Publicidade

Estado de Minas FOCO NA RECUPERAÇÃO

GM retoma produção do Onix e anuncia chegada da linha 2022 para setembro

As atividades na fábrica da Chevrolet em Gravataí (RS) serão retomadas em um turno hoje (16/8), depois de mais de quatro meses de paralisação


postado em 16/08/2021 07:00 / atualizado em 13/08/2021 19:25

A fábrica de Gravataí, onde são produzidos os modelos Onix e Onix Plus, retoma as atividades hoje(foto: Chevrolet/Divulgação)
A fábrica de Gravataí, onde são produzidos os modelos Onix e Onix Plus, retoma as atividades hoje (foto: Chevrolet/Divulgação)

 

Quando a General Motors anunciou a suspensão da produção em suas fábricas, por no mínimo dois meses, no fim de março, por falta de semicondutores, já era sabido que as consequências seriam danosas. E foram! A GM perdeu a liderança do mercado de automóveis e o Onix deixou de ser o modelo mais vendido no país. Mas agora a montadora anuncia a retomada da produção, em um turno, em sua fábrica de Gravataí (RS), onde são feitos o Onix e o Onix Plus. A linha 2022 dos modelos chegará ao mercado em setembro.


De acordo com a montadora, o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí da General Motors (CIAG) retoma suas atividades a partir de hoje (16/8), depois de ter “sido impactado pela escassez de componentes”, semicondutores e outros. A retomada da produção se dá com a linha 2022 do Chevrolet Onix (hatch) e Onix Plus (sedã), oferecidos com três conjuntos mecânicos – 1.0 MT6, 1.0 Turbo MT6 e 1.0 Turbo AT6 – nas versões RS, Midnight e Premier.

MERCADO Depois de permanecer na liderança do mercado de automóveis no Brasil por longo período, o Chevrolet Onix  começou a sofrer as consequências da falta de insumos a partir de março deste ano. Naquele mês, ele se mantinha como o modelo mais emplacado entre os automóveis no acumulado do ano, com 28.759 unidades, ficando à frente do Hyundai HB20 (23.665) e Jeep Renegade (19.111). Mas, em março, a picape Strada já tinha ultrapassado o Onix, com 28.869 unidades emplacadas nos três primeiros meses do ano.

O Chevrolet Onix liderou o ranking dos modelos mais emplacados durante um bom tempo, mas agora está em baixa(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
O Chevrolet Onix liderou o ranking dos modelos mais emplacados durante um bom tempo, mas agora está em baixa (foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)


Quando a General Motors suspendeu a produção no início de abril, a situação ficou ainda pior. No fim do mês, a Fiat Strada ampliou a diferença, se consolidando como o veículo mais emplacado nos quatro primeiros meses do ano, com 41.450 unidades. No mesmo período, o Chevrolet Onix teve 35.160 unidades emplacadas, sendo seguido por Hyundai HB20 (30.512) e Jeep renegade (25.744).


Essa situação se repetiu em maio, mês em que o Fiat Argo começou a ampliar seu número de emplacamentos, indicando que seria mais uma ameaça ao Onix no segmento de automóveis. No mês seguinte, enquanto a Strada disparava como o modelo mais emplacado no acumulado do ano, com 61.064, o segmento de hatches compacto já apresentava o Hyundai HB20 na liderança, com 45.408 unidades, seguido pelo Fiat Argo (41.926) e o Chevrolet Onix (41.510).


Mas foi em julho que a situação do hatch compacto da GM se complicou de vez. No mês, o Fiat Argo foi o modelo mais emplacado, com 10.873 unidades, superando a Strada (9.439). Depois apareceram o Fiat Mobi (8.059) e o Hyundai HB20 (7.799). O Chevrolet Onix foi parar na 27ª posição do ranking, com apenas 1.387 unidades emplacadas em julho. E no acumulado dos sete primeiros meses do ano, o ranking fechou com a Strada em primeiro lugar, com 70.502 unidades emplacadas, seguida por Hyundai HB20 (53.205), Fiat Argo (52.797), Jeep Renegade (47.462), Fiat Mobi (47.413) e Chevrolet Onix (42.894).

O Onix Plus, sedã compacto, também teve suas vendas afetadas pela falta de semicondutores(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
O Onix Plus, sedã compacto, também teve suas vendas afetadas pela falta de semicondutores (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)


Apesar dos números mostrarem uma realidade pouco otimista, a GM acredita na retomada do Onix ao topo do ranking. A montadora destaca que um dos atrativos do modelo é a boa relação custo-benefício, amparada pelo “baixo consumo de combustível, bom nível de equipamentos e conectividade”. O modelo traz de série seis airbags, controle eletrônico de tração e estabilidade e assistente de partida em rampa, entre outros. A linha 2022 do Onix começa a chegar às concessionárias de todo país até do fim de setembro.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade