

ELÉTRICA O inverno é o período em que o sistema elétrico do carro é mais exigido. O componente mais importante é a bateria, que merece uma verificação de carga e também da recarga por parte do alternador. Se estiver ruim, considere trocá-la antes que ela “morra” de vez. Pense bem, caso isso ocorra, nem sempre você pode estar no conforto da sua garagem, e chamar uma troca de emergência tira a sua vantagem de pechinchar o preço de uma bateria nova. Uma boa dica para conservar por mais tempo este componente é adquirir o hábito de manter a embreagem acionada enquanto dá a partida no veículo, poupando assim a bateria e o motor de arranque. No inverno também é aconselhável inspecionar as velas de ignição, que, se estiverem gastas, podem dificultar a produção da centelha, exigindo mais do sistema elétrico.

NÃO ESQUENTAR Hábito dos motoristas mais antigos, deixar o motor ligado nos dias frios para esquentar o motor do carro, ainda por cima pisando no acelerador, é absolutamente equivocado. Em veículos com injeção eletrônica de combustível este procedimento só vai resultar em desperdício de combustível e aumento das emissões. O indicado é ligar o carro e deixar o motor em marcha lenta até que o ponteiro do conta-giros estabilize em torno dos 1.000rpm, o que acontece em um minuto, o tempo de colocar o cinto de segurança e conferir o ajuste dos retrovisores, e o carro já está pronto para sair. Se quiser preservar o veículo, evite subir muito as rotações na fase fria do motor.

CHOQUE Para finalizar, uma curiosidade bastante irritante. Sabe quando você vai fechar a porta do carro e leva aquele choque? Isto é muito comum no inverno e é provocado pela energia estática acumulada com o atrito da roupa com o tecido do banco. Quer evitar esse desconforto? Experimente encostar na carroceria antes de sair do carro, para que a carga acumulada seja dissipada.