





Além do turbo, o propulsor tem várias tecnologias para aprimorar o desempenho e o consumo, como o dublo comando de válvulas variável, injeção direta de combustível e soluções para redução de atritos. De acordo com o Inmetro, o consumo de combustível na cidade é de 11,1 km/l com gasolina e 7,5 km/l com etanol. Na estrada o consumo é 12 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol. A parte ruim é que esse motor é produzido na Espanha, o que pode encarecer a aquisição e a manutenção, mas, sua adaptação à tecnologia flex ficou a cargo da engenharia brasileira.
RODANDO Rodar com o Captur 2022 é agradável. Na cidade, o bom torque em baixas rotações proporciona boa capacidade de reagir. Na estrada, o desempenho é satisfatório para realizar ultrapassagens e retomadas em pouco tempo. O câmbio gerencia bem as trocas de marcha. A suspensão tem bom compromisso entre conforto e estabilidade, tendendo a ser um pouco mais rígida. A direção agora tem assistência elétrica, no lugar da anterior, que era eletro-hidráulica, com pesos adequados.

O pacote intermediário é o Intense (R$ 129.490), que traz ar-condicionado automático, luzes de neblina em LED com função auxiliar em curvas sensores de chuva e crepuscular. Já a versão de topo Iconic (R$ 138.490) soma sensor de ponto cego, sistema Multiview (com quatro câmeras), partida remota do motor e bancos revestidos em couro.
VALE? Com esta reestilização, o Renault Captur ficou mais competitivo frente a concorrência. A faixa de preço do modelo abrange as versões de topo dos demais SUVs compactos, o que soa pretensioso para um veículo que vinha tão mal no mercado. Mas, sem dúvida, o modelo tem como principal chamariz a motorização 1.3 turbo. A renovação do interior foi grande, mas apenas o equiparou aos seus pares. O pacote de equipamentos é bom, mas está longe de ser o melhor do segmento. O visual é um quesito subjetivo e, mesmo renovadas, as linhas do modelo já não soam como novidade, e ainda pagam o preço de se aproximar muito do pequeno Kwid.
FICHA TÉCNICA

MOTOR (*)
Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, 1.332cm³ de cilindrada, com turbo e injeção direta de combustível, flex, que desenvolve potências máximas de 162cv (gasolina) e 170cv (etanol) entre 5.500 e 6.000rpm e torque máximo de 27,5kgfm (g/e) entre 1.600rpm e 3.750rpm
TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, e câmbio automático tipo CVT que simula oito marchas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, tipo McPherson; traseira, semi-independente, tipo eixo de torção, com barra estabilizadora /17 polegadas (liga leve) / 215/60 R17
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS (*)
A disco ventilados na frente e tambores na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES (*)
Tanque, 50 litros; capacidade de carga (passageiro e carga), ND
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,38m; largura, 1,81m; altura, 1,62m; distância entre-eixos, 2,67m; e altura em relação ao solo, 21,2cm
VOLUME DO PORTA-MALAS (*)
437 litros
ÂNGULOS (*)
De ataque, 19 graus; de saída, 30 graus; central, 25 graus
PESO (*)
1.366 quilos
PERFORMANCE (*)
Velocidade máxima de 190 km/h (g/e)
Aceleração até 100km/h em 9,2 segundos (e)
CONSUMO (**)
Cidade, 11,1 km/l (g) e 7,5 km/l (e)
Estrada, 12 km/l (g) e 8,3 km/l (e)
(*) Dados do fabricante
(**) Dados do Imnetro
ND Não disponível
(g) gasolina
(e) etanol