Publicidade

Estado de Minas EMPLACAMENTO

Fiat lidera vendas no Brasil: quatro modelos entre os 10 mais emplacados

A picape Strada foi o modelo mais vendido nos quatro primeiros meses do ano, abrindo distância para o vice-líder Chevrolet Onix. Confira o ranking


postado em 05/05/2021 17:08 / atualizado em 05/05/2021 18:09

A picape Fiat Strada foi o veículo mais vendido no Brasil nos quatro primeiros meses do ano, com 41.450 unidades(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
A picape Fiat Strada foi o veículo mais vendido no Brasil nos quatro primeiros meses do ano, com 41.450 unidades (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
 

Enquanto algumas montadoras acumulam prejuízos com a paralisação de suas linhas de montagem, por falta de componentes, outras aproveitam o momento para acelerar a produção e subir posições no ranking de veículos mais emplacados. Foi o que aconteceu com a Fiat, que apesar de ter concedido férias coletivas de 10 dias para seus funcionários em abril, alcançou a liderança no mercado nacional com 20,98% de participação, somando os números de automóveis e comerciais leves. A marca tem quatro modelos entre os 10 mais emplacados nos quatro primeiros meses do ano, sendo a picape Strada a líder absoluta.


A General Motors foi prejudicada com a paralisação por dois meses das linhas de montagem do Chevrolet Onix e Onix Plus, que correm o risco de ter a produção comprometida até junho. Apesar disso, se considerarmos apenas o segmento de automóveis, de janeiro a abril deste ano, a Volkswagen lidera, com 19,35% de participação no mercado brasileiro, seguida pela General Motors (16,46%) e Fiat (12,37%). A Ford, ainda com algumas unidades de seus modelos em estoque, depois do fechamento das fábricas no Brasil, teve participação de apenas 2,29%.


Já no segmento de comerciais leves, a Fiat literalmente atropela a concorrência, com 55,03% de participação, seguida pela Toyota (9,42%) e Volkswagen (8,56%). Somando os dois segmentos, no acumulado do ano até abril, a Fiat aparece mais uma vez na liderança, abocanhando 20,98% de participação no mercado nacional, tendo a VW em segundo, com 17,17%, a GM, com 14,46%, e a Hyundai, com 9,34%.

O Hyundai HB20 foi o terceiro modelo mais emplacado no acumulado do ano, com 30.512 unidades(foto: Hyundai/Divulgação)
O Hyundai HB20 foi o terceiro modelo mais emplacado no acumulado do ano, com 30.512 unidades (foto: Hyundai/Divulgação)


OS 10 MAIS De acordo com os dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a picape Fiat Strada continua sendo o modelo mais emplacado no país. De janeiro a abril, o modelo foi o campeão de vendas, com 41.450 unidades emplacadas. Depois, aparece o Chevrolet Onix, que durante alguns anos foi líder absoluto no mercado brasileiro, mas nos quatro primeiros meses do ano teve 35.160 unidades emplacadas. Em seguida aparecem Hyundai HB20, com 30.512 unidades emplacadas, Jeep Renegade (25.744), o veterano VW Gol (25.433), Fiat Mobi (24.385), Fiat Toro (24.245), Chevrolet Onix Plus (23.976), Fiat Argo (21.616) e Chevrolet Tracker (21.420). Se considerarmos o grupo Stellantis, foram cinco modelos entre os 10 mais emplacados.

Apesar de ser ultrapassado, o VW Gol ainda lidera entre os modelos de entrada(foto: Volkswagen/divulgação)
Apesar de ser ultrapassado, o VW Gol ainda lidera entre os modelos de entrada (foto: Volkswagen/divulgação)
DE ENTRADA No segmento de hatches compactos de entrada, o destaque continua sendo o jurássico VW Gol, um projeto ultrapassado, mas que ainda tem seu público cativo. De acordo com o relatório da Fenabrave, foram emplacadas 25.433 unidades do Gol de janeiro a abril, representando uma participação de 31,39%. Em seguida aparecem o Fiat Mobi, com 24.385 unidades emplacadas e 30,09% de participação, Renault Kwid (18.253 e 22,53%) e Fiat Uno (10.042 e 12,39%).

A produção do Chevrolet Onix ainda está suspensa, mesmo assim ele é o hatch compacto premium mais emplacado(foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
A produção do Chevrolet Onix ainda está suspensa, mesmo assim ele é o hatch compacto premium mais emplacado (foto: Pedro Cerqueira/EM/D.A Press)
COMPACTOS PREMIUM No segmento dos hatches compactos premium, a liderança continua com o Chevrolet Onix, que teve 35.160 unidades emplacadas de janeiro a abril, com 27,25% de participação no mercado brasileiro. O segundo lugar ficou com o Hyundai HB20, com 30.512 unidades emplacadas, seguido por Fiat Argo (21.616), VW Polo (10.607) e Toyota Yaris (8.031). Chama a atenção neste segmento o fraco desempenho do novo Peugeot 208, que apesar de ter registrado um pequeno aumento nas vendas em abril em relação a março, teve apenas 3.175 unidades emplacadas nos quatro primeiros meses do ano. Por outro lado, o Argo registrou aumento nas vendas e vem melhorando sua posição no ranking.

O Chevrolet Cruze é o único representante do segmento de hatches médios no Brasil, mas com volume de vendas baixo(foto: Chevrolet/Divulgação)
O Chevrolet Cruze é o único representante do segmento de hatches médios no Brasil, mas com volume de vendas baixo (foto: Chevrolet/Divulgação)
HATCHES MÉDIOS É um segmento que aos poucos vai deixando de existir, perdendo terreno principalmente para os SUVs. Desconsiderando os modelos importados, geralmente bem mais caros, o único representante do segmento ainda é o Chevrolet Cruze Sport6, que teve apenas 462 unidades emplacadas nos quatro primeiros meses do ano. O modelo tem o futuro incerto no Brasil e em outros mercados.

O jurássico VW Voyage é o sedã de entrada mais vendido, com 10.430 unidades emplacadas(foto: Volkswagen/Divulgação)
O jurássico VW Voyage é o sedã de entrada mais vendido, com 10.430 unidades emplacadas (foto: Volkswagen/Divulgação)
SEDÃS PEQUENOS Neste segmento, outro modelo jurássico ocupa a primeira posição, e também é da VW. Trata-se do Voyage, que teve 10.430 unidades emplacadas no acumulado do ano. Em seguida vieram os também ultrapassados Fiat Siena (4.804), Renault Logan (4.264) e Nissan V-Drive (2.125). Com a rapa do tacho em estoque em algumas concessionárias Ford do país, o Ka Sedan teve 1.614 unidades emplacadas de janeiro a abril.

Entre os sedãs compactos premium, destaque para o Chevrolet Onix Plus, com 23.976 unidades emplacadas no acumulado do ano(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Entre os sedãs compactos premium, destaque para o Chevrolet Onix Plus, com 23.976 unidades emplacadas no acumulado do ano (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
SEDÃS COMPACTOS PREMIUM Neste segmento, o Chevrolet Onix Plus deixa a concorrência para trás, pois teve 23.976 unidades emplacadas no acumulado do ano, sendo que o modelo mais próximo é o VW Virtus, com 9.014 unidades. Em terceiro lugar vem o Hyundai HB20S, com 7.579 unidades emplacadas, Toyota Yaris Sedan (5.146), Nissan Versa (4.126), Fiat Cronos (2.879) e o Honda City (2.304). É um segmento no qual todos os modelos registraram queda nas vendas em abril, se comparado com março.

Toyota Corolla se mantém na liderança entre os sedãs médios, mas as vendas estão em queda(foto: Toyota/Divulgação)
Toyota Corolla se mantém na liderança entre os sedãs médios, mas as vendas estão em queda (foto: Toyota/Divulgação)
SEDÃS MÉDIOS É outro segmento que vem sendo prejudicado pelo crescimento dos SUVs no mercado brasileiro, e também registrou queda nas vendas de abril em relação a março. O líder absoluto continua sendo o Toyota Corolla, com 12.567 unidades emplacadas no acumulado do ano. O sedã médio campeão vê seu volume de vendas diminuir a cada mês. E a lista segue com o Honda Civic (5.285 unidades), VW Jetta (1.444), Chevrolet Cruze Sedan (1.194) e o Chery Arrizo 6 (983).

O Jeep Renegade é o campeão de vendas entre os SUVs, com 25.744 unidades emplacadas(foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
O Jeep Renegade é o campeão de vendas entre os SUVs, com 25.744 unidades emplacadas (foto: Enio Greco/EM/D.A Press)
OS 10 SUVS Trata-se de um dos segmentos mais queridos do Brasil, com modelos de diferentes tamanhos e preços. E a primeira posição do ranking voltou para o Jeep Renegade, que no ano passado perdeu o posto para o VW T-Cross, que anda caindo na tabela. O Renegade foi o SUV mais emplacado nos quatro primeiros meses do ano, com 25.744 unidades emplacadas, com aumento nas vendas de abril em relação a março. Depois aparecem Chevrolet Tracker, com 21.420 unidades emplacadas, Hyundai Creta (20.609), Jeep Compass (20.377), VW T-Cross (20.377), VW Nivus (14.278), Honda HR-V (13.182), Nissan Kicks (13.040), Renault Duster (8.010) e Toyota Hilux SW4 (3.784).

A Toro é a segunda picape da Fiat mais vendida no Brasil, ajudando a marca a garantir a liderança no segmento de comerciais leves(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
A Toro é a segunda picape da Fiat mais vendida no Brasil, ajudando a marca a garantir a liderança no segmento de comerciais leves (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
PICAPES No segmento de picapes compactas, a Fiat Strada humilha a concorrência. Nos quatro primeiros meses do ano foram emplacadas 41.448 unidades do modelo, contra 10.181 unidades da VW Saveiro e 1.223 (é isso mesmo!) da Chevrolet Montana. No segmento das picapes intermediárias, outra humilhação: a Fiat Toro emplacou 24.245 unidades no acumulado do ano, enquanto a Renault Oroch só teve 4.018 unidades vendidas. Já entre as picapes médias, a liderança continua com a Toyota Hilux, com 12.569 unidades emplacadas de janeiro a abril, seguida pela Ford Ranger (7.626), Chevrolet S10 (7.518), Mitsubishi L200 (3.352), Nissan Frontier (3.225) e VW Amarok (1.249).

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade