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Estado de Minas PODEROSA

AntiToro: Hyundai apresenta a picape intermediária Santa Cruz nos EUA

Modelo tem diversos atributos que podem convencer até mesmo os usuários de automóveis. Mas, existem chances do veículo ser vendido no Brasil?


postado em 20/04/2021 16:23

(foto: Hyundai/Divulgação)
(foto: Hyundai/Divulgação)
Uma picape capaz de fazer frente à Fiat Toro, porém com poucas chances de chegar ao mercado brasileiro, esta é a Hyundai Santa Cruz. Após anos de ensaio, a marca coreana finalmente apresentou o modelo, com dimensões intermediárias entre as compactas e as médias.

(foto: Hyundai/Divulgação)
(foto: Hyundai/Divulgação)
Esta é uma das principais vantagens deste segmento predominantemente urbano, que une o conforto e o status de uma picape média com a praticidade de rodagem um pouco mais próxima das compactas, fundamental no trânsito caótico das grandes cidades.

(foto: Hyundai/Divulgação)
(foto: Hyundai/Divulgação)
Construída em estrutura monobloco, a Santa Cruz tem 4,97 metros de comprimento, 1,90m de largura e 1,69m de altura. Com 1,23 metro de comprimento, a caçamba tem uma capota marítima que se recolhe eletricamente, que parece se enrolar como uma cortina.

(foto: Hyundai/Divulgação)
(foto: Hyundai/Divulgação)
A marca destaca a capacidade deste sistema para impedir a entrada de água e poeira no compartimento de carga. No quesito lifestyle, a caçamba seria fundamental nas escapadas da cidade, para o campo ou para a praia, transportando pequenas cargas ou equipamentos esportivos.

(foto: Hyundai/Divulgação)
(foto: Hyundai/Divulgação)
Mas, o que mais atrai é o design da Santa Cruz. O destaque é o conjunto óptico, com luzes de rodagem diurna integradas à enorme grade tridimensional e o resto dos elementos luminosos reunidos em nichos nas extremidades do para-choque com visual esculpido. As linhas são poderosas, com capô vincado, caixas de roda anabolizadas, linha de cintura alta e para-brisa inclinado. Toda a base da lateral é protegida por apliques em plástico. O porte da picape não obriga o uso de estribos, que ficam mesmo estranhos em veículos baixos. As rodas são de 20 polegadas.

(foto: Hyundai/Divulgação)
(foto: Hyundai/Divulgação)
Ciente do uso urbano e cotidiano das picapes, a Hyundai incluiu soluções que podem convencer a quem se acostumou com os automóveis. A falta de porta-malas é um problema na hora de ir ao supermercado de picape, e a solução é colocar as compras sobre os bancos e no assoalho.

(foto: Hyundai/Divulgação)
(foto: Hyundai/Divulgação)
Fora que tudo na cabine fica exposto, aos olhos dos amigos do alheio. Para evitar estas situações, a Santa Cruz tem um compartimento abaixo do banco traseiro, assim como sob o assoalho da caçamba, onde tudo fica discreto e organizado.

(foto: Hyundai/Divulgação)
(foto: Hyundai/Divulgação)
No painel, destaque para o quadro de instrumentos digital, que não é equipamento de série, mas tem um visual bastante interessantes. O sistema multimídia tem tela tátil de 8 ou 10 polegadas. Com 3 metros de entre-eixos, 1 centímetro a mais que a Fiat Toro, a picape tem um bom espaço interno. Os ocupantes do banco traseiro contam com saída de ar-condicionado exclusivas, melhorando a climatização. O assento do banco traseiro pode ser rebatido para levar bagagens naquele espaço, em detrimento de passageiros.

(foto: Hyundai/Divulgação)
(foto: Hyundai/Divulgação)
As versões de entrada trazem um motor 2.5 a gasolina, com injeção direta, que gera 192cv de potência e 24,8kgfm de torque, conjugado com câmbio automático de 8 marchas. Já as versões mais caras trazem o mesmo motor, porém com turbo e injeção direta, que elevam a potência para 278cv e o torque para 42,8kgfm. Para esta versão, a transmissão é automatizada de dupla embreagem com oito velocidades. A tração é integral em todas as versões, com diferentes modos de condução de acordo com o terreno.

A lista de equipamentos é enorme, com itens desejáveis como teto-solar, chave presencial e controle de cruzeiro adaptativo. O pacote de segurança traz assistente de manutenção de faixa, frenagem autônoma de emergência e câmeras 360 graus. Ainda sem preço revelado, o modelo será fabricado nos Estados Unidos, onde estreia no meio do ano.

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