Publicidade

Estado de Minas DE CHEGADA

Great Wall Motor confirma aquisição da fábrica da Mercedes em Iracemápolis

Fabricante chinês anuncia que, após atualização, planta terá capacidade para produzir 100 mil carros por ano e vai gerar cerca de 2 mil empregos locais


postado em 18/08/2021 17:09

(foto: GWM/Divulgação)
(foto: GWM/Divulgação)
A Great Wall Motor (GWM), fabricante chinês de veículos, confirmou a aquisição da antiga fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis (SP). A transação dos ativos envolveu o terreno, a fábrica, as máquinas e os equipamentos, portanto, sem a transferência de pessoal. A entrega da fábrica aos chineses está prevista ainda para 2021.

De acordo com a GWM, após a atualização, a capacidade de produção anual da fábrica chegará a 100 mil unidades, criando cerca de 2 mil empregos locais. A ideia é transformar a fábrica de Iracemápolis em uma das bases globais de produção de automóveis, acelerando o desenvolvimento e implementação estratégica da marca no mercado brasileiro e sul-americano.

Para Meng Xiangjun, presidente rotativo da Great Wall Motor, a transação deve promover ainda mais a transformação da companhia em uma empresa de mobilidade de tecnologia global. Vale lembrar que a empresa vive uma fase de forte expansão mundial, com a meta ambiciosa de produzir 4 milhões de veículo até 2025, sendo que 80% deles seriam movidos a “novas energias”, como a elétricas e o hidrogênio. O plano de internacionalização da GWM teve inicio há dois anos, quando adquiriu uma fábrica na Rússia e uma na Tailândia. A gigante chinesa também está em vias de começar a fabricar na Índia.

“O Brasil é o maior e mais populoso país da América Latina. Sua força econômica ocupa o primeiro lugar na América do Sul, suas vendas de automóveis ocupam o sétimo lugar no mundo e o mercado consumidor de automóveis tem grande potencial”, analisa Liu Xiangshang, vice-presidente da Great Wall Motor.

O executivo garante que a marca tem estudado as preferências dos consumidores locais, assim como a dinâmica do nosso mercado automobilístico. Ele ainda se comprometeu com o incentivo à pesquisa e desenvolvimento locais. A marca também chegou prometendo introduzir conceitos avançados de produção, gestão de qualidade, proteção ambiental e gestão de informações.

A Great Wall Motors possui quatro divisões de veículos: a Haval é especializada em SUVs; a GWM empresta seu nome à picapes; a Wey é focada em carros de luxo; e a Ora em elétricos. A marca ainda não falou sobre a estratégia que será adotada a partir da confirmação da aquisição da fábrica, como a formação de uma rede de concessionárias e se haverá importação de modelos antes do início da fabricação.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade