Publicidade

Estado de Minas NOVIDADE

Nova Fiat Strada terá cabine Plus, entre a simples e a estendida, que sai de linha

Picape compacta manterá cabine simples com carroceria atual, e com o novo design será vendida com a cabine Plus e a dupla de quatro portas


postado em 24/06/2020 16:08 / atualizado em 24/06/2020 16:36

(foto: Fiat/Divulgação)
(foto: Fiat/Divulgação)
Está tudo pronto para o lançamento da nova Fiat Strada, a campeã de vendas no segmento de picapes compactas. A apresentação será feita por meio de uma live nesta sexta-feira (26), mas a Fiat já antecipou uma das novidades do modelo. Trata-se da cabine Plus, que fica entre a simples e a estendida, ambas descontinuadas na nova geração. A Strada cabine simples continuará sendo vendida com a carroceria atual, apenas na versão Hard Working.

E o que traz de novo a Strada cabine Plus. Para entender as diferenças, é preciso lembrar das medidas dos modelos até então oferecidos. A Strada cabine simples tem um espaço atrás dos bancos com volume de 75 litros, caçamba de 1.220 litros e capacidade de carga (dois ocupantes + carga) de 705 quilos. Já a Strada cabine estendida tem volume de 300 litros atrás dos bancos, caçamba de 910 litros de volume e capacidade de carga de 685 quilos.

Fiat Strada cabine Plus terá 151,2 litros de volume atrás dos bancos(foto: Fiat/Divulgação)
Fiat Strada cabine Plus terá 151,2 litros de volume atrás dos bancos (foto: Fiat/Divulgação)
A Strada cabine Plus é o meio termo entre as duas. Chega com 151,2 litros de volume atrás dos bancos, caçamba de 1.354 litros e capacidade total de carga de 720 quilos, considerando dois ocupantes e a carga. Na cabine simples atual, existe a possibilidade de colocar o estepe atrás do banco, reduzindo o volume ali para 49 litros. Na nova cabine Plus não haverá a opção de fixação do estepe dentro da cabine. Mas a Fiat informa que a engenharia criou um sistema de trava antifurto para o estepe embaixo da caçamba que diminuirá significativamente a possibilidade de furto.

Com a chegada da Plus, a cabine simples passa a ser vendida somente com a carroceria atual, na versão Hard Working 1.4 EVO, que tem preço de R$ 63.590. Mas, de acordo com Herlander Zola, diretor de Brand da Fiat, esse preço poderá ser revisto até sexta-feira, servindo de referência para a versão de entrada da nova Strada Plus. Já a Strada cabine estendida, que atualmente representa 6% do volume de vendas da picape, deixa de ser oferecida.

Já a caçamba tem volume de 1.354 litros e capacidade total de carga de 720 quilos, considerando dois ocupantes e a carga(foto: Fiat/Divulgação)
Já a caçamba tem volume de 1.354 litros e capacidade total de carga de 720 quilos, considerando dois ocupantes e a carga (foto: Fiat/Divulgação)
VERSÕES A nova Strada cabine Plus será vendida nas versões de acabamento Endurance e Freedom, equipadas com motor 1.4 e 1.3 FireFly. Já a Strada cabine dupla e quatro portas, para quatro ocupantes, será vendida em três versões. De acordo com Zola, desde a versão de entrada a nova Strada terá uma boa lista de equipamentos de série, que inclui auxílio de partida em rampa (Hill holder), multimídia de última geração e controles de tração e estabilidade, além de melhor ângulo de entrada e maior altura em relação ao solo.

Zola não quis antecipar informações sobre os preços da nova Strada, mas revelou que a crise imposta pelo novo coronavírus influenciou na definição dos valores e até no desenvolvimento do projeto. A nova picape deveria ter sido lançada no início de abril. Mas ele se vê otimista e acredita que, apesar da queda de 25% na produção de picapes durante a crise, o segmento será impulsionado pelo agronegócio, que anda bem. “Nossa expectativa é ganhar ainda mais mercado, tirar espaço dos concorrentes e consolidar de vez a liderança no segmento”, afirmou Zola.

A intenção é ter um mix de produção da nova Strada com 65% de cabine Plus e 35% de cabine dupla. A maior parte das vendas do modelo deve continuar sendo direta, ou seja, da montadora para empresas, já que grande parte usa a picape como ferramenta de trabalho. Mas com a Strada cabine dupla na versão Volcano a Fiat espera conquistar o cliente do varejo, que busca espaço e conforto, e faz uso da picape também para o lazer.

Perguntado se a nova Strada pode canibalizar algumas versões da picape intermediária Toro, Zola afirmou que todo cuidado foi tomado para manter uma distância entre o preço da versão topo de uma com o da versão de entrada da outra. A partir de sexta-feira (26), quando os preços serão revelados, todas as versões da nova Strada estarão disponíveis para vendas nas concessionárias da marca.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade