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Estado de Minas NOVIDADE

Dirigimos o novo Polo GTS, que chegará com o Virtus GTS em 2020

Volkswagen apresenta versão esportiva do hatch e do sedã equipada com motor 1.4 turbo de 150cv e câmbio automático de seis marchas


postado em 26/09/2019 14:01 / atualizado em 26/09/2019 15:38

(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

De Indaiatuba (SP)* - Das 20 novidades que a Volkswagen prometeu lançar no mercado brasileiro até 2023, duas foram mostradas hoje na Fazenda Capuava, no interior de São Paulo. Trata-se do Polo GTS e Virtus GTS, versão esportiva, que estarão à venda no mercado brasileiro no início de 2020. Os modelos terão o mesmo conjunto mecânico, composto pelo motor 1.4 TSI, o mesmo que equipa o T-Cross. A Volkswagen ainda não revelou os preços, mas acredita-se que deverão começar acima dos R$ 90 mil.


A sigla GTS já havia sido usada no Passat e no Gol na década de 1980, e agora retorna com Polo e Virtus, como uma opção mais em conta do que a versão GTI, que é vendida na Europa. A ideia é ter uma opção esportiva com visual diferenciado, com detalhes exclusivos. Tanto o hatch quanto o sedã podem ser facilmente identificado pela faixa vermelha na base dos faróis com LEDs e luz diurna (DRL) de LED também. A grade tem desenho diferenciado, com entrada de ar tipo colmeia na parte inferior do para-choque. Os faróis de neblina contam com luzes direcionais em curvas.

(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

As rodas de liga leve pintadas de preto são calçadas com pneus 205/50 R17. A sigla GTS aparece nas laterais e na traseira. O hatch traz um defletor de ar na extremidade do teto, enquanto o sedã tem o mesmo elemento na tampa do porta malas. No hatch, a saída dupla do escapamento confere um toque a mais de esportividade, mas esse recurso não foi usado no sedã. Nele a saída do escape não fica aparente.

(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

Por dentro, os dois modelos não trazem muitas modificações. Detalhes em vermelho aparecem no painel, no console e na costura dos bancos e volante, revestidos em couro (os bancos trazem partes em tecido). Os bancos dianteiros têm desenho esportivo, mas o acabamento das unidades mostradas preserva o excesso de plástico duro nos painéis e portas. O painel de instrumentos digital forma um belo conjunto com o sistema multimídia com tela tátil, e o motorista tem Informações até da pressão do turbo, do óleo e da temperatura do motor, além de cronômetro para medir o 0 a 100km/h. Os modelos tem o interior todo com a predominância do preto, inclusive no teto. A princípio, as versões não terão teto solar.

(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

O motor que equipa Polo GTS e Virtus GTS é o 1.4 TSI, com turbo e injeção direta de combustível. São 150cv e 25,5kgfm de torque, com gasolina e etanol, que garante bom desempenho. O câmbio automático de seis marchas teve a calibragem modificada, com trocas feitas em giros mais altos. As mudanças de marchas podem ser feitas no próprio câmbio ou nas aletas atrás do volante. O sistema de freios conta com discos nas quatro rodas e mais o auxílio eletrônico. Os modelos trazem ainda o seletor de modos de condução: Eco, Normal, Sport e Individual. Controles de tração e estabilidade serão item de série.

(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

A VW revela que fez ajustes nas suspensões, modificando calibragem dos amortecedores e usando um eixo mais rígido para proporcionar uma condução mais esportiva. A direção também recebeu nova calibragem, mais direta e precisa em velocidades elevadas. E os freios foram redimensionados para segurar a valentia dos hatch e sedã esportivos.

(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)

DIRIGINDO Na pista da fazenda Capuava, a VW disponibilizou apenas o Polo para umas voltas rápidas. Mas foi o suficiente para perceber que o motor 1.4 proporciona diferença significativa em relação à opção do 1.0 TSI. O hatch tem realmente um comportamento esportivo, com respostas rápidas às acelerações. Com o seletor no modo Sport o ronco do motor muda e fica ainda mais empolgante. Mesmo com pista molhada o carro trafega com total segurança e não decepciona no desempenho. É uma opção interessante para quem quer ter um esportivo sem investir muito. Resta saber qual será o preço definido pela Volkswagen. Mas este detalhe nós só vamos saber no ano que vem.

(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
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