Publicidade

Estado de Minas

BMW R18 Kingston: duas rodas inspiradas em quatro

Uma motocicleta %u201Craiz%u201D, inspirada no modelo R5 dos anos 1930, também com motor boxer de 494cm³


postado em 11/02/2021 06:00

(foto: Ben Ott/Divulgação)
(foto: Ben Ott/Divulgação)
O modelo R18 foi apresentado ainda como conceito no badalado Concorzo Dèleganza Villa Deste, às margens do lago de Como, no Norte da Itália, em 2019. Um ano depois, a BMW lançou a custom R18 First Edition de série, com o maior motor boxer já produzido pela marca. São 1.802cm³, que entregam 91cv a 4.750rpm e um torque de caminhão trucado que atinge 16,1kgfm a míseros 3.000rpm. Uma motocicleta “raiz”, inspirada no modelo R5 dos anos 1930, também com motor boxer de 494cm³, suspensão dianteira telescópica e pela primeira vez na marca, câmbio no pé.

O enorme modelo R18 também tem servido de laboratório para a BMW experimentar novas formas, encomendando customizações a estúdios de transformações. O renomado designer americano Roland Sands, instalado na Califórnia, criou uma R18, estilo dragster, aproveitando o colossal torque do motor. Porém, apimentou ainda mais o desempenho, adicionando “nitro” no sistema de injeção, mudando também o quadro, o sistema de escapamento, os para-lamas, o guidão, banco e pneus.

Em outra vertente, o estúdio do austríaco Bernhard Naumann, conhecido como Blechmann, ou homem de lata, por sua habilidade em transformar as peças de metal, aplicou na R18 um conceito mais pacato, com carenagem, tanque e para-lamas feitos à mão, mudando também o banco e o farol. Porém, conservou as características técnicas e mecânicas originais. Agora, a R18 volta às origens, em um exercício de customização com o designer alemão Dirk Oehlerking, do estúdio Kingston, que batizou sua criação como Spirit of Passion, ou espírito da paixão.

Espírito

A inspiração visual também veio dos anos 1930, como na R18 original. Entretanto, não mais em duas rodas, mas em quatro. A carenagem da Spirit of Passion foi baseada no modelo 328, que nasceu como carro de competição e virou modelo de série em 1937. Um roadster de dois lugares com motor 2.0 litros de seis cilindros em linha, 80cv e a tradicional grade frontal dividida em duas partes verticais, apelidadas de duplo rim, que se transformou em identidade visual dos carros da marca. O modelo 328 atualmente é um dos carros mais disputados por colecionadores.

O estúdio Kingston manteve uma enorme carenagem dianteira com a emblemática grade “duplo rim”. A peça cobre toda a roda dianteira e ganhou saliências laterais para quando a roda virar, além de pequeno para-brisa em policarbonato. A carenagem feita à mão, em fibra de vidro, também cobre a roda traseira. O escape foi substituído por outro sem curvas, o guidão alterado, assim como banco estilo selim. As setas foram substituídas por peças Kellermann e o farol em LED fica embutido. Tudo dentro de um conceito ArtDéco.

As características técnicas e mecânicas foram mantidas, com o motorzão boxer arrefecido a ar e óleo destacado. A transmissão por eixo cardã cromado também fica à mostra. A eletrônica conta com três modos de pilotagem, controle de estabilidade e de arrasto. A suspensão dianteira tem tubos de 49mm e 120mm de curso. A suspensão traseira é camuflada como as antigas “rabo duro”, porém, com sistema mono regulável na pré-carga e 90mm de curso. Os freios contam com sistema ABS, duplo disco na dianteira e simples na traseira. Todos com 300mm de diâmetro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade