Publicidade

Estado de Minas ESPECIALISTA ORIENTA

Combustível adulterado e o prejuízo

Veículo abastecido com combustível contaminado pode apresentar irregularidades no seu funcionamento


postado em 02/06/2018 12:00 / atualizado em 01/06/2018 16:45

O combustível adulterado pode causar diversos sintomas, tanto na moto quanto no carro. Devido à escassez da gasolina que acometeu o Brasil nos últimos dias, alguns postos recorreram a truques ilegais para aumentar o volume do combustível e faturar mais. Quando a partida começa a falhar e a passagem de marcha fica mais lenta, é preciso ficar alerta para que o condutor procure um mecânico.
(foto: Shilton Araujo/Esp.DP)
(foto: Shilton Araujo/Esp.DP)

Ao insistir em rodar com o veículo abastecido com combustível adulterado, o carro começará a engasgar, com consumo alto e perda de potência. Já a motocicleta apresenta aceleração desregulada e problemas na ignição, fazendo com que o veículo falhe e não ligue. O recomendado é abastecer seu veículo em postos de bandeira confiável e, caso o cliente tenha dúvida sobre a qualidade do produto, o funcionário do posto é obrigado a realizar um teste para comprovar a qualidade do combustível. Esse teste consiste em colocar em um recipiente de 100ml, metade de gasolina e metade de água. Gasolina não se mistura com água, mas etanol sim. Se o combustível estiver adulterado, mais de 10ml do produto irá se misturar com a água.

Carlos Monteiro, gerente de assistência técnica da Italiana, ressalta que neste momento de desabastecimento e escassez de combustível, diversos postos estão adulterando ou realizando a prática da bomba baixa, que é a alteração no volume vendido, ou seja, você paga um litro mas recebe menos. “Já recebemos  carros com problemas causados pela adulteração do combustível. Está uma situação fora de controle”, alerta o especialista.
(foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)
(foto: Daniel Ferreira/CB/D.A Press)

O gerente destaca ainda problemas acarretados pela falta de combustível nos postos. “O tanque dos postos acumulam resíduos no fundo. Ao zerar o combustível e reabastecê-lo, os resíduos se misturam ao etanol ou a gasolina e vai diretamente para o veículo, gerando sérios problemas no funcionamento e prejuízo. Para se ter ideia, um bico injetor custa, em média, 600 reais.”

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) permite até 27% de etanol na gasolina e possui um documento de certificado de qualidade para os postos regularizados. Caso desconfie do local, peça para ver este documento. Para realizar denúncias, a pessoa que se sente lesada pode procurar a ANP, através do site anp.gov.br, como também é possível denunciar ao Procon Recife nos telefones 0800 28 11 311 e 3355-3290, além do e-mail procon@recife.pe.gov.br. O Procon está situado na rua Carlos Porto Carreiro, 156, Boa Vista, e atende das 8h às 13h. Então, se não tiver com o tanque na reserva, evite abastecer neste período de crise, para evitar transtornos e prejuízos futuros.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade