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Estado de Minas MOBILIDADE

VW estende programa de carros por assinatura a todo o país e inclui o Taos

Depois de ser disponibilizado em São Paulo, o Vw Sign&Drive passa a ser oferecido em toda a rede de concessionárias no Brasil, trazendo uma série de vantagens


postado em 31/08/2021 19:40

Para ter o Volkswagen Taos por assinatura na garagem o cliente paga a partir de R$ 3.399 mensais (foto: Volkswagen/Divulgação)
Para ter o Volkswagen Taos por assinatura na garagem o cliente paga a partir de R$ 3.399 mensais (foto: Volkswagen/Divulgação)

 

A Volkswagen do Brasil e a Volkswagen Financial Services anunciaram hoje a expansão do seu programa de carros por assinatura, o Sign&Drive, que passa a ser disponibilizado em todo o Brasil. O serviço foi inaugurado no ano passado em São Paulo e a partir de agora poderá ser adquirido em qualquer concessionária da marca no país. Trata-se de um programa no qual o cliente escolhe o carro, determina por quanto tempo quer ficar com ele, define o valor que será pago mensalmente e depois vai até a concessionária para retirá-lo. Outra novidade é que o recém-lançado Taos também passa a ser oferecido entre as opções do Sign&Drive.


Para a Volkswagen, o programa de assinatura é “uma maneira contemporânea de se consumir carros”. É uma opção bem descomplicada para quem quer ter um carro sem a necessidade de investir grandes quantias e sem algumas das obrigações habituais que o proprietário de um automóvel tem. O cliente faz a assinatura do contrato de forma digital, no website da Volkswagen, escolhendo o período que pretende ficar com o carro (12, 18 ou 24 meses). Os modelos disponíveis são Virtus, Jetta, Tiguan, T-Cross e Taos, sendo os dois últimos nas versões Highline e Comfortline. Vale lembrar que o programa de carro por assinatura é oferecido também pelas montadoras Fiat, Toyota, Nissan e Renault, e pelas locadoras Localiza, Unidas e Movida.

SEIS PASSOS Para contratar o VW Sign&Drive basta seguir seis passos, procedimento que pode ser feito de maneira on-line ou presencialmente nas concessionárias da marca. Pela internet, o cliente acessa o site www.vw.com.br/signanddrive, escolhe o modelo, customiza o plano, se cadastra, faz o upload dos documentos, confirma os dados e, por fim, assina digitalmente o contrato. Feito isso, basta comparecer à concessionária indicada para fazer a retirada do veículo. Estão inclusos na assinatura: documentação (IPVA, licenciamento e emplacamento), seguro, manutenção preventiva e franquia de até 2.500 quilômetros por mês.


Mas tem um detalhe. A entrega do carro não é imediatamente após a assinatura do contrato. De acordo com a VW, o modelo escolhido será entregue em até 45 dias corridos após a assinatura digital do documento. Se preferir fazer o processo na concessionária, o cliente contará com a ajuda de vendedores treinados, que indicarão os modelos disponíveis, registrando em seguida o pedido na plataforma VW Sign&Drive. Depois é só aguardar o prazo de 45 dias para retirar o veículo.


Já o contrato de assinatura do VW T-Cross tem custo mensal a partir de R$ 2.439(foto: Volkswagen/Divulgação)
Já o contrato de assinatura do VW T-Cross tem custo mensal a partir de R$ 2.439 (foto: Volkswagen/Divulgação)
A Volkswagen esclarece que as manutenções preventivas necessárias no veículo poderão ser feitas em qualquer concessionária da rede. O cliente que faz a opção pelo carro por assinatura não tem que pagar as manutenções, IPVA e seguro, mas é claro que os valores dessas despesas já estão embutidos nas parcelas mensais. Ao final do período estipulado no contrato, o cliente pode optar por uma nova assinatura.

PREÇOS De acordo com a montadora, os preços variam conforme o modelo escolhido, o prazo da assinatura e a franquia de quilometragem escolhida. Os valores partem de R$ 2.439 mensais para T-Cross, e de R$ 3.399 para Taos, conforme tabela do mês de agosto de 2021. Ou seja, para alugar um T-Cross por um ano, o cliente vai desembolsar um total de R$ 29.268, o que corresponde a pouco mais de 20% do valor do carro (R$ 134.900 na versão Comfortline). E a VW acrescenta que os preços da mensalidade podem mudar de acordo com a cor e/ou acessórios do carro.


A montadora revela que neste primeiro momento deve disponibilizar cerca de mil carros para assinatura, mas informa que esse número certamente vai crescer de acordo com a demanda. A falta de semicondutores, que afeta toda a produção da indústria automotiva, também impede que o programa por assinatura cresça rapidamente, já que a montadora tem que priorizar a entrega dos carros para os clientes que optaram pela compra.


A VW esclarece ainda que o contrato por assinatura prevê a cobertura dos gastos com a manutenção preventiva, mas não cobre os custos por defeitos causados por mal-uso, e não exime o cliente de pagar a franquia do seguro em caso de acidente. O programa inclui também o serviço de gestão de multas, que apenas informa ao cliente as infrações por ele cometidas. Mas quem paga a multa é o próprio cliente.


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