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Mitsubishi lança o Pajero Sport 2021 com preços a partir de R$ 291.990

SUV grandalhão, com capacidade para até sete passageiros, ganha mudanças no visual e chega ao mercado nas versões HPE e HPE-S


postado em 17/06/2020 16:29

O SUV grandalhão ganhou nova grade frontal e para-choque com nichos maiores para os faróis de neblina(foto: Mitsubishi/Divulgação)
O SUV grandalhão ganhou nova grade frontal e para-choque com nichos maiores para os faróis de neblina (foto: Mitsubishi/Divulgação)
 

A Mitsubishi voltou a mexer no Pajero Sport na linha 2021, que traz mudanças no visual e no conteúdo. O modelo já tinha passado por modificações no ano passado, mas algumas soluções de design não agradaram muito, levando a montadora a fazer nova intervenção. O SUV grandalhão de sete lugares ganhou novos conteúdos, como painel digital, e chega ao mercado nas versões HPE (R$ 291.990) e HPE-S (R$ 318.990). Ambas são equipadas com o motor MIVEC 2.4 litros turbo diesel, que desenvolve 190cv, além de sistema de tração 4x4.


A própria Mitsubishi começou a descrever o novo design do Pajero Sport pela traseira, que era onde estava o principal ponto de desagrado. O modelo apresentado em maio do ano passado tinha as lanternas verticalizadas com um comprido rabicho que se estendia até o para-choque, recurso de gosto duvidoso. Na linha 2021, o desenho das lanternas (com LED) é basicamente o mesmo, porém, estão localizadas acima do para-choque traseiro, mas com o rabicho menor. O para-choque também foi redesenhado e o SUV ainda ganhou aerofólio novo e antena do tipo tubarão.

As polêmicas lanternas traseiras em LED ganharam desenho um pouco diferente, com rabicho menor(foto: Mitsubishi/Divulgação)
As polêmicas lanternas traseiras em LED ganharam desenho um pouco diferente, com rabicho menor (foto: Mitsubishi/Divulgação)

Na frente, as alterações podem ser vistas na nova grade de três barras paralelas na parte superior, que forma conjunto único com os estreitos faróis em LED. Na parte inferior, a grade é do tipo colmeia, embutida no redesenhado para-choque, que traz ainda novos nichos para os faróis de neblina em LED, envoltos por uma moldura cromada. Os faróis trazem de série o sistema Adaptive Front Lighting System (AFS), que direciona o feixe de luz quando o motorista vira o volante em curvas.


O Pajero Sport 2021 tem algumas comodidades oferecidas como itens de série na versão topo de linha HPE-S, como tampa do porta-malas com abertura e fechamento elétricos, acionada em botão no painel ou na chave. Há ainda as opções de abertura da tampa passando o pé sob o para-choque traseiro ou por meio do aplicativo Remote Control instalado no smartphone.

Destaque no interior do novo SUV é o sistema multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque(foto: Mitsubishi/Divulgação)
Destaque no interior do novo SUV é o sistema multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque (foto: Mitsubishi/Divulgação)

POR DENTRO Um dos destaques no interior do novo SUV é o sistema multimídia com tela de oito polegadas sensível ao toque e compatível com os smartphones pelos sistemas Google Android Auto e Apple CarPlay. Ao conectar o celular, os usuários têm acesso a aplicativos como Waze, Google Maps e Spotify. Tem uma entrada USB na parte dianteira e outras duas atrás para carregar o celular. O console central traz ainda uma tomada de 120V (AC) para ligar diversos aparelhos. Na versão HPE-S o painel de instrumentos é digital e com diferentes configurações, além de ser integrado ao sistema de entretenimento do SUV.


O SUV de sete lugares tem bom espaço interno e porta-malas de 971 litros, com a terceira fileira de bancos recolhida e considerando a área até o teto. Com a segunda fileira de bancos rebatida forma-se uma ampla plataforma plana, com capacidade para 1.731 litros. O Pajero Sport tem ainda ar-condicionado digital Dual Zone com regulagem independente para motorista e passageiro do banco da frente. O banco do motorista conta com ajustes elétricos e os assentos traseiros podem ser rebatidos. O volante é multifuncional, com comandos do som, celular e piloto automático.

A terceira fileira de bancos é o famoso quebra-galho, mais apropriada para crianças(foto: Mitsubishi/Divulgação)
A terceira fileira de bancos é o famoso quebra-galho, mais apropriada para crianças (foto: Mitsubishi/Divulgação)

CONJUNTO MECÂNICO O motor que equipa ambas as versões é o MIVEC 2.4 litros, turbodiesel, em alumínio, que desenvolve 190cv e 43,9kgfm de torque. Com injeção direta de combustível, o propulsor de 16 válvulas conta com turbocompressor, que garante boas respostas já em baixas rotações. A transmissão é automática de oito velocidades, com opção de trocas sequenciais manuais por meio dos Paddle Shifters atrás do volante.

TRAÇÃO 4X4 A capacidade off-road do novo Pajero Sport está diretamente relacionada ao sistema Super Select 4WD-II, com quatro modos de operação, incluindo a reduzida. O sistema é acionado por meio de um seletor no console central, onde o motorista tem as opções 2H (para estradas e vias públicas), 4H (para estradas e pisos irregulares, com distribuição automática da tração entre os eixos dianteiro e traseiro), 4HLc (para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência) e 4LLc (para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama). Além disso, o SUV traz o Off-Road Mode, sistema com quatro modos de condução para diferentes tipos de piso: grama, lama/neve, areia e pedras. Por meio de um visor no painel, o motorista pode verificar como cada roda está atuando no solo. O pacote off road fecha com bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock, que ajuda a superar situações extremas.

O porta-malas, com os dois últimos bancos rebatidos, tem volume suficiente para a bagagem da família(foto: Mitsubishi/Divulgação)
O porta-malas, com os dois últimos bancos rebatidos, tem volume suficiente para a bagagem da família (foto: Mitsubishi/Divulgação)

O SUV tem ângulo de entrada de 30 graus e o de saída de 24,2 graus. São 45 graus de inclinação lateral e 23,1 graus de ângulo de subida. Para evitar recuos em arrancadas em subidas íngremes, o modelo traz o Hill Start Assist System (HSA), mais conhecido como assistente de partida em rampa. Tem ainda o Adaptive Hill Decent Control (HDC), controle de descida de rampa, que mantém a velocidade do veículo constante em descidas íngremes, dispensando o acionamento do pedal de freio.

SEGURANÇA Nesse quesito o modelo traz freios ABS e EBD, controles de estabilidade (ASC) e de tração (ATC), e o Adaptive Cruise Control (ACC), que é um piloto automático inteligente. Basta programar a velocidade que, por meio de sistemas semiautônomos, o veículo freia e acelera sem a intervenção do motorista, fazendo automaticamente a leitura da velocidade do outro veículo que vai à frente. A versão HPE traz um pacote de opcionais que inclui teto solar e sistema Adaptive Cruise Control (ACC) por R$ 8 mil.


A lista de equipamentos inclui ainda sistema de Monitoramento de Pontos Cegos (BSW); Brake Override System (BOS), que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador; o Forward Collision Mitigation (FCM), que atua automaticamente para evitar ou minimizar os efeitos de uma possível colisão; sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS), que detecta obstáculo próximo e reduz a potência do motor para evitar colisões; e o o sistema Trailer Stability Assist (TSA), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado.

O SUV está disponível no mercado brasileiro em seis diferentes cores de carroceria(foto: Mitsubishi/Divulgação)
O SUV está disponível no mercado brasileiro em seis diferentes cores de carroceria (foto: Mitsubishi/Divulgação)

O modelo traz ainda sete airbags (dois dianteiros, dois laterais dianteiros, dois de cortina e um para os joelhos do motorista). O SUV está disponível no mercado brasileiro em seis diferentes cores de carroceria, incluindo as inéditas branco Diamond e cinza Graphite, todas acompanhadas das exclusivas rodas de aro 18 polegadas em estilo diamantado.

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