Está quase tudo pronto para o lançamento do Renault Captur 2022, que será apresentado oficialmente no mercado brasileiro no dia 7 de julho. Mas enquanto isso não acontece, a montadora vem revelando alguns poucos detalhes sobre o SUV compacto. A informação mais recente é de que o modelo será equipado com motor 1.3 TCe, turbo, flex, de 170cv e 27,5kgfm de torque, acoplado ao câmbio automático CVT de oito velocidades simuladas. Não é o motor compacto turbo mais potente disponível no Brasil, mas promete proporcionar bom desempenho.
O Captur 2022 já está sendo produzido no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR). O motor 1.3 turbo TCe que equipará o modelo foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz e é usado nos modelos Classe A, GLA e GLB da marca alemã, com potência de 163cv e 25,5kgfm de torque. Este propulsor substituirá o 2.0 aspirado beberrão, de 148cv e 20,9kgfm, que deixará de ser disponibilizado no modelo.
CONCORRENTES Se comparado com os propulsores de baixa cilindrada disponíveis atualmente no mercado brasileiro, o 1.3 TCe da Renault não é o mais potente. Ele perde para o motor 1.3 turbo flex que o grupo Stellantis usa na Fiat Toro e no Jeep Compass, modelo 2022, que desenvolve 180cv com gasolina e 185cv com etanol a 5.750rpm, e torque de 27,5kgfm a 1.750rpm. A diferença em favor do motor do Captur é que o torque de 27,5kgfm já está disponível a 1.600rpm.
Mas a Renault afirma que o motor 1.3 TCe do Captur tem “tecnologia desenvolvida nas pistas da Fórmula 1”, e que associado ao câmbio automático CVT XTronic de oito velocidades simuladas “garante retomadas de velocidade vigorosas e força em todas as condições de uso”. Só mesmo depois de dirigir o SUV compacto será possível dizer se houve melhora tanto no desempenho quanto no consumo.