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Estado de Minas

Volkswagen Polo GTS chega às concessionárias com preço de Golf: R$ 99.470

Compacto traz motor 1.4 turbo, com 150cv de potência e 25,5kgfm de torque, e acelera até os 100km/h em 8,4 segundos. Velocidade máxima é de 207km/h


postado em 23/01/2020 14:53 / atualizado em 23/01/2020 15:13

Modelo tem faróis de LED, novo para-choque dianteiro, rodas diamantadas de 17 polegadas e capas dos retrovisores em preto brilhante(foto: Volkswagen/Divulgação)
Modelo tem faróis de LED, novo para-choque dianteiro, rodas diamantadas de 17 polegadas e capas dos retrovisores em preto brilhante (foto: Volkswagen/Divulgação)

A Volkswagen finalmente lançou o Polo GTS, versão nervosinha do hatchback compacto, que chega ao mercado a partir de R$ 99.470, preço de Golf (pelo menos para as finanças da marca alemã, o médio, tirado de linha para a fabricação do SUV T-Cross, não fará muita falta). Para pegar o consumidor pela emoção, a marca evoca um apelo nostálgico ao lançamento, usando frases como "foram 26 anos desde que a lendária sigla de três letras deixou o portfólio da Volkswagen no Brasil", em alusão ao Gol GTS. E em breve será a vez do sedã Virtus ganhar a mesma versão.


Assim como o Golf, o Polo GTS traz sob o capô o motor 1.4 turbo flex (250 TSI), com 150cv de potência e 25,5kgfm de torque, e câmbio automático de seis marchas com acerto mais afiado, que explora melhor as rotações. Trocas manuais podem ser realizadas por aletas. Com esse conjunto, o compacto acelera até os 100km/h em 8,4 segundos e atinge a velocidade máxima de 207km/h. Aceleramos o veículo durante uma prévia à imprensa, quando foi possível constatar a diferença significativa em relação ao motor 1.0 turbo, com respostas rápidas.

Na traseira, lanternas de LED trazem assinatura noturna diferenciada e dupla saída de escapamento(foto: Volkswagen/Divulgação)
Na traseira, lanternas de LED trazem assinatura noturna diferenciada e dupla saída de escapamento (foto: Volkswagen/Divulgação)

De acordo com a Volkswagen, foram feitos ajustes nas suspensões, como a adoção de um eixo mais rígido na traseira e amortecedores recalibrados. Os freios, com disco nas quatro rodas, foram dimensionados ao apetite do Polo GTS. A direção ficou mais direta em alta velocidade. Conforme a intenção do motorista, é possível adaptar a resposta do veículo de acordo com os modos de condução Eco, Normal, Sport e Individual.

Quadro de instrumentos digital é de série na versão(foto: Volkswagen/Divulgação)
Quadro de instrumentos digital é de série na versão (foto: Volkswagen/Divulgação)

O Polo GTS traz como detalhes exclusivos faróis full LED ligados por um filete vermelho, grade do radiador em formato de colmeia com a logomarca GTS, novo para-choque dianteiro, rodas diamantadas de 17 polegadas, capas dos retrovisores em preto brilhante, defletor na tampa do porta-malas também pintado em preto brilhante, seção inferior do para-choque traseiro exclusiva, lanternas de LED com assinatura noturna diferenciada e dupla saída de escapamento.

Bancos têm formato esportivo e apoio de cabeça integrado(foto: Volkswagen/Divulgação)
Bancos têm formato esportivo e apoio de cabeça integrado (foto: Volkswagen/Divulgação)
Por dentro, destaque para o quadro de instrumentos digital, integrado à tela de 8 polegadas do sistema multimídia. O volante tem acabamento de couro, costuras vermelhas e a sigla GTS na base. Como já é comum nas versões esportivas, o interior é todo escurecido: teto, bancos e laterais de porta. Mas há detalhes na cor vermelha nas molduras das saídas de ar, base da alavanca de câmbio e tapetes. Os bancos são revestidos em couro e tecido, com linhas horizontais que fazem referência aos modelos da década de 1980. Eles têm formato esportivo, oferecendo mais apoio, com os apoios de cabeça integrados como nos carros de competição.

Grade do radiador tem visual de colmeia e a sigla GTS(foto: Volkswagen/Divulgação)
Grade do radiador tem visual de colmeia e a sigla GTS (foto: Volkswagen/Divulgação)

O pacote de equipamentos reúne controles de tração e estabilidade, bloqueio eletrônico do diferencial, sistema de frenagem automática pós-colisão, detector de fadiga, retrovisor interno eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, controlador automático de velocidade, chave presencial, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, câmera de ré e sistema multimídia com navegação.

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