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Estado de Minas NO BRASIL

Novo Renault Zoe evolui, mas ainda faltam argumentos para pagar R$ 200 mil

Terceira geração do compacto elétrico ganhou em performance, autonomia, recarga da bateria e até no design.Confira os detalhes do modelo


postado em 23/04/2021 08:00 / atualizado em 22/04/2021 20:22

(foto: Renault/Divulgação)
(foto: Renault/Divulgação)
A Renault apresentou a terceira geração do compacto elétrico Zoe no Brasil, que ganhou sobrenome E-Tech e chega em duas versões de acabamento: Zen (R$ 204.990) e Intense (R$ 219.990). Apesar das dimensões e linhas da geração anterior terem se mantido, a Renault garante que a carroceria do Zoe E-Tech foi totalmente redesenhada.

(foto: Renault/Divulgação)
(foto: Renault/Divulgação)
É verdade que o design do Zoe sempre passou longe da sensualidade, mas o novo visual ganhou personalidade e dinamismo, com vincos marcados e elementos mais agressivos, como os novos nichos do para-choque. Os faróis são full-LED em todas as versões, com assinatura luminosa em “C” (C-Shape). As rodas de 16 polegadas agora são fixadas por cinco parafusos, e revelam os freios a disco também no eixo traseiro.

(foto: Renault/Divulgação)
(foto: Renault/Divulgação)
No interior, a grande novidade é o quadro de instrumento digital de 10 polegadas, item de série que permite visualizar melhor todas as informações pertinentes à motorização elétrica. A plataforma concebida especificamente para um carro elétrico permitiu que as baterias não comprometessem o espaço de passageiros e bagagem. O porta-malas de 338 litros de volume.

(foto: Renault/Divulgação)
(foto: Renault/Divulgação)
O painel é todo novo, com tela tátil flutuante de 7 polegadas do sistema multimídia.  O tecido do acabamento da versão, assim como peças aparentes de plástico injetado, são reciclados, reforçando a pegada ambiental inerente aos veículos elétricos, somando agora 22,5 quilos de materiais sintéticos reutilizados. A alavanca de modo de condução “e-shifter” manteve o estilo de joystick.

(foto: Renault/Divulgação)
(foto: Renault/Divulgação)
MOTOR O novo motor elétrico tem 135cv de potência e 25kgfm de torque. Com este propulsor, o veículo alcança a velocidade máxima de 140 km/h e acelera até os 100 km/h em menos de 10 segundos. As baterias de 52 kWh proporcionam autonomia de até 385 quilômetros, um acréscimo de 25% em relação a geração anterior.

Mesmo assim as novas baterias ocupam o mesmo volume do conjunto anterior, e ainda entregam uma corrente de intensidade maior, que contribui para a performance. O novo Zoe agora traz opção de recarga com corrente contínua (DC), que permite fazer uma recarga de até 50 kW da bateria em terminais DC voltados para recarga rápida.

(foto: Renault/Divulgação)
(foto: Renault/Divulgação)
RECARGA No Wallbox de 7,4 kW, voltado para uso residencial, a recarga de 0 a 100% da bateria é feita em 8h33. Já em um terminal público com potência de 11 kW, o veículo recupera até 150 quilômetros de autonomia em 2 horas de recarga. Em um terminal de 22 kW, o Zoe recupera até 150 quilômetros em uma hora. Em um terminal DC de 50 kW, bastam 30 minutos para recuperar uma autonomia de 150 quilômetros. O veículo também conta com frenagem regenerativa, que converte energia cinética em eletricidade, que retorna às baterias.

CONTEÚDO Entre os itens tecnológicos do novo Zoe, destaque para: mudança automática de farol alto para farol baixo quando é detectado que um veículo está se aproximando no sentido inverso; alerta de ponto cego; sensores de estacionamento dianteiro e traseiro; assistente de partida em rampa; freio de estacionamento automático com função auto-hold. O sistema multimídia Renault Easy Link permite conectar o smartphone e espelhar aplicativos via Apple CarPlay e Android Auto.

Fabricado na França, o novo Zoe é vendido pelo site eletricos.renault.com.br (retirado nas concessionárias homologadas) ou em 16 concessionárias disponíveis em 12 cidades: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Divinópolis, Curitiba, São José dos Pinhais, Porto Alegre, Chapecó, Fortaleza, Recife e Brasília.

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