Publicidade

Estado de Minas NOVIDADE

Volvo apresenta nos Estados Unidos o novo S60, sedã que chegará ao Brasil em 2019

O novo Volvo S60 é o primeiro modelo da marca produzido nos EUA e será vendido em versões com motores a gasolina e híbrido plug-in, deixando de lado o diesel


postado em 21/06/2018 16:28

O sedã traz algumas características comuns em outros modelos da marca, como os faróis com o martelo de Thor(foto: Volvo/Divulgação)
O sedã traz algumas características comuns em outros modelos da marca, como os faróis com o martelo de Thor (foto: Volvo/Divulgação)
 

Pela primeira vez em sua história, a sueca Volvo vai produzir um modelo nos Estados Unidos. Trata-se do novo S60, um sedã médio-grande com pinta de esportivo, que será montado na fábrica de Charleston, na Carolina do Sul. A outra novidade que chega com o S60 é que ele será o primeiro modelo da marca que não terá a opção de motor a diesel, somente a gasolina e híbrido. Isso confirma o anúncio feito pela Volvo no ano passado, no qual informou que a partir de 2019 todos os seus modelos seriam eletrificados. A previsão de chegada do novo S60 ao Brasil é no primeiro semestre do ano que vem.


Nos últimos tempos, a Volvo investiu pesado no segmento dos SUVs e colocou no mercado mundial três fortes opções, com diferentes tamanhos e preços: XC40, XC60 e XC90. Mas a marca sueca não perdeu o interesse por outros segmentos e provou isso recentemente com o lançamento da perua V60, que já está em pré-venda no Brasil por R$ 199.950, com entrega prevista para agosto. Agora é a vez dos sedãs, que sempre tiveram destaque entre os modelos da marca.

A silhueta de linhas fluidas sugere esportividade(foto: Volvo/Divulgação)
A silhueta de linhas fluidas sugere esportividade (foto: Volvo/Divulgação)

O novo S60 foi apresentado simultaneamente com a inauguração da fábrica da Volvo em Charleston, de onde sairá para abastecer o mercado brasileiro. Mas o presidente e CEO da Volvo Cars, Häkan Samuelsson, não esconde qual é o foco principal da marca. "O novo S60 é um dos carros Volvo mais empolgantes que já fizemos. É um veículo importante que nos coloca numa posição forte no mercado de sedãs dos EUA e da China, criando mais oportunidades de crescimento para a Volvo Cars".

 

 

MOTORES Com linhas modernas e discretas, o novo S60 compartilha a plataforma modular SPA e os sistemas de segurança e entretenimento da nova perua V60. Traz também sistemas de condução semiautônoma disponibilizados nos modelos XC60 e XC90. O modelo terá duas novas opções de motorização a gasolina conjugadas com sistema híbrido plug-in: a T6 AWD de 344cv e a T8 AWD de 405cv. Mas a Volvo informa que os conhecidos motores T5 e T6 também estarão disponíveis no S60.


Além desses motores, a divisão elétrica de performance da Volvo Cars preparou um pacote de desempenho chamado Polestar Engineered. Ele estará disponível exclusivamente no híbrido plug-in T8, que foi preparado para alcançar potência de 420cv, recebendo upgrade nas rodas, freios, suspensão e unidade de controle do motor. O modelo conta ainda com chassi ativo e modos de condução que favorecem a dirigibilidade e o desempenho.

Lanternas traseiras estilosas contam com LEDs(foto: Volvo/Divulgação)
Lanternas traseiras estilosas contam com LEDs (foto: Volvo/Divulgação)

SEGURANÇA Entre os sistemas de segurança disponíveis no Volvo S60, destaque para a tecnologia City Safety com Autobrake, que ajuda o motorista a evitar possíveis colisões, reconhecendo pedestres, ciclistas e animais de grande porte, mesmo à noite. O City Safety agora também usa a frenagem automática para mitigar uma colisão iminente.


Opcionalmente, o S60 pode ser equipado com o sistema de condução semiautônoma Pilot Assist, que interage com o motorista na direção, na aceleração e na frenagem do veículo. Mas para isso funcionar adequadamente é preciso trafegar em estradas bem sinalizadas e em velocidade até 130km/h. A Volvo fez melhorias no sistema para otimizar o desempenho em curvas. Os outros opcionais são sistema de mitigação de pista oposta e o Cross Traffic Alert, com frenagem automática.

Interior tem acabamento refinado e sistema Sensus Connect, compatível com Apple CarPlay, Android Auto e 4G(foto: Volvo/Divulgação)
Interior tem acabamento refinado e sistema Sensus Connect, compatível com Apple CarPlay, Android Auto e 4G (foto: Volvo/Divulgação)

E para quem dá valor a um bom sistema de infoentretenimento, o Volvo S60 vem equipado com o Sensus Connect, compatível com Apple CarPlay, Android Auto e 4G. A central multimídia conta com tela sensível ao toque disposta no painel na posição vertical, como um tablet. De acordo com a Volvo, é bem intuitiva e por meio dela é possível ter acesso às configurações do carro, navegação, serviços conectados e aplicativos de entretenimento.


E para completar, nos Estados Unidos não será necessário desembolsar muito dinheiro para ter acesso ao novo S60. É que lá foi criado o serviço de assinatura mensal Care by Volvo, que dispensa a necessidade de compra do veículo. Basta pagar a mensalidade e usar o carro.

(foto: Volvo/Divulgação)
(foto: Volvo/Divulgação)
 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade