Publicidade

Estado de Minas EMPLACAMENTOS

Vendas de automóveis e comerciais leves crescem em maio, e Fiat é líder

Montadora tem 23% de participação na soma dos dois segmentos no mês e quatro modelos entre os 10 mais vendidos no mercado brasileiro


postado em 03/06/2021 17:25

Em maio, o Fiat Argo foi o modelo mais vendido no mercado brasileiro, superando até a picape Strada(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Em maio, o Fiat Argo foi o modelo mais vendido no mercado brasileiro, superando até a picape Strada (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Apesar das dificuldades impostas pela pandemia da COVID-19, que abala vários setores da economia, as vendas de automóveis e comerciais leves apresentou bons resultados em maio. De acordo com relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), houve crescimento no número de emplacamentos, se comparados os resultados de abril e maio. No acumulado do ano, também houve aumento nas vendas e a Fiat é a marca de destaque, com 21,42% de participação no mercado. A surpresa do mês foi o Fiat Argo, o modelo mais vendido, seguido pela picape Strada.


O relatório de maio da Fenabrave aponta que na soma de automóveis e comerciais leves foram emplacados 175.405 unidades, contra 163.888 registradas em abril. A diferença fica ainda maior se o resultado for comparado com maio de 2020, quando foram emplacadas apenas 56.627 unidades. No acumulado do ano, foram vendidas 837.125 unidades de automóveis e comerciais leves, contra 640.477 em igual período de 2020.


E neste cenário, a Fiat liderou em maio com 23,08% de participação na soma dos segmentos de automóveis e comerciais leves, seguida pela Volkswagen (16,51%), General Motors (9,86%), Hyundai (9,60%), Toyota (8,85%), Jeep (7,70%), Renault (7,01%), Honda (4,02%), Nissan (2,91%) e Caoa Chery (1.82%). Considerando apenas o segmento de automóveis, de janeiro a maio, a VW lidera com 19,02% de participação, seguida pela GM (15,17%) e Fiat (13,43%). Já no segmento de comerciais leves a Fiat é líder absoluta no acumulado do ano, com 53,69% de participação, contra 9,45% da Toyota e 9,02% da VW. Na soma dos segmentos de automóveis e comerciais leves, de janeiro a maio, a Fiat lidera com 21,42% de participação, seguida pela VW (17,03%) e GM (13,50%).


A surpresa de maio está na lista dos modelos mais emplacados. É que a primeira posição ficou com o Fiat Argo, com 10.929 unidades vendidas. Em segundo lugar aparece a picape Strada, com 9.919 unidades emplacadas, seguida pelo hatch compacto Mobi (7.443), Jeep Renegade (7.361) e Hyundai HB20 (7.290). Os números confirmam a boa fase da Fiat no mercado brasileiro, mas é preciso considerar que a General Motors interrompeu a produção de suas fábricas, comprometendo sua participação no mercado.

Já no acumulado do ano, de janeiro a maio, a Fiat Strada é líder absoluta, com 51.366 unidades vendidas(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
Já no acumulado do ano, de janeiro a maio, a Fiat Strada é líder absoluta, com 51.366 unidades vendidas (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
OS 10 MAIS Considerando os números de emplacamentos de janeiro a maio, a Fiat Strada permanece no topo da ,lista, com 51.368 unidades vendidas. A segunda posição é do Chevrolet Onix, com 38.978 unidades emplacadas, seguido pelo Hyundai HB20 (37.801), Jeep Renegade (33.105), Fiat Argo (32.544), VW Gol (32.228), Fiat Mobi (31.827), Fiat Toto (28.184), Hyundai Creta (27.591) e Chevrolet Onix Plus (27.341).

O velho Volkswagen Gol é o hatch compacto de entrada mais vendido no mercado brasileiro(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O velho Volkswagen Gol é o hatch compacto de entrada mais vendido no mercado brasileiro (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
 HATCHES No segmento dos chamados hatches de entrada, não teve surpresa: o VW Gol continua liderando com 32.228 unidades emplacadas de janeiro a maio. Depois aparecem o Fiat Mobi (31.827), o Renault Kwid (23.104) e o Fiat Uno (12.708). Já no segmento dos hatches premium, o Chevrolet Onix mantém a liderança no acumulado do ano, com 38.978 unidades emplacadas, mas o modelo registrou uma queda de 6.401 unidades vendidas em abril para 3.820 em maio. O segundo lugar entre os hatches premium é do Hyundai HB20, que emplacou 37.801 unidades no acumulado do ano, sendo seguido pelo Fiat Argo (32.544), VW Polo (12.699) e Toyota Yaris (10.205).

No segmento dos sedãs compactos de entrada o campeão de vendas é o VW Voyage, com 13.280 unidades emplacadas até maio(foto: Pedro Danthas/Volkswagen/Divulgação)
No segmento dos sedãs compactos de entrada o campeão de vendas é o VW Voyage, com 13.280 unidades emplacadas até maio (foto: Pedro Danthas/Volkswagen/Divulgação)
 SEDÃS COMPACTOS Neste segmento, que tem um público consumidor específico, os números já não são tão animadores como já foram no passado, mas, mesmo assim, apresentou crescimento em maio, se comparado a abril. O modelo mais vendido de janeiro a maio foi o velho VW Voyage, com 13.280 unidades emplacadas. Ele está bem distante do não menos velho Fiat Siena, segundo colocado, com 5.968 unidades emplacadas. Depois aparecem na lista da Fenabrave o Renault Logan, com 5.462 unidades, e o Nissan V-Drive, com 2.792.

O Chevrolet Onix Plus teve a produção interrompida, queda nas vendas em maio, mas mesmo assim é líder no segmento dos sedãs compactos premium(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O Chevrolet Onix Plus teve a produção interrompida, queda nas vendas em maio, mas mesmo assim é líder no segmento dos sedãs compactos premium (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
 SEDÃS PREMIUM No segmento de sedãs compactos premium, o Chevrolet Onix Plus vem conseguindo manter a liderança mesmo tendo a sua produção interrompida por mais de dois meses, com queda nas vendas em maio. Foram emplacadas, no acumulado do ano, 27.341 unidades do modelo, que ficou à frente do VW Virtus (11.072), Hyundai HB20S (9.513), Toyota Yaris Sedan (6.369) e do Fiat Cronos (4.847), que vende bem menos do que seu irmão hatch Argo.

O Toyota Corolla mantém a posição de líder no segmento dos sedãs médios(foto: Toyota/Divulgação)
O Toyota Corolla mantém a posição de líder no segmento dos sedãs médios (foto: Toyota/Divulgação)
SEDÃS MÉDIOS Trata-se de um segmento que vem perdendo espaço para os SUVs, mas, apesar disso, os principais modelos tiveram aumento nas vendas em maio em relação a abril. No acumulado do ano, o mais vendido continua sendo o imbatível Toyota Corolla, que teve 16.357 unidades emplacadas. Em segundo lugar, o Honda Civic teve 6.814 unidades emplacadas, seguido por VW Jetta (1.804), Chevrolet Cruze Sedan (1.535) e o Chery Arrizo 6 (1.231). que agrada pela relação custo/benefício, mas que ainda não mostrou força suficiente para chegar perto dos líderes.

As vendas do Renegade aumentaram em maio e o modelo se consolida na liderança entre os SUVs(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
As vendas do Renegade aumentaram em maio e o modelo se consolida na liderança entre os SUVs (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
 SUVS No cobiçado segmento dos SUVs, o Jeep Renegade permanece no topo da lista, mas já começa a enxergar a proximidade da concorrência. O modelo teve aumento nas vendas em maio, em relação a abril, e no acumulado do ano registra 33.105 unidades emplacadas. O segundo lugar, que por muito tempo foi ocupado pelo Jeep Compass, agora está com o Hyundai Creta, que de janeiro a maio teve 27.591 unidades emplacadas. Depois dele, aparece o Compass, com 26.509 unidades, seguido por Chevrolet Tracker (26.137), VW T-Cross (25.861), VW Nivus (17.112), Honda HR-V (16.277), Nissan Kicks (15.919), Renault Duster (10.597) e o recém-lançado Toyota Corolla Cross, com 5.604 unidades emplacadas em pouco mais de dois meses.

A Fiat Toro teve uma queda significativa nas vendas de abril (6.679 unidades) para maio (3.942), mas manteve a liderança no acumulado do ano(foto: Fiat/Divulgação)
A Fiat Toro teve uma queda significativa nas vendas de abril (6.679 unidades) para maio (3.942), mas manteve a liderança no acumulado do ano (foto: Fiat/Divulgação)
PICAPES É o segmento em que a líder absoluta é a compacta Fiat Strada, o modelo mais vendido no mercado brasileiro nos cinco primeiros meses do ano, com 51.366 unidades emplacadas. Ela fica muito distante de suas principais concorrentes, as jurássicas VW Saveiro (12.638 unidades) e a quase morta Chevrolet Montana (1.742). Já no segmento das picapes intermediárias, a Fiat Toro teve uma queda significativa nas vendas de abril (6.679 unidades) para maio (3.942), mas manteve a liderança no acumulado do ano, com 28.184 unidades emplacadas, contra apenas 4.896 da Renault Oroch.

A Toyota Hilux teve 15.701 unidades emplacadas de janeiro a maio(foto: Toyota/Divulgação)
A Toyota Hilux teve 15.701 unidades emplacadas de janeiro a maio (foto: Toyota/Divulgação)
PICAPES MÉDIAS A liderança por aqui continua com a Toyota Hilux, que assim como seus principais concorrentes registrou queda nas vendas em maio, comparando com abril. O modelo teve 15.701 unidades empacadas de janeiro a maio, contra 9.462 unidades da Chevrolet S10, 9.056 da Ford Ranger, 4.594 da Mitsubishi L200, 3.985 da Nissan Frontier, e 2.352 da VW Amarok.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade