Publicidade

Estado de Minas LANÇAMENTO

Fiat lança nova picape Strada com preços a partir de R$ 63.590

Com desenho totalmente renovado, dimensões e volumes maiores, a Strada chega com carroceria Plus e cabine dupla de quatro portas


postado em 26/06/2020 15:47

A segunda geração da picape campeã de vendas chega com visual modificado e mais conteúdo(foto: Fiat/Divulgação)
A segunda geração da picape campeã de vendas chega com visual modificado e mais conteúdo (foto: Fiat/Divulgação)
 

Depois de um atraso de quase três meses em consequência da crise imposta pelo novo coronavírus, a Fiat finalmente lançou a segunda geração da picape Strada, que já está disponível nas concessionárias da marca com preços que vão de R$ 63.590 a R$ 79.990. Com novo visual e mudanças nas dimensões, a líder de vendas do segmento passa a ter a cabine Plus, que é um pouco maior que a simples, e a cabine dupla com quatro portas. São três versões de acabamento e duas opções de motorização, a 1.4 Fire e a 1.3 Firefly, ambas associadas ao câmbio manual de cinco marchas. A lista de equipamentos de série traz desde a versão de entrada controles de tração e estabilidade, auxílio de partida em rampa e luzes diurnas.


Todo cuidado é pouco para se mexer em um modelo que está na liderança de seu segmento há duas décadas. Mas a Fiat não teve medo e ousou ao promover modificações significativas na nova Strada, que chega com a nova identidade visual da marca que será vista em modelos futuros. A frente da picape compacta traz elementos que remetem à intermediária Toro, mas revela uma nova personalidade. Os faróis afilados realmente remetem à picape intermediária da marca, mas a grade com interior tipo colmeia tem desenho diferente. A novidade é a nova logo da marca com letras grandes e as faixas da bandeira da Itália no canto inferior da grade.

Com a carroceria cabine dupla, a capacidade de carga da caçamba é de 650 quilos, considerando ocupantes e carga (foto: Fiat/Divulgação)
Com a carroceria cabine dupla, a capacidade de carga da caçamba é de 650 quilos, considerando ocupantes e carga (foto: Fiat/Divulgação)

As luzes diurna (DRL) são de série desde a versão de entrada, mas os faróis com LED estão disponíveis somente na versão topo de linha. O capô da picape ficou mais alto, com vincos marcantes, conferindo um aspecto mais robusto. As laterais têm formas volumosas e trazem molduras de plástico nas caixas de rodas. Na traseira, as lanternas são semelhantes às da Toro e um estribo ajuda no acesso à caçamba.

Na versão topo de linha o sistema multimídia é Uconnect com tela de sete polegadas e alguns recursos(foto: Fiat/Divulgação)
Na versão topo de linha o sistema multimídia é Uconnect com tela de sete polegadas e alguns recursos (foto: Fiat/Divulgação)

A tampa traseira utiliza um novo mecanismo com molas que a deixa mais leve na hora de abrir e fechar. Outro detalhe é que a tampa da caçamba agora suporta peso de até 400 quilos. O vão de carga ganhou trilhos para acessórios como divisórias e cargo box, da Mopar, além de contar com quatro ganchos inferiores e superiores. Se a tampa traseira for travada, fica bloqueado o acesso ao estepe, localizado abaixo do assoalho da caçamba.

O motor 1.3 Firefly desenvolve potência máxima de 109cv com etanol(foto: Fiat/Divulgação)
O motor 1.3 Firefly desenvolve potência máxima de 109cv com etanol (foto: Fiat/Divulgação)

A nova Strada está mais alta, com 21,4cm em relação o solo. Os ângulos também foram modificados, sendo o de entrada de 24 graus e o de saída de até 28 graus. Uma das soluções encontradas pela Fiat para aumentar o vão de carga da caçamba foi aumentar o espaçamento entre as torres da suspensão traseira. Com isso, a cabine Plus ficou com volume de 1.354 litros e capacidade de carga de 720 quilos (considerando a carga e dois ocupantes). Já a cabine dupla tem caçamba de 844 litros e capacidade de carga de 650 quilos, já que foi homologada para cinco ocupantes.


As dimensões da cabine também foram modificadas, aumentando espaço para motorista e passageiro na Plus, que agora tem uma área para bagagem atrás dos bancos de 150 litros. Na cabine simples o volume ali era de 75 litros. Já a cabine dupla tem portas dianteiras que se abrem em 70 graus, e as traseiras em 80 graus, facilitando o embarque e desembarque. No banco traseiro, cintos de segurança de três pontos e encosto de cabeça para três ocupantes. A cabine traz ainda vários porta-objetos, que somam 15 litros de espaço útil para celulares, garrafas, latas e outros.

O banco traseiro tem todos os itens de segurança para três passageiros, além de Isofix e Top Tether(foto: Fiat/Divulgação)
O banco traseiro tem todos os itens de segurança para três passageiros, além de Isofix e Top Tether (foto: Fiat/Divulgação)

A partir da versão Freedom, a picape vem equipada com rádio e entrada USB. Já a versão Volcano cabine dupla traz sistema multimídia Uconnect com tela tátil de sete polegadas com projeção Wireless e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto. O sistema permite parear até dois smartphones, proporcionando ao motorista e passageiros acesso a navegação via Waze e Google Maps, streaming de música, reconhecimento de voz (Siri e Google Voice) e leitura e resposta de mensagem handsfree para SMS e WhatsApp.

CONJUNTO MECÂNICO As versões Endurance são equipadas com o já conhecido motor 1.4 Fire, de 88cv (etanol) e 85cv (gasolina). O torque é de 12,4kgfm (g) e 12,5kgfm (e), ambos a 3.500rpm. A partir da versão Freedom a picape passa a contar com o motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, que desenvolve 109cv de potência a 6.250rpm e 14,2kgfm de torque com etanol, e 101cv a 6.000rpm e torque de 13,7kgfm a 3.500rpm com gasolina. Ambos associados ao câmbio manual de cinco marchas. A Fiat desconversa sobre a possibilidade de vir a equipar a Strada com câmbio automático. As suspensões foram totalmente modificadas, ganhando novos componentes e nova geometria.
A versão Endurance com cabine Plus tem preço de R$ 63.590, com pacote de itens de série mais simples(foto: Fiat/Divulgação)
A versão Endurance com cabine Plus tem preço de R$ 63.590, com pacote de itens de série mais simples (foto: Fiat/Divulgação)

VERSÕES A versão Endurance cabine Plus (R$ 63.590) traz de série ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, volante com regulagem de altura, iluminação da caçamba, porta-escada, controle de tração (E-Locker), controle de estabilidade, auxílio de partida em rampa, luzes diurnas (DRL), rodas de aço de 15 polegadas e grade de proteção do vidro traseiro. A Endurance cabine dupla (R$ 74.990) acrescenta Isofix e airbags laterais. Os opcionais para a versão Endurance são o Pack Worker (vidros, travas elétricas e alarme, por R$ 2.500), Pack áudio (rádio com entrada USB e comando de áudio no volante, por R$ 1.500) e Pack Tech (multimídia com tela de sete polegadas, wireless, sensor de estacionamento, câmera de ré, comandos do áudio no volante e quadro digital de 3,5 polegadas, por R$ 3.490).


A versão Freedom acrescenta de série rádio com entrada USB, comando de rádio no volante, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, alarme, retrovisores elétricos, capota marítima, faróis de neblina, direção elétrica, rodas de liga leve aro 15 polegadas, quadro digital com tela de 3,5 polegadas, chave canivete e tilt down. Com esse pacote, a Freedom cabine Plus custa R$ 69.490 e a cabine dupla R$ 77.990. O opcional para a versão é o Pack Tech (multimídia com tela de sete polegadas, wireless, sensor de estacionamento e câmera de ré, por R$ 2.990).

A caçamba da cabine Plus tem volume de 1.354 litros e capacidade de carga de 720 quilos(foto: Fiat/Divulgação)
A caçamba da cabine Plus tem volume de 1.354 litros e capacidade de carga de 720 quilos (foto: Fiat/Divulgação)

A versão topo de linha Volcano (R$ 79.990), oferecida somente com a cabine dupla, traz os itens da Freedom e acrescenta câmera de ré, sensor de estacionamento, vidros traseiros elétricos, barras longitudinais no teto, santantônio, tapetes de borracha, multimídia Uconnect de sete polegadas com wireless, Apple CarPlay e Android Auto, faróis de LED, bancos com revestimento em couro, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus de uso misto. Como opcional, a versão tem rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16). Vale lembrar que a Fiat continuará vendendo a versão Hard Working com a carroceria atual da Strada, como versão de entrada, com preço de R$ 61.590.

TECNOLOGIA Uma das novidades da Strada 2021 é o controle de tração avançado E-Locker (TC+), voltado para o fora de estrada leve, auxiliando nas manobras em terrenos escorregadios. Ao acionar a tecla TC , o equipamento transfere mais torque para a roda com maior aderência, fazendo com que a picape vença mais obstáculos. A função é desativada automaticamente a partir de 65km/h. Além dos acessórios da Mopar, a nova picape Strada passa a contar com garantia de 3 anos, com a possibilidade de adquirir um dos planos da Garantia Adicional Fiat de 12 ou 24 meses, para chegar a até 5 anos de cobertura.
A nova picape Strada agora tem três anos de garantia e linha completa de acessórios Mopar(foto: Fiat/Divulgação)
A nova picape Strada agora tem três anos de garantia e linha completa de acessórios Mopar (foto: Fiat/Divulgação)


PREÇOS DA LINHA 2021 DA NOVA STRADA:

Endurance Cabine Plus 1.4 Fire MT5 – R$ 63.590

Endurance Cabine Dupla 1.4 Fire MT5 – R$ 69.490

Freedom Cabine Plus 1.3 Firefly MT5 – R$ 74.990

Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 – R$ 77.990

Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly MT5 – R$ R$ 79.990

 


Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade