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Estado de Minas

Como fica a cara da Ford no Brasil com a saída da montadora

Em 2020, linha Ka e EcoSport responderam por 84% do volume de vendas


postado em 14/01/2021 06:00 / atualizado em 14/01/2021 02:33

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
Com a decisão de fechar as fábricas, no Brasil, e o término dos estoques, a Ford passará a contar apenas com sua gama de veículos importados, que já era maior do que a de nacionais e promete crescer mais ainda. Por outro lado, a marca americana abre mão do volume de vendas, já que os modelos que deixaram de ser produzidos — Ka, Ka Sedan e EcoSport — responderam, em 2020, por 84% das unidades comercializadas entre automóveis e comerciais leves.

Se somar a Ranger, fabricada na Argentina, portanto, com os benefícios do Mercosul, esses quatro veículos respondem por 98,4% do volume da marca no Brasil, evidenciando que a “importadora” Ford deve trabalhar com um volume mínimo no mercado. Esse número, também, pode dar uma resposta para quem ainda não percebeu o impacto da reestruturação da marca na rede de concessionárias, que tende a minguar significativamente. Confira como fica a linha Ford.

Ranger
Importada da Argentina, a Ranger foi a terceira picape média mais vendida em 2020 no Brasil. No último ano, foram comercializadas por aqui 19.833 unidades do modelo, cerca de 14% do volume da Ford. Uma terceira geração da Ranger está programada para 2023. Para este ano, a novidade fica por conta da versão Black, com diversos elementos em preto na carroceria.

Territory
O SUV médio é importado da China, o que não permite um preço competitivo. Com bons predicados, ele é vendido a partir de R$ 179.900. Em 2020, foram comercializadas 1.558 unidades, 1,1% do volume da marca.

Mustang
Ícone automotivo mundial, foi o segundo esportivo mais vendido, no Brasil em 2020, com 350 unidades, 0,25% de participação no volume da marca. A novidade para 2021 é a chegada da versão Mach 1, ainda mais esportiva.

Edge ST
SUV de luxo de porte médio, o Edge tem volume tão pequeno, que nem figura entre os 40 utilitários-esportivos mais emplacados de 2020 no ranking da Fenabrave. Importado do Canadá, o modelo custa a partir de R$ 351.950.

Modelos importados que podem chegar

Alguns já foram confirmados, outros podem fazer parte do portfólio da Ford

Bronco Sport
Fabricado no México, o Bronco Sport viria sem imposto de importação. O SUV médio é fabricado em estrutura monobloco e sua carroceria faz uma fusão entre as linhas retilíneas de um jipe e o porte de um utilitário-esportivo.

Bronco
A releitura do modelo clássico também será vendida no Brasil, provavelmente em 2022. O modelo é fabricado nos Estados Unidos, e, a exemplo do rival Jeep Wrangler, deve chegar por aqui com preço salgado. Além do visual irado, o modelo construído sobre chassis tem muitos recursos para o fora de estrada.

Nova Transit
A van será montada na fábrica da Nordex, no Uruguai, e também está confirmada para o mercado brasileiro. Existem versões para passageiros, para carga e chassi-cabine, mas ainda não se sabe quais estarão disponíveis por aqui.

Mustang Mach-E
Aqui já entramos no campo das possibilidades. É que o presidente da Ford na América do Sul, Lyle Watters, chegou a afirmar que pretendia trazer o Mustang Mach-E para o Brasil. A versão mais potente do SUV elétrico fabricado no México chega a apresentar 465cv e 84,6kgfm de torque, com aceleração até os 100km/h em 3,5 segundos.

Maverick
Não se trata de uma releitura do Maverick clássico, mas uma picape que ainda nem foi lançada. O modelo será fabricado no México e terá porte intermediário entre as picapes compactas e as médias. Uma suposta imagem flagrada do modelo na linha de montagem revela que suas linhas serão robustas, como as médias. Sob o capô, um motor 1.5 turbo de 150cv.

Escape híbrido
A versão híbrida do SUV médio já é vendida na Argentina, onde se chama Kuga. E seria esta mesma versão, que combina motor 2.5 litros a combustão interna com outro elétrico para obter 203cv, que viria para o Brasil. Não espere por uma pechincha.

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