Publicidade

Estado de Minas ESTILOSO

Citroën revela nova geração do C3, que será lançada só no início de 2022

Visual foi inspirado nos SUVs, com boa altura em relação ao solo e capô elevado. Estilo jovial inclui diferentes combinações de cor para o teto e carroceria


postado em 16/09/2021 12:11

(foto: Citroën/Divulgação)
(foto: Citroën/Divulgação)
A Citroën apresentou ao mercado mundial emergente a nova geração do hatch C3. Junto ao veículo, que será lançado no Brasil apenas no início de 2022, foi apresentada também uma nova Citroën, agora sob o guarda-chuva do Grupo Stellantis (que ainda abraça as marcas Fiat, Jeep, Peugeot, Alfa Romeo, Opel, RAM, Dodge, Chrysler, entre outras).

Após ao que podemos considerar um fracasso das marcas Peugeot e Citroën no mercado brasileiro, com a má fama do pós-venda e participação muito aquém do seu potencial, as marcas têm uma rara oportunidade de recomeçar, mérito da história construída por cada uma. O trabalho vai ser árduo e acaba de começar.

E o novo C3 honra o legado da Citroën, com suas linhas sempre originais. O design do modelo foi baseado no C3 europeu, mas foi desenvolvido pelas equipes locais da América do Sul para atender às preferências da região.

(foto: Citroën/Divulgação)
(foto: Citroën/Divulgação)
O porte remete a um crossover, com boa altura em relação ao solo. O capô é alto e anabolizado, se encaixando sobre os chevrons da logomarca Citroën, que se prolongam para as extremidades e se fundem com o conjunto óptico, formando uma assinatura luminosa em Y de cada lado. Os faróis ficam no meio desse Y. A grade hexagonal é dividida para afixar a placa e tem os faróis de neblina nas extremidades.

(foto: Citroën/Divulgação)
(foto: Citroën/Divulgação)
As laterais são vincadas, com molduras nas caixas de roda e frisos largos (airbumps). O tamanho das rodas não foi divulgado. Na lateral também se destacam os racks de teto. Desse ponto de vista também é possível notar que haverá opção de combinar diferentes cores para a carroceria e o teto. A traseira tem o balanço bem curto, com lanternas que formam uma assinatura luminosa formada por duas linhas.

(foto: Citroën/Divulgação)
(foto: Citroën/Divulgação)
INTERIOR O painel tem orientação horizontal, com destaque para a tela de 10 polegadas do sistema multimídia, que provavelmente equipará apenas as versões de topo. O visual interno do novo C3 também é bem jovial, com uma grande peça em plástico laranja dominando o restante do painel. Também está disponível um suporte integrado para o smartphone.

O volante tem base achatada e traz alguns comandos. A marca promete uma posição de dirigir elevada, boa ergonomia (com todos os comandos ao alcance do motorista) e o melhor espaço do segmento para as pernas dos passageiros traseiros. Informações como a distância entre-eixos e o volume do porta-malas não foram divulgadas).

MOTOR A Citroën não confirmou as motorizações do novo C3, mas as versões de entrada devem trazer sob o capô o motor 1.0 Firefly da Fiat (com até 77cv de potência e 10,9kgfm de torque). Já as versões mais caras devem usar o motor 1.6 FlexStart (com até 118cv e 16,1kgfm) da PSA, que posteriormente deverá ser substituído pelo 1.0 turbo GSE (de aproximadamente 130cv) que estreia no inédito Fiat Pulse.

PREÇO A marca promete preços competitivos. No mercado atual, impossível definir um valor para um carro que será lançado daqui a, no mínimo, quatro meses. Mas, se fosse hoje, o preço de entrada do C3 ficaria na faixa entre R$ 70 e R$ 75 mil, acima dos compactos de entrada e abaixo do Peugeot 208, como a marca foi posicionada.

GAMA O C3 é o primeiro veículo de um total de três que serão lançados até 2024 para compor a nova gama da marca no Brasil. O projeto C-Cubed prevê o lançamento de uma família que ainda deve ganhar um crossover no fim de 2022 (para substituir o C3 Aircross) e um sedã compacto, em 2024. Todos terão fabricação local, nas plantas do Brasil ou Argentina.

Para produzir o novo C3, a fábrica de Porto Real (RJ) foi adaptada para fabricar a plataforma CMP simplificada. O modelo será exportado para vários países da América do Sul. Com esta linha, e o posicionamento de entrada em relação à Peugeot, a ideia é que a marca alcance volume considerável de vendas.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação

Publicidade