
De acordo com a própria Toyota, essa façanha foi atingida por motoristas experientes em técnicas de condução de longa distância, que otimizaram o desempenho do Mirai sob condições climáticas e de direção específicas. Para se ter ideia, nessa jornada o consumo foi equivalente a 64,6 quilômetros por litro.
Porém, no uso comum do veículo – com motoristas apressados circulando em condições de trânsito nem sempre favoráveis –, a autonomia do modelo é de 647 quilômetros, o que já está muito bom. E o melhor da festa é que o reabastecimento não demora mais que cinco minutos, semelhante a um veículo movido a GNV.

Claro que, para esta conta ambiental fechar no azul, ou melhor, no verde, o processo de obtenção do hidrogênio deve usar energia renovável. É que, apesar deste elemento ser bastante abundante no mundo, ele não está disponível em sua forma pura, e precisa ser extraído de diversas fontes, como a água, por exemplo.

No segundo dia o Mirai percorreu cerca de 599 quilômetros, com tráfego matinal e vespertino, na rodovia de San Diego entre Los Angeles e Orange County. Em todo esse percurso, o veículo passou por 12 estações de hidrogênio, sem reabastecimento. O modelo foi conduzido principalmente durante o trânsito da hora do rush, em temperaturas entre 18 e 28 graus Celsius.