Publicidade

Estado de Minas

Jeep prepara conceitos para participar de evento fora de estrada nos EUA

Entre os modelos especialmente montados para o Easter Jeep Safari, destaque para o Wrangler elétrico, um Jeepster vintage praiano e uma Gladiator para ciclistas


postado em 23/03/2021 09:25

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)
Tradicionalmente a Jeep americana prepara alguns veículos conceito para participar do Easter Jeep Safari, evento organizado pelo clube Red Rock 4-Wheelers que reúne amantes do fora de estrada por nove dias nas trilhas de Moab, no estado de Utah, nos Estados Unidos.

- GOSTA DO JEEP WRANGLER? CONFIRA AQUI NOSSO TESTE COM O MODELO -

Para a Jeep, o destaque é o conceito Magneto, um jipinho curto com propulsão elétrica. O veículo foi baseado em um Wrangler Rubicon 2020, mas recebeu um motor elétrico com 285cv de potência e 37,7kgfm de torque, capaz de operar com até 6.000rpm. O trem de força trabalho em conjunto com uma transmissão manual de seis velocidades e sistema de tração nas quatro rodas. Por mais que seu foco seja a habilidade para o fora de estrada, o veículo também tem um bom desempenho, acelerando até os 100km/h em aproximadamente 6,8 segundos.

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)
As quatro baterias de íon lítio têm potência combinada de 70 kW/h, com carga elétrica de 800 volts, e foram distribuídas para equilibrar melhor o peso do veículo. Este conjunto fica alojado em caixas à prova d'água, o que permite que o Magneto atravesse trechos alagados de até 76 centímetros de profundidade. Já os demais sistemas do jipinho, como rádio e iluminação, são alimentados por uma bateria de 12 volts. Uma segunda bateria convencional serve como fonte auxiliar de alimentação para acessórios como o guincho ou até para iluminar um acampamento.

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)
Já o visual do Magneto é o de um jipe “pelado”, sem portas ou capota, com carroceria pintada em branco brilhante e detalhes em azul. O capô tem entrada de ar central e a porta do compartimento de bagagem foi redesenhada. A grade recebeu iluminação exclusiva em cada uma das sete fendas. As rodas de 17 polegadas, em preto metalizado, calçam pneus lameiros de 35 polegadas.

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)
JEEPSTER BEACH Outro modelo feito especialmente para o Easter Jeep Safari é o Jeepster Beach. Como o nome sugere, o veículo traz a carroceria de um Jeepster Commando 1968, porém baseada em um Jeep Wrangler Rubicon 2020. O conceito foi pensado para homenagear os veículos off-road da Jeep do passado.

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)
O Jeepster foi o primeiro veículo compacto a combinar tração integral e transmissão automática, além de agregar comodidades modernas como portas, janelas de enrolar, aquecedor e um teto. A ideia para o Jeepster Beach partiu de uma temática litorânea, com a aparência externa de um Jeepster vintage, mas adicionando o desempenho do Wrangler atual. A carroceria pintada em laranja bastante vivo contrasta com os elementos cromados.

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)
Já o interior traz bancos com encosto baixo, revestidos em couro vermelho. O banco traseiro do modelo original foi substituído por uma gaiola cromada, enquanto os tapetes foram removidos para facilitar a limpeza da areia da praia. O modelo está equipado com um motor 2.0 turbo, de 270cv e 40,7kgfm, e câmbio automático de 8 marchas.

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)
TOP DOG Outro conceito interessante é o Jeep Top Dog, pensado para o uso dos ciclistas de montanha. O veículo foi baseado em uma Gladiator 2020, transformada com peças exclusivas da Jeep Performance Parts (JPP), além de acessórios personalizados. A principal modificação visual foi a instalação de uma cobertura rígida sobre a caçamba da picape. Acima da cobertura foi instalado um suporte duplo para bicicletas. A carroceria foi pintada em azul K-9, enquanto todos os demais detalhes são em preto fosco.

(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)
Enquanto do lado do passageiro a cobertura traz várias gavetas removíveis, para armazenar com segurança ferramentas e equipamentos que os ciclistas precisam carregar, no lado do motorista a estrutura oferece um refrigerador e uma churrasqueira elétrica. O rack acima da cabine carrega ferramentas e equipamentos, como um conjunto de esteiras de tração, além de servir como suporte para dois conjuntos de luzes externas.

Sob o capô, a picape guarda um V6 a gasolina de 3.6 litros, com 285cv e 35,9kgfm, combinado a uma transmissão automática de 8 velocidades. Para acentuar a capacidade off-road, o Jeep Top Dog Concept apresenta um kit de levantamento de duas polegadas para maior distância do solo, rodas de alumínio de 17 polegadas e pneus lameiros de 37 polegadas.

Os para-lamas de perfil elevado oferecem mais “jogo”. A dianteira é protegida com grade em aço de duas polegadas. No mesmo estilo, os painéis laterais também receberam grades de proteção personalizadas. Um tubo de snorkel ajuda o motor a “respirar” em condições mais críticas. Ainda auxiliam o motorista um par de luzes LED off-road, um guincho com capacidade de 3.628 quilos e 30 metros de corda sintética, além de um segundo guincho instalado na parte traseira.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade