Publicidade

Estado de Minas PROTOCOLO DE EMERGÊNCIA

Fiat confirma morte de funcionário por coronavírus, mas descarta possibilidade de transmissão comunitária

Funcionário trabalhava na fábrica de Betim, mas não teve sua identidade divulgada; segundo o fabricante, todos os colegas que possam ter tido contato direto com o infectado estão recebendo acompanhamento médico preventivo


postado em 06/07/2020 14:25 / atualizado em 06/07/2020 18:40

(foto: Leo Lara/FCA/Divulgação)
(foto: Leo Lara/FCA/Divulgação)
A Fiat Chrysler Automóveis (FCA) confirmou a morte por COVID-19 de um dos seus funcionários da fábrica de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na última semana. Por questão de privacidade, o fabricante não divulgou o nome desse colaborador.

“A FCA está seguindo com o máximo rigor o seu protocolo de emergência adotado globalmente, que inclui acompanhamento médico preventivo de todos os colegas que possam ter tido contato direto com o funcionário”, informou a assessoria de comunicação.

Ainda segundo a FCA, não há qualquer surto ou incidência de transmissão comunitária no Polo Automotivo Fiat, em Betim, ou em qualquer unidade da companhia no Brasil.

 

O Sindicato dos Metalúrgicos de Betim e Região garantiu que, desde o início da pandemia, tem dialogado com as empresas de sua base de representação para resguardar a saúde dos trabalhadores. “Em um acordo com nosso sindicato, a Fiat se comprometeu a adotar várias medidas contra a possível contaminação pelo novo coronavírus, mas, diante desse novo quadro, nós entendemos que outras medidas devem serem adotadas”, explicou Aléx Custódio, presidente do Sindicato. Hoje, a representação dos trabalhadores enviou um documento para a FCA pedindo para que a empresa adote novas medidas de prevenção.

Também para preservar seus funcionários, o fabricante de veículos não divulga o balanço se trabalhadores que testaram positivo para o coronavírus. Porém, Antônio Filosa, CEO da FCA, afirmou em 17 de junho no quadro CNN Líderes que ao menos 18 colaboradores da América Latina foram infectados pelo coronavírus.

De acordo com Filosa, até então, cerca de 200 funcionários da América Latina haviam sido afastados por apresentarem suspeita de ter contraído a COVID-19. Ao todo, o fabricante conta com 26 mil funcionários na Região.

Desde a retomada de suas operações, em 11 de maio, a FCA implementou um protocolo de segurança e prevenção que inclui, entre diversos fatores, medidas adicionais de sanitização de todas as áreas da fábrica e dos ônibus usados para transporte de funcionários, utilização de máscaras por todos os colaboradores, reformulação de todos os postos de trabalho para garantir distância segura entre os funcionários, além do monitoramento diário do quadro de saúde de todos os colaboradores por meio de aplicativo digital e do controle de temperatura de todas as pessoas que acessam o sistema de transporte e as dependências das fábricas.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade