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Estado de Minas COVID-19

Ford Clean é programa para combater o coronavírus nas concessionárias e carros

A Ford lança programa que visa higienizar as concessionárias para receber os clientes, além da desinfecção dos carros novos e usados


postado em 07/05/2020 15:44

Ao chegar na concessionária Ford, o cliente que não tem máscara ganha uma junto com álcool em gel(foto: Ford/Divulgação)
Ao chegar na concessionária Ford, o cliente que não tem máscara ganha uma junto com álcool em gel (foto: Ford/Divulgação)
 

Com uma queda significativa nas vendas de carros novos nos últimos dois meses em consequência das medidas restritivas de combate ao novo coronavírus, montadoras e concessionárias estão se desdobrando para encontrar soluções para, aos poucos, reconquistar a confiança dos clientes e atrai-los de volta às lojas. Pensando nisso, a Ford apresentou hoje o Ford Clean, programa com ações focadas no combate ao novo coronavírus, que têm como objetivo garantir a segurança dos clientes que vão às concessionárias. Dentro do pacote de ações, a Ford lança também o serviço de desinfecção de veículos, que elimina vírus e bactérias nas partes mais tocadas do carro, do lado de fora e de dentro.


O Ford Clean foi apresentou hoje, via teleconferência, respeitando as normas de isolamento social sugeridas pelo Ministério da Saúde. O programa instrui a rede de concessionárias da marca a oferecer um novo padrão de segurança aos clientes, com ações focadas na prevenção de doenças, principalmente do novo coronavírus. O foco é fazer com que o consumidor que precise ir a uma concessionária para levar o carro para uma revisão ou qualquer outro serviço, ou até mesmo uma compra agendada, se sinta totalmente seguro na revenda.

Os funcionários são orientados a não manter contato físico e respeitar uma distância mínima do cliente(foto: Ford/Divulgação)
Os funcionários são orientados a não manter contato físico e respeitar uma distância mínima do cliente (foto: Ford/Divulgação)

O programa segue protocolos de higienização e atendimento seguro nas concessionárias, com orientações para que os funcionários evitem o contato físico com os clientes e cuidem da limpeza das dependências. São 15 padrões obrigatórios que devem ser seguidos dentro e fora das concessionárias. A higienização de mesas, balcões de atendimento e até materiais de escritório deve ser realizada periodicamente, reduzindo a possibilidade de contaminação. Até mesmo os carros expostos no showroom devem expor na janela lateral o controle de higienização, apontando a hora e o funcionário que fez a limpeza.

Todas as mesas e balcões de atendimento são higienizadas periodicamente para receber cada cliente(foto: Ford/Divulgação)
Todas as mesas e balcões de atendimento são higienizadas periodicamente para receber cada cliente (foto: Ford/Divulgação)

Mesmo que não seja obrigatório em todas as cidades do país, o uso das máscaras de proteção é exigido dentro das concessionárias Ford. E se o cliente chegar em uma revenda da marca sem a máscara, a empresa fornecerá uma unidade para ele, além de álcool em gel. Na entrega do veículo 0km, o mesmo deve ser higienizado na presença do proprietário. O procedimento é o mesmo para quem leva o carro para uma revisão ou qualquer outro serviço na oficina da concessionária.
O cliente conta ainda com o programa “Compre Sem Sair de Casa”, com a opção de receber o veículo desinfectado na porta de sua residência. O Ford Clean garante às concessionárias uma certificação que foi desenvolvida com base nas orientações do Ministério da Saúde e da Anvisa, contendo as melhores práticas para a higienização e prevenção de doenças.
A desinfecção é feita com desinfetante hospitalar com baixas toxicidade e corrosividade(foto: Ford/Divulgação)
A desinfecção é feita com desinfetante hospitalar com baixas toxicidade e corrosividade (foto: Ford/Divulgação)

DESINFECÇÃO Outro serviço inédito que a Ford começa a oferecer na sua rede com foco na segurança e prevenção de doenças transmissíveis é a desinfecção dos carros. O serviço é oferecido para carros novos e usados, com preço fixo de R$ 129, abrangendo partes externas, como capô, maçanetas, retrovisores e tampa do porta-malas, e internas, como volante, alavancas do câmbio e freio de estacionamento, sistemas de som e multimídia, painel, bancos, cintos de segurança, tapetes, chave e ar-condicionado, incluindo filtro e difusores.

No interior do carro, todos os componentes que são tocados por motorista e passageiros são desinfectados(foto: Ford/Divulgação)
No interior do carro, todos os componentes que são tocados por motorista e passageiros são desinfectados (foto: Ford/Divulgação)

O serviço de desinfecção de veículos começará a ser disponibilizado na rede de concessionárias da Ford a partir de 11 de maio, e será executado por profissional treinado, com uso de desinfetante hospitalar peróxido de hidrogênio, que tem baixas toxicidade e corrosividade, além de não ter cheiro. O serviço deve ser agendado e demora cerca de 30 minutos para ser executado.

Até os bancos são submetidos ao processo de desinfecção, para destruir o vírus(foto: Ford/Divulgação)
Até os bancos são submetidos ao processo de desinfecção, para destruir o vírus (foto: Ford/Divulgação)

De acordo com os técnicos da Ford, o serviço de desinfecção funciona como um verdadeiro processo de destruição do vírus, diferente do que ocorre na higienização. Mas eles não sabem prever por quanto tempo dura a ação do produto, pois a partir do momento que o carro sai da concessionária já estará sujeito a ter o contato com o vírus novamente. Outro detalhe importante é que o cliente que compra o carro zero na concessionária Ford tem que pagar o serviço de desinfecção à parte. A Ford informa ainda que o serviço deverá ser agendado para evitar filas na rede de concessionárias. 

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