
De acordo com o site especializado, esse veículo será baseado na nova geração do City, terá comprimento na faixa dos 4,30 metros e versões de cinco e sete lugares. No mercado indiano, esse utilitário-esportivo é considerado de porte médio, mas por aqui ele seria classificado como compacto. A publicação mesmo aponta como concorrentes o Hyundai Creta e o Volkswagen Taigun (nosso T-Cross). Mas, é bom ter paciência, já que o lançamento do modelo é esperado para o segundo semestre de 2023.
Não é segredo que a Honda vive uma espécie de crise existencial no mercado brasileiro. Enquanto prepara uma renovação completa em sua gama atual, a marca de origem japonesa padece em um limbo, sem se destacar em qualquer segmento. Seu último grande sucesso foi o SUV compacto HR-V, que liderou o segmento por alguns anos, mas não se manteve atraente a partir da chegada de novos concorrentes.
Mas, é claro que a marca não está morta e se prepara para voltar a brilhar. A primeira ofensiva será dada ainda em 2021, com a chegada da nova geração do City. Além do sedã compacto, a maior expectativa é para a chegada de seu inédito (no Brasil) hatchback, esperado para o início de 2022. É nesses veículos que está a aposta da marca em manter os volumes atuais, apesar da redução do número de modelos fabricados por aqui, conforme declaração dada em junho por Atsushi Fujimoto, o novo presidente da Honda para a América do Sul.
Porém, a Honda vai arriscar muito se for oferecer mesmo o City apenas com motor 1.5 aspirado, com alguns apostam. Recentemente, outras marcas já frustraram as expectativas de um motor turbo, como a Peugeot com o 208 e a Nissan com o Versa e o Kicks. Infelizmente, o SUV compacto de entrada que será fabricado no Brasil também deverá trazer esse motor 1.5 aspirado de até 126cv de potência, com injeção direta de combustível, ligado a um câmbio CVT.
