A Caoa Chery lançou nesta semana o Arrizo 6 Pro, que na verdade passa a ser uma versão atualizada do sedã médio já existente que continuará sendo comercializado. Com alterações no visual e estilo mais sofisticado, o modelo chega para ser o topo de linha, trazendo tecnologias voltadas para o conforto e segurança. A intenção é incomodar os líderes do segmento, Toyota Corolla e Honda Civic, e, para isso, terá preço promocional de R$ 134.990 por prazo ainda indefinido, passando depois para R$ 139.990.
Se lá nos anos 2000, comprar um carro chinês era sinônimo de desconfiança, qualidade duvidosa, revenda nula e um “casamento eterno” com o modelo, atualmente essas afirmações não passam de uma vaga lembrança ruim. As marcas chinesas entenderam o que o mercado exigia e fizeram as mudanças necessárias para que pudessem alcançar o seu “lugar ao sol” e agradar o público brasileiro. Os carros se tornaram um pouco mais confiáveis, repletos de tecnologias, com qualidade nos acabamentos e com conjuntos mecânicos de dar inveja a muitos modelos já renomados no mercado.
Para fazer frente aos líderes, o Arizzo 6 Pro investe em um visual arrojado e imponente. A carroceria no estilo fastback traz linhas bem definidas e com personalidade própria. A frente conta com novo desenho dos para-choques, com linhas poligonais dinâmicas que complementam uma grade bem pronunciada, flutuante, em preto brilhante e detalhes cromados. Cromado esse que está presente em todo o carro de uma forma bem discreta, mas que complementa o aspecto de luxo e exclusividade que o segmento exige.
A BORDO O Arrizo 6 Pro traz sofisticação no acabamento interno, com a utilização de materiais de qualidade. O sedã preza pelo estilo cockpit de dirigir, com console central mais elevado, que conta com freio de estacionamento eletrônico, auto hold e controle da central multimídia e todos os comandos à mão do motorista.
O teto solar também é um diferencial, já que costuma equipar apenas as versões mais caras do segmento. O acabamento do novo Arrizo 6 Pro traz couro bem macio e costuras aparentes nos bancos e material emborrachado no painel e nas portas. A iluminação ambiente em LED amplia a sofisticação e nessa versão as cores podem ser mudadas à sua escolha, em uma função na central multimídia. Além disso, o banco do motorista ganhou regulagem elétrica.
DIRIGINDO O conjunto mecânico, formado pelo motor 1.5 turbo de até 150cv de potência e o câmbio automático tipo CVT que simula nove marchas, proporciona bom desempenho. O torque de 21,4kgfm poderia ser ampliado, mas nada que deixe a desejar na experiência do usuário. O sedã tem boas arrancadas e retomadas de velocidade. Além disso, o motorista pode optar pelo modo esportivo, onde o carro responde ainda mais rápido. O Arrizo 6 Pro conta também com o modo Eco, que é essencial para o trânsito urbano, visando a economia de combustíveis.
MERCADO O Arrizo 6 Pro traz um pacote de itens de série considerável, com chave presencial, teto solar, câmera 360 graus, seis airbags, controles de tração e estabilidade. O preço sugerido do sedã é R$ 139.990, mesma faixa dos concorrentes Toyota Corolla XEI (R$138.690), Honda Civic 2.0 ELX (R$ 134.900) e Chevrolet Cruze 1.4 LTZ (R$ 138.450).
FICHA TÉCNICA
MOTOR (*)
Transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas,1.499cm³ de cilindrada, flex, que desenvolve potências máximas de 147cv (gasolina) e 150cv (etanol) a 5.500rpm, e torque máximo de 21,4kgfm a 1.750rpm (g/e)
TRANSMISSÃO (*)
Tração dianteira, com câmbio automático tipo CVT de nove velocidades simuladas
SUSPENSÃO/RODAS/PNEUS (*)
Dianteira, independente, McPherson, com barra estabilizadora; e traseira semi-independente com barra de torção/de liga leve, com 6,5 x 17 polegadas/205/50 R17
DIREÇÃO (*)
Do tipo pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
FREIOS (*)
A discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD
CAPACIDADES (*)
Do tanque, 48 litros; porta-malas, 570 litros; e de carga útil (passageiros mais bagagem), 397 quilos
DIMENSÕES (*)
Comprimento, 4,67m; largura, 1,81m; altura, 1,49m; distância entre-eixos, 2,65m; e altura em relação ao solo, 14,8cm
PESO (*)
1.364 quilos
DESEMPENHO (*)
Velocidade máxima: 190km/h (e)
0 a 100km/h: 9,98s (e)
CONSUMO (**)
Cidade: 11km/l (g); 7,6km/l (e)
Estrada: 13,3km/l (g); 9,4km/l (e)
(*)Dados dos fabricantes
(**) Dados do Inmetro
(g) gasolina (e) etanol
EQUIPAMENTOS
DE SÉRIE – Luz diurna de rodagem (DRL), faróis em LED e com ajuste elétrico de altura e função “follow me home” e “car finder”, lanternas traseiras em LED, lanternas indicadoras de direção nos retrovisores, moldura cromada nos vidros laterais, rodas de liga leve aro 17 polegadas, seis airbags (frontais, laterais e de cortina), Isofix, controle eletrônico de estabilidade e tração, indicador de pressão e temperatura dos pneus, bancos com revestimento premium na cor preta, descansa-braço dianteiro ajustável, acendimento automático dos faróis, ar-condicionado eletrônico com saídas de ar para os ocupantes traseiros, sistema auxiliar para partida em aclives, modos Sport/Eco de condução, banco motorista com seis ajustes elétricos, teto solar elétrico com abertura e fechamento remoto, acionamento do motor por botão, comando de climatização à distância (CCD), câmeras de visão 360 graus, painel de instrumentos digital com tela colorida de LCD/TFT de 10,25", multimídia de 10,25" com Android Auto e Apple CarPlay, Bluetooth, e diversas funções de controle, freio de estacionamento com acionamento eletrônico e função auto hold, sistema de monitoramento de ponto cego (BSD), e luzes ambiente multicoloridas (portas dianteiras).
OPCIONAIS – Não há