. Trata-se de um 1.0 turbo, que desenvolve 120cv (g/e) e 17,5kgfm de torque (g/e), e é associado ao câmbio manual. No consumo de combustível, o modelo da Fiat leva pequena vantagem em relação ao HB20. O hatch da marca coreana tem a mesma distância entre-eixos do Pulse (2,53m), mas é um pouco menor, mas baixo e mais estreito, com porta-malas de 300 litros.