Publicidade

Estado de Minas NOVIDADES

FCA anuncia a chegada de um novo SUV acima do Compass em 2021

Além de revelar os números alcançados no ano com o Jeep Renegade e o Compass, líderes em seus segmentos, FCA anuncia novidades que chegarão a partir de 2020


postado em 09/12/2019 15:55 / atualizado em 23/12/2019 18:52

video-d62a99f8-58ba-4f34-89ab-e21e1abb5801

A picape Gladiator, derivada do Wrangler, terá motor V6 3.6 litros, a gasolina, de 289cv(foto: Los Angeles Auto Show/Divulgação)
A picape Gladiator, derivada do Wrangler, terá motor V6 3.6 litros, a gasolina, de 289cv (foto: Los Angeles Auto Show/Divulgação)
 

De Saão Paulo - Se a marca Fiat não tem nenhum de seus modelos entre os primeiros mais vendidos no país, o mesmo não pode ser dito da Jeep, que também pertence ao grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA). Com o compacto Renegade e o médio Compass, a marca americana domina o segmento de SUVs no Brasil, com participação de 22%. Mas, com a marca Jeep, a FCA pretende ampliar ainda mais seus resultados e por isso prepara novidades para os próximos anos, entre reestilizações, versões especiais e até modelo inédito em segmento acima do Compass.


O segmento de SUVs respondia por 9% do mercado brasileiro de veículos em 2014, ano em que esse estilo de carro começou a virar febre no país. Atualmente, atingiu a marca de 22%. Naquela época, a Jeep tinha 1% de participação no segmento, e hoje, por coincidência, tem 22%. As estrelas da marca são os modelos Renegade, que de janeiro a novembro teve 63.242 unidades emplacadas, e o Compass, com 54.707 unidades vendidas.

O Jeep Renegade se mantém na liderança entre os SUVs compactos, com 63.242 unidades emplacadas(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
O Jeep Renegade se mantém na liderança entre os SUVs compactos, com 63.242 unidades emplacadas (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

O Brasil é atualmente o segundo maior mercado da Jeep no mundo, perdendo apenas para os EUA. A FCA está tão otimista com a marca no mercado brasileiro que projeta um crescimento ainda maior. Para isso, o grupo prepara uma série de lançamentos da marca Jeep a partir de 2020. O primeiro deve ser a picape Gladiator, derivada do Wrangler, que chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre de 2020, equipada com motor V6 de 3.6 litros a gasolina de 289cv, tração 4x4 e opções de câmbio manual de seis marchas ou automático de oito velocidades. Com capacidade de carga de 770 quilos, a picape tem 5,53m de comprimento, 1,87m de largura, 1,93m de altura e 3,48m de distância entre-eixos.

Outra novidade da marca Jeep será o Compass reestilizado, com discretas modificações na parte dianteira, trazendo novos faróis e lanternas. O conjunto mecânico também deve trazer novidades, com um propulsor a diesel mais potente associado ao atual câmbio de nove velocidades. O modelo deve ser apresentado no início de 2021.
O Jeep Compass também lidera o seu segmento e será reestilizado em 2021(foto: FCA/Divulgação)
O Jeep Compass também lidera o seu segmento e será reestilizado em 2021 (foto: FCA/Divulgação)

O mesmo conjunto mecânico vai equipar um novo SUV que a Jeep prepara também para 2021. Ele terá dimensões maiores do que as do Compass, mas será construído sobre a mesma plataforma. A novidade é que terá capacidade para sete ocupantes, trazendo por isso um balanço traseiro maior. O modelo terá também tração 4x4. A Jeep quer abrir o leque e atuar em diferentes nichos do segmento de SUVs, mas os executivos da marca afirmaram que não investirão em um modelo menor do que o Renegade, que continuará sendo o caçula da família.

A FCA revelou que além das reestilizações e do novo modelo, a marca Jeep deve lançar já a partir de 2020 novas versões e séries especiais, aumentando ainda mais o portfólio. A Jeep tem atualmente 203 concessionárias distribuídas pelo país, com uma frota circulante de 416 mil veículos da marca vendidos entre 2014 e 2019. A marca Jeep foi na verdade um achado para o antigo grupo Fiat, que vinha enfrentando dificuldades, e com ela conseguiu se recuperar e abrir portas em outros mercados.

(*) Jornalista viajou a convite da FCA

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade