Publicidade

Estado de Minas VRUM

Citroën divulga imagem da nova geração do C3 no Brasil

Teaser confirma que as linhas básicas do hatchback serão semelhantes às do modelo europeu, mas com uma 'pegada' aventureira. Confira os detalhes


postado em 14/09/2021 12:15

(foto: Citroën/Divulgação)
(foto: Citroën/Divulgação)
A Citroën divulgou um teaser da nova geração do C3, que será revelada na próxima quinta-feira (16/9). A imagem confirma a semelhança com o modelo europeu (apenas visual!), porém com alguns elementos exclusivos e aventureiros. Vale lembrar que o posicionamento de mercado deste veículo será abaixo do Peugeot 208, hoje vendido a partir de R$ 80.990.

Nova geração do C3 europeu foi lançada no início de 2020(foto: Citroën/Divulgação)
Nova geração do C3 europeu foi lançada no início de 2020 (foto: Citroën/Divulgação)
Mas, espere! Apesar da apresentação do hatchback estar próxima, seu lançamento comercial será apenas no início de 2022. De acordo com o fabricante, o modelo foi desenvolvido para fortalecer sua presença em regiões estratégicas, e promete um novo capítulo na história da marca no Brasil.

A partir da imagem, podemos esperar pelos chevrons da logomarca Citroën rentes ao capô, com seus prolongamentos se integrando à assinatura luminosa do modelo, que formam um X. Os faróis estão integrados ao para-choque dianteiro, estilo popularizado pela Fiat Toro.

A grade hexagonal tem uma divisão interna e suas laterais abrigam os faróis de neblina. A porção aventureira mais evidente é o rack de teto, mas também é possível perceber as molduras nas caixas de roda, estas presentes no modelo europeu. Outro detalhe aguardado são os frisos laterais chamados airbumps.

Como já falamos por aqui, o novo Citroën C3 marca a estreia da plataforma CMP na planta de Porto Real (RJ), já que a estrutura já é usada no Peugeot 208 importado da Argentina. Para baratear a produção (e aumentar os lucros), a plataforma não é exatamente igual à europeia, ganhando simplificações para a aplicação em países emergentes.

Apesar de usar uma plataforma da fase do Grupo PSA, a nova geração do C3 chega ao mercado com o motor 1.0 Firefly da Fiat (com até 77cv de potência e 10,9kgfm de torque), já um espólio da nova fase Stellatis. Mas o modelo também vai usar o velho motor 1.6 FlexStart (com até 118cv e 16,1kgfm) da PSA, que posteriormente deverá ser substituído pelo 1.0 turbo GSE (de aproximadamente 130cv) que estreia no inédito Fiat Pulse.

Projeto chinês, sedã compacto Citroën C3L chegou a ser registrado junto ao INPI(foto: Citroën/Divulgação)
Projeto chinês, sedã compacto Citroën C3L chegou a ser registrado junto ao INPI (foto: Citroën/Divulgação)
Depois do lançamento do novo C3, a linha Citroën vai ganhar um crossover inédito construído sobre a mesma plataforma e vai substituir o atual C3 Aircross, novidade aguardada para o fim de 2022. Ainda dentro do projeto Smart Cars, que prevê uma família de veículos de baixo custo sobre esta plataforma simplificada, espere para meados de 2024 pela chegada de um sedã compacto.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade