
A Jeep apresentou a linha 2022 do Jeep Compass, líder absoluto no segmento de SUVs médios no Brasil. Sem grandes mudanças visuais externas, o modelo mantém o estilo que o consagrou, mas com alguns retoques pontuais para atualizar a linha. As alterações no interior são mais evidentes, com novo painel e a nova tela de 10,1 polegadas do sistema multimídia. Outra novidade é o motor Turbo 270, que decreta a aposentadoria do 2.0 flex no Compass, mas o modelo mantém a opção do propulsor a diesel. A Série S passa a ser a versão topo de linha, equipada com essa nova motorização. Os preços do Compass 2022 vão de R$ 139.990 a R$ 216.990.
A história do Jeep Compass começou em 2007, quando o modelo foi lançado mundialmente no Salão do Automóvel de Detroit. Depois, em 2011, o SUV médio foi submetido ao primeiro facelift e passou a ser importado para o Brasil somente na versão Sport. Já em 2016, a Jeep lança a nova geração do Compass e inicia a produção do modelo na fábrica de Goiana (PE). No ano seguinte, já era o SUV mais vendido no Brasil, perdendo a posição somente em 2019 para o Jeep Renegade. Desde o seu lançamento no mercado brasileiro, já foram vendidas 230 mil unidades do Compass, sendo que nos três primeiros meses desse ano foram emplacadas 14.874 unidades, o que corresponde a 67,7% do segmento de SUVs médios.






CARPAY A Jeep aproveitou o lançamento do Compass para apresentar a plataforma Cart. Trata-se de um sistema de pagamento acessado por meio da multimídia ou smartphone, que permite o motorista receber notificações sobre os postos de abastecimento mais próximos. Além disso, é possível pagar pedágios, estacionamentos e fazer pedidos em redes de fastfood, restaurantes e outros, agilizando o processo de retirada do produto solicitado. A plataforma ainda está em teste e deverá ser lançada oficialmente no segundo semestre.

O Jeep Compass é construído sobre a Plataforma Global Small Wide, e nas versões T270 flex têm ângulo de entrada de 21,5 graus, de saída 30,7 graus e 20,5cm de altura em relação ao solo. Já nas versões equipadas com o motor 2.0 turbodiesel houve ganho nos ângulos com a modificação dos para-choques, sendo o de entrada de 30,3 graus e o de saída 32,1 graus, com 21,2cm de altura em relação ao solo.

O motor T270 é acoplado ao câmbio automático de seis velocidades, que passa a contar com o modo Sport, com tecla no console, para trocas de marchas em rotações mais elevadas e de forma mais rápida, deixando o SUV mais esperto. As versões 4x2 trazem o Jeep Traction Control +, que tem conceito similar ao Locker, porém, com funcionamento todo eletrônico. Em caso de falta de aderência, o sistema transfere todo o torque para a roda dianteira que está em contato com o solo.
ARLA 32 O motor 2.0 litros turbodiesel continua a ser oferecido na linha 2022 do Compass, mas passou por alterações na calibração para atender às exigências de emissões. Para isso, a Jeep optou por usar o Arla 32, que é um reagente composto por ureia e água desmineralizada, usado no sistema de Redução Catalítica Seletiva para diminuir quimicamente a emissão de óxido de nitrogênio nos gases de escape dos veículos movidos a diesel. Com isso, o Jeep Compass a diesel passa a contar com um reservatório extra (como o tanquinho do sistema de partida a frio) para o Arla 32, que deve ser abastecido a cada 10 mil quilômetros ou uma vez por ano. O indicador de abastecimento está disponível no painel do SUV.
As suspensões também foram ajustadas para receber o motor T270, ganhando novas molas e amortecedores com nova calibração. Na prática, de acordo com a Jeep, o Compass ganhou uma direção mais progressiva, com mais conforto em manobras e firmeza em velocidades elevadas, além de maior estabilidade e menor inclinação da carroceria.
No quesito auxílio à condução, a novidade é o Advanced Driver-Assistance Systems (ADAS), que traz frenagem emergencial automática (AEB), piloto automático adaptativo (ACC), aviso de mudança de faixas (LDW ), monitoramento de ponto cego (BSD), detector de tráfego cruzado em marcha a ré (RCP), sistema de estacionamento semiautomático Park Assist (SPM), comutação automática dos faróis (AHB), reconhecimento de placas de trânsito de velocidade da via (TSI) e detector de fadiga. O modelo conta ainda com o sistema Auto Hold, que dispensa acionar o freio em congestionamentos.
Questionados sobre a chegada dos novos concorrentes no segmento de SUVs médios – Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos –, os executivos da Jeep reconheceram as qualidades dos modelos e disseram que tem espaço para todos no mercado brasileiro, mas afirmaram que o objetivo é manter a liderança com o Compass. Apesar da medida provisória que impede a isenção do IPI para pessoas com deficiência (PcD), a Jeep revelou que vai manter a política de descontos da fábrica para esse público.
EQUIPAMENTOS EM CADA VERSÃO





COMPASS SÉRIE S – Trata-se da versão mais premium do novo Compass e não tem opcionais. Traz de série todos os itens da versão Limited e mais teto solar elétrico e panorâmico Command View, forro do teto em preto, pintura das partes plásticas na cor da carroceria, os itens de direção autônoma: frenagem autônoma para pedestres, reconhecimento de placas e detector de fadiga, além de piloto automático adaptativo, comutação automática dos faróis, monitoramento de mudanças de faixa, porta-malas com sensor de presença, Adventure Intelligence Plus, som premium Beats, banco elétrico do passageiro e tomada auxiliar 127 volts.
VERSÕES E PREÇOS DO COMPASS 2022
Jeep Compass Sport T270 Turbo Flex AT6 - R$ 139.990
Jeep Compass Longitude T270 Turbo Flex AT6 - R$ 154.990
Jeep Compass 80 Anos T270 Turbo Flex AT6 - R$ 162.990
Jeep Compass Limited T270 Turbo Flex AT6 - R$ 176.990
Jeep Compass Série S T270 Turbo Flex AT6 - R$ 187.990
Jeep Compass Longitude TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 196.990
Jeep Compass 80 Anos TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 204.990
Jeep Compass Limited TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 216.990
Jeep Compass Trailhawk TD350 Turbo Diesel AT9 4x4 - R$ 216.990