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Estado de Minas

A Ford está se transformando em uma importadora de automóveis?

Em sua gama atual do Brasil, marca importa quatro modelos e fabrica apenas três. Um quinto modelo importado já foi confirmado para 2021. Enquanto isto, montadora fechou uma fábrica, reduziu as opções de veículos e vem perdendo participação no mercado nacional


postado em 04/12/2020 10:38 / atualizado em 04/12/2020 11:39

Ford Bronco Sport(foto: Ford/Divulgação)
Ford Bronco Sport (foto: Ford/Divulgação)
A Ford confirmou a chegada do Bronco ao Brasil em 2021, provavelmente o Sport, vindo do México, além de duas novas versões de modelos importados, o Mustang Mach 1 e a Ranger Black. Questionada quanto aos planos para os produtos fabricados no Brasil, o fabricante foi vago ao afirmar que pretende continuar a focar nos segmentos em crescimento.

Porém, nos últimos anos, a marca vem diminuindo sua participação no mercado brasileiro, de sua gama no nosso mercado e até de sua estrutura instalada no Brasil. No início de 2019, a Ford anunciou o fechamento da planta de São Bernardo do Campo, interrompendo junto a fabricação do Fiesta e dos caminhões Cargo. Hoje, a marca fabrica apenas três modelos no Brasil, o Ka, o Ka Sedan e o EcoSport.

Até mesmo o Ka, seu modelo de maior volume, responsável por quase metade se todas as suas vendas entre automóveis e comerciais leves em 2020, vem caindo pelas tabelas. Comparando suas vendas no acumulado até novembro com o mesmo período do ano passado, houve uma queda de 37,72%. Por mais que a pandemia do coronavírus tenha prejudicado o mercado automotivo brasileiro como um todo, a redução nas vendas do Ka foi superior à média do mercado de automóveis, que até novembro de 2020 caiu 30,57%.

Nos últimos anos, a marca deixou de importar para o Brasil modelos que chegaram a responder por um volume considerável – Fiesta Sedan, Focus, Focus Fastback (os três da Argentina) e Fusion (do México) – mas que passaram a vender cada vez menos.

Neste lugar, foram entrando modelos importados de menor volume, e que não gozam de benefícios de importação: Edge ST (Canadá) , Territory (China) e Mustang (Estados Unidos). Dos quatro modelos importados, apenas a Ranger, fabricada na Argentina, responde por um volume considerável de vendas.

A participação da marca entre os automóveis e comerciais leves no mercado brasileiro também vem caindo nos últimos anos: em 2015, a Ford respondia por 10,24%; em 2016, a marca passou a deter 9,07%; em 2017, esse número cresceu um pouco, 9,52%; mas, em 2018, caiu para 9,17%; em 2019, uma nova queda, para 8,22%; neste ano a Ford passou a responder por 7,15%. Os dados são da Fenabrave.

Procuramos saber o que a marca está fazendo para comunicar ao consumidor brasileiro que pretende continuar aqui e voltar a ser protagonista, mas a Ford achou mais interessante anunciar um investimento de 580 milhões de dólares na planta argentina de Pacheco para a fabricação da nova geração da Ranger.

Além dos modelos citados, que não devem acrescentar muito volume nas vendas da marca, no final de 2021 a Ford deve apresentar a nova geração do EcoSport, cada vez mais coadjuvante entre os SUVs compactos. As informações são do site Autos Segredos, antecipando que o modelo deixa de ser global e vai manter a arquitetura atual, apesar de ganhar em distância entre-eixos.

O site especializado em segredos automotivos ainda crava para 2023 e 2024 que a Ford terá dois SUVs de porte médio fabricados por aqui, sendo um com linhas que remetem a um cupê. Os projetos são locais e destinados apenas para a América Latina, com baixo custo (para o fabricante!) e aproveitando ao máximo as peças já usadas por aqui.

Ford Bronco Sport(foto: Ford/Divulgação)
Ford Bronco Sport (foto: Ford/Divulgação)
BRONCO SPORT Entre as novidades anunciadas para 2021, não ficou confirmado qual modelo da família Bronco viria para o Brasil, mas tudo aponta para que seja o Sport. Fabricado no México, o modelo viria sem imposto de importação. O SUV médio é fabricado em estrutura monobloco, diferente da releitura do modelo clássico, montada sobre chassis. Com 4,38 metros de comprimento e 2,67m de entre-eixos, a carroceria faz uma fusão entre as linhas retilíneas de um jipe e o porte de um utilitário-esportivo.

Interior do Ford Bronco Sport(foto: Ford/Divulgação)
Interior do Ford Bronco Sport (foto: Ford/Divulgação)
Nos Estados Unidos, o Bronco Sport conta com duas opções de motor: um 2.0 de 250cv de potência e 38kgfm de torque; e um 1.5 de 181cv e 26,2kgfm. Ambos com câmbio automático de oito marchas e tração 4x4. O interior é bem parecidos com o dos SUVs da marca, e traz uma tela de 8 polegadas para comandar a central multimídia Sync 3. Alguns detalhes adicionam praticidade e originalidade ao modelo, como um porta-trecos fechado por zíper no encosto do banco dianteiro e um abridor de garrafa integrado ao vão do porta-malas.

Mustang March 1(foto: Ford/Divulgação)
Mustang March 1 (foto: Ford/Divulgação)
MUSTANG MACH 1 A série especial faz alusão a um pacote de performance das primeiras gerações do pony car. O motor V8 5.0 produz 480cv de potência e 58kgfm de torque. O câmbio padrão é manual de seis marchas, mas existe a opção de um automático de 10 velocidades. Suspensões e freios também são dimensionados para atender a performance. O visual é exclusivo, com uma dianteira mais mal-encarada, rodas pretas de 19 polegadas, aerofólio e spoilers.

Ranger Black(foto: Ford/Divulgação)
Ranger Black (foto: Ford/Divulgação)
RANGER BLACK Baseada no pacote de topo Limited, a nova versão agrega no visual, com praticamente todos os elementos pintados em preto. O interior também vai trazer vários detalhes em preto. Não foi confirmado, mas o motor deve permanecer o mesmo 3.2 diesel, com 200cv e 47,9kgfm, além de tração 4x4 e câmbio automático. 

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