Após enquete, a Fiat finalmente batizou seu novo crossover, que, na falta de um nome, ganhou diversos apelidos ao longo da sua trajetória: SUV do BBB, Argão, Progetto 363... As opções oferecidas pela marca eram Tuo, Domo ou Pulse. A última foi a vencedora, com 65% dos votos, enquanto Domo ficou com 25% e Tuo com 10%, num total de 380 mil votos.
O Pulse foi construído sobre a nova plataforma veicular MLA, produzida em Betim, preparada para receber o novo motor turbo e sistemas de auxílio à condução. Com ele, a Fiat entra no segmento dos SUVs e afirma que se trata de um projeto totalmente novo. Mas não há como não notar as semelhanças do modelo com o hatch compacto Argo. A distância entre-eixos do Pulse foi revelada hoje, 2,53 metros, um centímetro a mais que o Argo.
As linhas são muito parecidas, com algumas mudanças na grade, para-choque dianteiro e capô mais alto e vincado. Na traseira, um elemento novo na parte inferior do para-choque é o destaque, já que as lanternas têm o mesmo desenho. Visto de lado o modelo pode ser confundido com o Argo Trekking, com a suspensão mais alta e molduras nas caixas de rodas. Em resumo, o Pulse mais parece um Argo anabolizado com alguns detalhes para diferenciar do hatch compacto.
Mas a Fiat destaca o design italiano do modelo e chama a atenção para os faróis full LED e lanternas traseiras também em LED. Destaque também para o novo motor 1.0 12V Firefly turbo flex, desenvolvido e produzido na fábrica de Betim, que terá potência aproximada de 130cv com etanol, e poderá ser associado a um câmbio automático de seis marchas, sempre nas versões de topo de linha. Já o 1.3 aspirado, que já é usado no Argo e tem potência de 109cv e 14,2mkgf de torque, será disponibilizado nas versões de entrada, com câmbio manual ou do tipo CVT.
O interior do Pulse também promete trazer novidades, com painel mais moderno, mas mantendo a tela flutuante do sistema multimídia. A montadora revela que a conectividade do modelo será pelo Fiat Connect Me, plataforma de serviços conectados lançada na nova Toro, que pode ser acessada por smartphone, smartwatch e assistente virtual.
O SUV compacto terá ainda alguns sistemas de auxílio à condução, como frenagem automática de emergência e sistema de manutenção de faixa, ambos disponíveis na nova Toro. Mas esses sistemas serão disponibilizados nas versões de topo de linha. O novo modelo deverá trazer ainda o sistema E-Locker, que distribui a força entre as rodas do eixo dianteiro usando o sistema de tração e os freios.
A Fiat não revelou ainda os preços do novo produto, mas sabe-se que ele deverá ser posicionado abaixo do Jeep Renegade, para evitar canibalização. Diante disso, e como a versão mais em conta do SUV compacto da Jeep parte de R$ 89 mil, a expectativa é de que os preços do Pulse fiquem entre R$ 80 mil e R$ 110 mil. Mas esse e outros detalhes só serão revelados em setembro, no lançamento do SUV.
Publicidade
Após enquete, Fiat batiza seu novo SUV como Pulse. Modelo chega em setembro
Projeto ganhou diversos apelidos ao longo da sua trajetória: SUV do BBB, Argão, Progetto 363. Modelo vai trazer motor 1.0 turbo e tecnologia semiautônoma
Compartilhe no Facebook
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.
As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação