Publicidade

Estado de Minas PARA 2024

Great Wall Motors compra fábrica da Mercedes para produzir carros no Brasil

Gigante chinesa vive fase de expansão mundial, produzindo também na Rússia, Tailândia e Índia. Confira os modelos que podem ser vendidos no Brasil


postado em 06/07/2021 15:23 / atualizado em 06/07/2021 15:42

Haval H6 é SUV médio que pode competir com Jeep Compass e cia(foto: GWM/Divulgação)
Haval H6 é SUV médio que pode competir com Jeep Compass e cia (foto: GWM/Divulgação)
As negociações já estavam em andamento, mas o jornal O Globo cravou que a chinesa Great Wall Motors (GWM) finalmente comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP), desativada no fim de 2020, onde os modelos Classe C e GLA foram montados.

De acordo com o jornalista Marcelo Ninio, que é correspondente na China, a GWM é o maior fabricante de SUVs e picapes da China, com 1,1 milhão de carros vendidos em 2020. O flerte da empresa automobilística com o Brasil já era antigo, já que há mais de uma década eles aguardavam um momento favorável para fazer parte do nosso mercado. Ainda não há um anúncio oficial por parte da empresa, mas a aquisição foi registrada em um informativo interno da Great Wall Motors.

Haval H2 é um dos candidatos que podem ser fabricados no Brasil(foto: GWM/Divulgação)
Haval H2 é um dos candidatos que podem ser fabricados no Brasil (foto: GWM/Divulgação)
A empresa vive uma fase de forte expansão mundial, com a meta ambiciosa de produzir 4 milhões de veículo até 2025, sendo que 80% deles seriam movidos a “novas energias”, como a elétricas e o hidrogênio. O plano de internacionalização da GWM  – que é privada, mas conta com a ajuda estratégica do governo chinês – teve inicio há dois anos, quando adquiriu uma fábrica na Rússia e uma na Tailândia. A gigante chinesa também está em vias de começar a fabricar na Índia.

Linha de picapes médias Poer, da GWM(foto: GWM/Divulgação)
Linha de picapes médias Poer, da GWM (foto: GWM/Divulgação)
A Great Wall Motors possui quatro divisões de veículos: a Haval é especializada em SUVs; a GWM empresta seu nome à picapes; a Wey é focada em carros de luxo; e a Ora em elétricos. De acordo com o site Webmotors, a especulação é que o início das operações brasileiras seriam apenas em 2024, tempo necessário fara formar uma rede de concessionárias e homologar os veículos.

Haval H4 tem porte de médio, mas pode ter preço para competir com os SUVs compactos(foto: GWM/Divulgação)
Haval H4 tem porte de médio, mas pode ter preço para competir com os SUVs compactos (foto: GWM/Divulgação)
Em um primeiro momento os veículos seriam importados, com um perfil de modelos mais caros como o SUV médio Haval H6 e a picape média Poer. Depois a gama passa a ter veículos de produção nacional com modelos menores como os SUVs Haval H2 e Haval H4. Um veículo elétrico da Ora e outro modelo da Wey também poderiam ser vendidos por aqui como uma vitrine da marca.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade