Querido e desejado por todos, de Ayrton Senna aos Mamonas Assassinas, o modelo de maior sucesso da Ford entre os anos 1980 e 1990 ainda apaixona muitos amantes dos motores. Quem, entre 30 e 40 anos, nunca sonhou em ter um Escort XR3, com seu imponente teto solar, bancos esportivos, aerofólio traseiro e os icônicos faróis de milha circulares?




Com o surgimento da Autolatina, uma parceria entre Ford e Volkswagen, em 1987, o XR3 passou a ser equipado com o famoso motor AP 1.8 de 99cv movido a gasolina. Em 1991, a versão ainda recebeu atualizações tecnológicas como os amortecedores eletrônicos e os consagrados bancos esportivos Recaro.


“Para mim, os outros carros são apenas um meio de transporte. Quando entro no Escort, o banco Recaro me abraça, aí é outra história. Quando estou rodando com ele pelas ruas, sempre tem alguém que fala que o Escort era seu sonho de consumo na juventude”, conta Max.
Seu XR3 quase não tem modificações. O veículo é equipado com direção hidráulica, retrovisores com ajustes elétricos e um charmoso teto solar. Diferentemente dos modelos convencionais, o Escort de Max tem motor original AP 1.8 de 105cv movido a etanol, e não a gasolina, por isso os 6cv a mais de potência.



FICHA TÉCNICA

MOTOR
Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, 8 válvulas, com 1.781cm³ de cilindrada, a álcool, que desenvolve potência máxima de 105cv a 6.000rpm e torque máximo de 16kgfm a 3.200rpm
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, com câmbio manual de 5 velocidades
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira independentes, do tipo McPherson, com mola helicoidais
DIREÇÃO
Tipo pinhão e cremalheira, com assistência hidráulica
FREIOS
Com discos ventilados na dianteira e tambores na traseira
CAPACIDADES
Do tanque, 65 litros; porta-malas, 290 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 425 quilos
PESO
990 quilos
DIMENSÕES
Comprimento, 4,06 metros; largura, 1,64m; altura, 1,32m; entre-eixos, 2,40m
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 175km/h
Aceleração (até 100km/h): 10,4 segundos