Publicidade

Estado de Minas

Citroën C3 será fabricado no Brasil em plataforma simplificada

Novo modelo deve chegar ao Brasil no segundo semestre do ano


postado em 11/02/2021 06:00

Projeto destinado a países emergentes, o veículo está em testes tanto no Brasil quanto na Índia. Visual é de um hatch encorpado(foto: Citroën/Divulgação)
Projeto destinado a países emergentes, o veículo está em testes tanto no Brasil quanto na Índia. Visual é de um hatch encorpado (foto: Citroën/Divulgação)
O novo grupo Stellantis, fusão entre a FCA (com marcas como Fiat e Jeep) e a PSA (com Peugeot e Citroën), fez seu primeiro anúncio sobre o lançamento de um produto. Foi durante as comemorações dos 20 anos da fábrica de Porto Real (RJ), que produz veículos das marcas Peugeot e Citroën. A montadora informou que um novo modelo será fabricado naquela planta, no segundo semestre do ano.

Apesar do enigma que o fabricante tentou fazer, não é segredo que eles estão falando do substituto do Citroën C3, já que o hatch compacto, assim como o monovolume aventureiro Aircross, deixaram de ser fabricados por aqui. Aliás, o único automóvel produzido pela marca no Brasil atualmente é o SUV C4 Cactus.

O informativo da Stellantis ainda “entregou” um importante detalhe, o de que este modelo será construído sobre “uma variante da plataforma CMP”. Ou seja, não chega a ser a plataforma CMP, que, por aqui, já é usada no novo Peugeot 208 fabricado na Argentina.

Na prática, trata-se de uma versão simplificada da plataforma, o que confirma a estratégia de posicionar a Citroën abaixo da marca do leão. Também, na prática, uma plataforma simplificada, de custo inferior, sugere uma performance menor de segurança e um veículo com menos tecnologia embarcada.

Expectativa

Projeto destinado a países emergentes, o novo modelo está em testes tanto no Brasil quanto na Índia. A expectativa é que o novo C3 brasileiro tenha preço inicial menor do que a geração anterior, que era vendido na casa dos R$ 67 mil. Seu visual será o de um hatch encorpado, nos moldes da nova geração do C3 na Europa. Assim como o modelo europeu, nosso C3 deve ter 3,99 metros de comprimento, já que no mercado indiano esse é o limite para contar com incentivos fiscais.

No Brasil, o modelo deve ser lançado apenas com a opção do motor 1.6 aspirado que já serve a marca atualmente. Porém, com o passar do tempo, a parceria Stellantis pode servir a Citroën, assim como a Peugeot, com os novos motores 1.0 e 1.3 turbo da família Firefly, da FCA, que estreiam em 2021.

Ainda são esperados para recompor a linha Citroën no Brasil um crossover compacto (um “suvinho” que entra no lugar do Aircross) e um sedã compacto, todos com a variante da plataforma CMP.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade