Carros voadores sempre sobrevoaram o imaginário popular. Para muitas pessoas, possivelmente, a primeira visão desta cena foi projetada pelo desenho animado Os Jetsons, que foi ao ar pela primeira vez no início da década de 1960, produzido pela Hanna-Barbera.
Ao longo dos anos, muitos já tentaram tornar esta ideia uma realidade, mas voar ainda é caro, burocrático e para poucos. A última iniciativa divulgada para descomplicar e democratizar um meio de transporte voador foi feita pela startup japonesa Sky Drive, e eles pretendem lançar o veículo naquele mercado já em 2023.





A velocidade de cruzeiro do carro voador será de 60 km/h e a autonomia das baterias ficará entre 20 e 30 quilômetros. Ou seja, cada vôo terá no máximo trinta minutos de duração. Como o peso máximo de decolagem é de 500 quilos, considerando tripulação e o veículo, a aeronave deve ser bastante leve.
O nome formal da aeronave é “Electric Vertical Takeoff and Landing” (eVTOL), algo como “aeronave elétrica de decolagem e pouso verticais”. Assim, o próprio nome já descreve as principais características do veículo: propulsão elétrica, portanto limpa (desde que a fonte de energia usada para recarregar as baterias tenha essa origem); e capaz de realizar pousos e decolagens na vertical, que traz como principal benefício poder ser usado em qualquer lugar, não demandando a estrutura de um aeroporto.
