Publicidade

Estado de Minas

Fotos confirmam que nova geração do Honda Civic terá linhas comportadas

Imagens de patente vazaram na China e são muito parecidas com o protótipo revelado em novembro. Ainda está no ar se o modelo continuará a ser vendido no Brasil


postado em 15/03/2021 09:36

Imagens para homologação partiram do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China(foto: Redes Sociais/Reprodução)
Imagens para homologação partiram do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (foto: Redes Sociais/Reprodução)
As imagens da 11ª geração do Honda Civic vazaram na China, confirmando tudo o que um protótipo apresentado no final de 2020, além de imagens de patente, adiantaram. De forma geral, o sedã ganhou linhas mais comportadas, contrastando com a geração vendida atualmente, com contornos bem mais ousados. O design confirma uma tendência observada nas últimas gerações, onde as pares tendem a ser mais agressivas, enquanto as ímpares são mais recatadas.

Honda Civic Prototype, foi revelado em novembro de 2020(foto: Honda/Divulgação)
Honda Civic Prototype, foi revelado em novembro de 2020 (foto: Honda/Divulgação)
Mas, calma, o Civic não vai se transformar em um antigo Toyota Corolla. O porte continua remetendo a um sedã de teto arqueado, que quase sugere um cupê, mas os detalhes, os arremates, é que aliviam a pressão. Para começar, os vincos presentes em toda a carroceria estão menos marcados. Na dianteira, destaque para o prolongamento da parte central do capô, bastante avançada, além da enorme grade inferior. Os faróis estão mais longos e invadem as laterais.

A traseira da nova geração do Civic é um grande ponto de ruptura em relação ao atual(foto: Redes Sociais/Reprodução)
A traseira da nova geração do Civic é um grande ponto de ruptura em relação ao atual (foto: Redes Sociais/Reprodução)
Na traseira, sim, o Civic fica definitivamente mais comportado, com lanternas horizontais entrando no lugar das ousadas em formato de bumerangue. A unidade das fotos pode pertencer a uma versão esportiva, já que não traz cromados, com a maioria dos detalhes em preto, tem as rodas escurecidas e ostenta um belo teto solar. Enfim, as imagens vazadas sugerem que a nova geração do Civic está pra lá de sem sal. Vamos torcer para que esta impressão seja culpa da pintura branca e dos ângulos das fotos, já que o Civic Prototype laranja divulgado em novembro parecia bem mais promissor.

Imagens que vazaram na China só confirmam que o Civic Prototype divulgado já era basicamente como o modelo de produção(foto: Honda/Divulgação)
Imagens que vazaram na China só confirmam que o Civic Prototype divulgado já era basicamente como o modelo de produção (foto: Honda/Divulgação)
Como as imagens foram obtidas a partir do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, para a homologação, também foram divulgadas as medidas do novo Honda Civic: 4,67 metros de comprimento (mais 3 centímetros), 1,80m de largura (+1cm), 1,42m de altura (-2cm) e 2,74m de distância entre-eixos ( 3cm). Ainda não se sabe como ficará o interior do sedã, assim como os conjuntos mecânicos disponíveis para esta nova geração.

Ilustração do Civic Prototype sugerem que interior pode ter linhas bastante limpas(foto: Honda/Divulgação)
Ilustração do Civic Prototype sugerem que interior pode ter linhas bastante limpas (foto: Honda/Divulgação)
NO BRASIL Diversos fatores levantam a incerteza de que a nova geração do Civic seja fabricada no Brasil. Apesar do visual da décima geração ter agradado a todos, o modelo nunca chegou perto de tomar a liderança do Toyota Corolla. O próprio segmento dos sedãs médios vem perdendo força, a exemplo dos hatches médios, que está prestes a desaparecer. O principal culpado é o segmento dos SUVs, que, devido a seu maior valor agregado, é estimulado pelos fabricantes, que nesta hora se esquecem de legados e tradições (veja a Toyota e seu novo Corolla Cross).

Especula-se que a nova geração do Honda City, que deve trazer ainda um hatchback compacto a tiracolo, será o sucessor do Civic no mercado brasileiro. Desta forma, o sedã médio passaria a vir como um importado. O que não fecha essa conta é que, se não vier do México ou Argentina, o modelo vai pagar imposto de importação (35%). Isso sem contar que o Real está extremamente desvalorizado, fatores que dificultam a importação do modelo e abrem uma terceira opção: a do Civic simplesmente deixar de ser vendido no Brasil.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade