Publicidade

Estado de Minas NOVIDADE

Yamaha Tracer 900 renovada para 2021

Sport Touring tem carenagem, para-brisa e outras mordomias para viagens. Modelo ganhou motor mais potente, novo quadro, painel em TFT e iluminação em LED


postado em 07/01/2021 14:39 / atualizado em 07/01/2021 22:24

(foto: Yamaha/Divulgao)
(foto: Yamaha/Divulgao)
Primeiro veio a naked MT-09, em 2013, da família Master of Torque, um verdadeiro “canhão”, capaz, também, de encarar as ruas. Em 2015, a MT-09 vestiu uma roupa e se transformou na Tracer 900, um modelo Sport Touring com carenagem, para-brisa e outras mordomias para viagens. De lá para cá, não sofreu alterações, para ser completamente modernizada, a exemplo da MT-09, da qual herda o conjunto mecânico. Tanto o modelo MT-09, quanto a Tracer 900 GT são comercializadas no Brasil, e, se mudaram lá fora, também vão mudar aqui.

 

A Tracer 900 GT pode assumir parte do espaço deixado pelo fim de linha da aventureira Super Ténéré 1200, que, sem atualizações, subiu no telhado. Não é exatamente a praia da Tracer 900 GT, mas encara aventuras, agora, com maior destreza em função do pacote eletrônico e das modernizações mecânicas do modelo 2021. O motor manteve a arquitetura de três cilindros em linha e do intervalo de ignição em 270 graus, batizado de CP3. Porém, a capacidade volumétrica passou de 847cm³ de cilindrada para 890cm³. A potência aumentou 4cv em relação ao modelo anterior, saltando para 119cv a 10.000rpm. Já o torque é de 9,5kgfm a 7.000rpm, e aparece em sua plenitude 1.500rpm antes que a antecessora, confirmando a origem Master of Torque, ou Mestre da Força.

 

O peso do propulsor, entretanto, foi reduzido em 1,7 quilos e reposicionado de forma ligeiramente mais vertical no quadro, que foi redesenhado. Do tipo Deltabox, tem construção em alumínio fundido e ficou mais rígido e leve que o anterior. Dianteira Na eletrônica, a nova Tracer 900 GT (batizada no papel de Tracer “9” GT), ganhou uma central de medição inercial (IMU) de seis eixos que mede os parâmetros de aceleração, desaceleração, rotações, inclinação lateral e longitudinal e frenagem, para organizar o controle de tração, o grau de deslizamento da embreagem, o sistema antiempinadas da roda dianteira e os freios ABS. O controle de tração tem três níveis. Os dois primeiros são padrão. O terceiro, permite ao piloto montar sua própria combinação entre o controle de empinadas, de tração e da embreagem. Para controlar a “cavalaria”, a Tracer 900 GT conta com quatro modos de pilotagem, um a mais que o modelo anterior, que podem ser selecionados em teclas no manicoto do guidão. O sistema, simplesmente, controla a velocidade de abertura das borboletas de admissão, deixando uma pegada mais agressiva ou mais progressiva. Por outro lado, na hora de “brecar”, os freios ABS contam com dois níveis de regulagem e duplo disco dianteiro de 298mm de diâmetro. Na ergonomia, o banco ficou 15mm mais baixo, mas, pode ser regulado em dois níveis. As pedaleiras também tem 15mm de ajuste, assim como o guidão em 9mm horizontalmente e 4mm verticalmente.

 

O para-brisa tem ajuste manual em 50mm. A iluminação é toda em LED, com possibilidade de farol auxiliar adaptativo de curvas. O painel está dividido em dois mostradores com telas de 3,5 polegadas em TFT colorida. A suspensão dianteira Kayaba é invertida com tubos de 41mm. A traseira conta com sistema mono. Ambas são reguláveis.

 

Objetos de desejo Confira os 10 principais SUVs que trarão novidades ao mercado brasileiro

 

Em 2020, a pandemia do novo coronavírus concentrou a maioria dos lançamentos no segundo semestre e até “empurrou” algumas novidades para este ano. A chegada da vacina promete um 2021 mais normal e lançamentos de muitos carros legais.

 

Novamente, os SUVs serão o destaque, com dois produtos absolutamente novos: Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. O segmento ainda terá uma série de reestilizações. Confira os principais modelos que serão lançados ao longo de 2021.

 

TOYOTA COROLLA CROSS » Aguardado para março, o Toyota Corolla Cross será fabricado no Brasil. Trata-se de um SUV médio, com 4,46 metros de comprimento e 2,64m de distância entre-eixos, mas que pode ter as dimensões ligeiramente melhoradas para o mercado brasileiro. O porta-malas tem volume de 440 litros. A plataforma e o conjunto mecânico são os mesmos do sedã Corolla: motor 2.0 aspirado de até 177cv e 21,4kgfm de torque; e o 1.8 híbrido de 123cv.

 

VOLKSWAGEN TAOS » O SUV médio, fabricado na Argentina, está confirmado para o primeiro trimestre. O Taos vai se posicionar entre o T-Cross e o Tiguan. Para ficar competitivo em relação ao Jeep Compass, seu preço de lançamento deve ficar na casa dos R$ 130 mil. O modelo traz sob o capô o motor 1.4 turbo de 150cv.

 

JEEP COMPASS DE 7 LUGARES » Para enfrentar esses dois novos concorrentes, o Jeep Compass vai passar por uma discreta reestilização na carroceria e ganhará novo interior, com direito a um quadro de instrumentos digital, tela flutuante do sistema multimídia e até um novo volante. O SUV médio receberá a motorização 1.3 Firefly turbo, com algo próximo aos 180cv de potência. Para o segundo semestre, a Jeep ainda guarda o Compass de sete lugares, ainda sem muitos detalhes.

 

SUV FIAT OU ARGO AVENTUREIRO » A Fiat ganha seu primeiro SUV, mas tudo indica que o modelo está mais para um Argo aventureiro, já que é baseado no hatch compacto. Mas o trabalho para lhe convencer que o veículo é um SUV será benfeito, com direito a para-lamas mais altos para obter dianteira e traseira mais robustos, além de conjunto óptico, capô e para-choques exclusivos. Além do porte, a altura em relação ao solo também será superlativa. As motorizações serão o 1.3 Firefly, de até 109cv e 14,2kgfm, e o novo motor 1.0 Firefly turbo, na casa dos 120cv e 20kgfm. Ambas opções devem oferecer o novo câmbio automático tipo CVT. Como o modelo não pode sobrepor o Jeep Renegade, deve partir de R$ 75 mil.

 

CAOA CHERY TIGGO 2 » Um “tapa” bastante abrangente, já apresentado na China, será replicado no Brasil também, já que o Chery Tiggo 2 é produzido por aqui. As mudanças se concentram na dianteira, com faróis estreitos, grade alta e para-choques que guardam grandes nichos para a iluminação auxiliar. O conjunto mecânico ganha motor 1.0 turbo e câmbio CVT.

 

NOVO HYUNDAI CRETA » A ousada nova geração do Hyundai Creta desembarca por aqui neste ano. A principal novidade do SUV compacto será uma versão de sete lugares. A distância entre-eixos é de 2,61m, um centímetro a menos que a da minivam Chevrolet Spin. O modelo ganhará a opção de motor 1.0 turbo com cerca de 120cv e 17,5kgfm.

 

NOVO NISSAN KICKS » Lançado por aqui em 2016, o Nissan Kicks passará por uma reestilização profunda ainda no primeiro trimestre de 2021. As mudanças visuais se concentram na dianteira, com novos faróis e uma grade bastante alta. Talvez seja demais, mas espera-se para o Brasil o modelo com a tecnologia e-Power, na qual um motor elétrico de 129cv e 26,1kgfm traciona as rodas, enquanto um propulsor a combustão recarrega as baterias. De qualquer forma, se for adotado este conjunto sofisticado, é bem provável que o modelo seja reposicionado. Mas, não é para estranhar se o novo Nissan Kicks chegar por aqui com o visual atualizado e o velho motor 1.6 aspirado.

 

RENAULT CAPTUR » O principal atrativo do SUV da Renault é o visual, que não passará por mudanças bruscas. O interior ganhará acabamento com materiais mais nobres. O modelo finalmente deixará de ser um Duster e ganhará motor 1.3 turbo, com cerca de 160cv, mas apenas nas versões mais caras. O SUV compacto é aguardado para o primeiro semestre.

 

PEUGEOT 3008 » Importado da Europa, o SUV médio finalmente passará a vir com a reestilização apresentada em setembro do ano passado. O resultado ficou bastante interessante, com linhas mais esportivas que remetem principalmente ao pequeno 208. O motor continua sendo o antigo 1.6 turbo THP de 165cv.

 

CHEVROLET EQUINOX » Importado do México, o SUV médio ganha reestilização, que já foi apresentada para o mercado americano. Com mudanças concentradas na dianteira, o modelo traz faróis de LED integrados à grade dividida por uma faixa com a logomarca da Chevrolet. O Equinox continua trazendo sob o capô as opções de motor 1.5 turbo ou 2.0 turbo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade