A Fiat finalmente se rende e entra no segmento dos SUVs compactos, que muitas vezes pode ser traduzido como o de hatches aventureiros. A montadora acaba de lançar o Pulse, modelo projetado e produzido no Brasil, que chega com duas opções de motores, com destaque para o novo 1.0 turbo de 130cv de potência máxima, acoplado ao câmbio automático do tipo CVT. Com dimensões e acabamento de hatch compacto, o modelo chama a atenção pelo visual e bom pacote de equipamentos. Na segurança, traz controles de tração e estabilidade, quatro airbags e alguns sistemas de auxílio à condução. Na conectividade, o Fiat Connect Me disponibiliza até 30 funcionalidades. Os preços vão de R$ 79.990 a R$ 115.990.
A Fiat demorou muito para ingressar neste segmento de SUVs compactos, que há alguns anos caiu nas graças dos consumidores brasileiros. De acordo com a própria montadora, o segmento B SUV tinha participação de 2,8% no mercado brasileiro em 2012, subindo para 22% em 2020. São 18 modelos disponíveis, de marcas diferentes, cada um lutando por seu espaço ao sol. E como líder de mercado na atualidade, com 22,7% de participação, a Fiat quer mostrar que, além das picapes e hatches, pode se dar bem também no segmento de SUVs compactos.
SEGURANÇA Além do reforço estrutural, o Fiat Pulse traz de série para todas as versões os airbags frontais e laterais do tipo Side Head Torax, ou seja, que protegem a cabeça e o tórax do motorista e passageiro da frente. O modelo não tem nem como opcional as bolsas infláveis para os passageiros de trás. Os bancos dianteiros também tês a estrutura reforçada, com assentos que protegem os ocupantes contra o mergulho sob o cinto de segurança (anti-submarino) e o efeito chicote (whiplash) de colisões traseiras.
ESTILO Criou-se uma expectativa muito grande em relação ao Pulse, pois a ideia de que ele poderia estar mais para um Argo aventureiro do que um SUV compacto povoava a cabeça de parte da imprensa especializada. Mas a Fiat garante que são projetos totalmente diferentes, principalmente considerando a plataforma. Com 4,09m de comprimento, 177m de largura, 1,58m de altura e 2,53m de distância entre-eixos, realmente, as dimensões do SUV compacto são bem próximas às do hatch na versão Trekking (3,99m de comprimento, 1,72m de largura, 1,56m de altura e 2,52m de distância entre-eixos). Na altura livre do solo, o Pulse tem 19,6cm, com ângulo de entrada de 20,4 graus e de saída de 31,6 graus, números quase idênticos aos do Argo.
Apesar disso, por ser um pouco maior, mais largo e mais alto, o Pulse passa a impressão de robustez, característica enfatizada pelo seu desenho. Com a frente mais alta, capô vincado, o SUV compacto tem a grade mais aberta, com barras paralelas e a marca Fiat estampada, além da bandeirinha da Itália. As versões de topo de linha trazem faróis full LED e um friso cromado entre o capô e a grade. Nas outras versões esse friso é pintado. Na parte inferior do para-choque, entradas de ar maiores, nichos estilizados para os faróis de neblina, também em LED, e o skid plate central para conferir um aspecto off road.
As lanternas traseiras em LED têm desenho quase idêntico às do Argo, porém, são tridimensionais e com o perfil elevado, mais salientes. O defletor de ar na extremidade do teto confere um toque de esportividade e a tampa do porta-malas é mais robusta, feita em dois níveis. Na parte inferior do para-choque traseiro, um skid plate na cor cinza com duas saídas fake do escapamento.
INTERIOR Por dentro, o Pulse tem painel horizontal mais limpo, com o uso predominante de plástico duro, em cores diferentes. Nos painéis de portas a presença do plástico também é marcante, mas o apoio de braço traz revestimento em couro. Nas versões de entrada, o revestimento dos bancos é em tecido e nas de topo de linha, couro sintético. O espaço interno é compatível com o de um carro compacto, ou seja, com conforto para quatro pessoas. No banco traseiro, a Fiat usou um assento mais estreito para ampliar a sensação de espaço para as pernas. Mas, por outro lado, o assento não apoia bem as pernas, o que causa desconforto em viagens mais longas. O assoalho no banco traseiro é quase plano, mas, mesmo assim, conforto ali atrás só mesmo para duas pessoas. Se no Argo o porta-malas tem 300 litros, no Pulse o espaço para bagagens é maior, com 370 litros.
O volante do SUV compacto é novo e, pela primeira vez, traz o logo da Fiat, além de ser multifuncional, trazendo ajustes do som, paddle shifters para trocas de marchas, acesso ao computador de bordo e tecla para acionar o modo Sport. O painel é totalmente digital, como o da Toro, nas versões de topo de linha, permitindo diferentes configurações. Nas demais versões, é igaul ao do Argo, com elementos analógicos e tela central com computador de bordo.
O sistema multimídia pode ter tela tátil de 8,4 ou 10,1 polegadas, com conexão via internet 4G. Mas a Fiat não revelou quanto custa o serviço de Wi-Fi a bordo. Os comandos do sistema de som, ar-condicionado e controles do veículo ficam reunidos em um cluster integrado, facilitando o acesso. O modelo traz ainda duas entradas USB, sendo uma do tipo C, posicionadas logo acima do carregador de celular por indução. Para os passageiros do banco de trás, outra entrada USB para carregar a bateria do smartphone. Mas ali não tem saídas do ar-condicionado.
O sistema de som é o Fiat Soubd System, de 150W de potência e seis alto-falantes. Outra novidade que chega com o Pulse é o CART Carpay, sistema que permite fazer compra e efetuar pagamentos de dentro do carro, sem usar dinheiro ou o cartão de plástico. Com ele é possível pagar estacionamento, pedágios, lanches no McDonalds e cerca de 280 restaurantes relacionados, sem enfrentar filas. O sistema permite ainda pagar multas e IPVA parcelados.
NOVO MOTOR O Fiat Pulse tem duas opções de motorização. A versão de entrada é equipada com o motor 1.3 Firefly, aspirado, de 107cv de potência máxima e 13,7kgfm de torque, que pode ser associado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automático do tipo CVT. Mas a grande novidade que chega com o Pulse é o motor T200 flex, o 1.0 turbo, que desenvolve 125cv com gasolina e 130cv com etanol. O torque é de 20,4kgfm entre 1.750rpm e 3.500rpm para ambos os combustíveis. Com injeção direta de combustível, o motor atua em conjunto com o câmbio automático CVT que simula sete marchas, que podem ser trocadas na própria alavanca ou nos paddle shifters.
O modelo conta com o modo Sport, que pode ser acionado por um botão no volante. Ele atua na direção, no controle de estabilidade, no mapeamento do acelerador e altera o tempo de resposta e de troca de marchas, com aproveitamento máximo da potência, proporcionando uma condução mais esportiva e dinâmica. Com esse conjunto, o Pulse acelera até 100km/h em 9,4 segundos com máxima de 189km/h com etanol no tanque. A Fiat declara consumo de 12km/l (g) e 8,5km/l (e) na cidade, e 14,6km/l (g) e 10,2km/l (e) na estrada.
Traz ainda o ABS Off-Road, que otimiza a frenagem em pisos de terra, barro e areia. O Pulse é equipado com Sistema Avançado de Assistência ao Condutor (ADAS), que inclui comutação automática dos faróis, aviso de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência (AEB) e sistema de monitoramento traseiro por meio de sensores de ré ou pela câmera com projeção no sistema multimídia.
DIRIGINDO Tivemos a oportunidade de dirigir o Fiat Pulse na pista do Circuito Panamericano, em Elias Fausto, interior de São Paulo. A Fiat disponibilizou apenas as versões de topo de linha, equipadas com motor 1.0 turbo e câmbio CVT. No autódromo, o SUV compacto demonstrou agilidade nas arrancadas e retomadas de velocidade seguras. Em baixas rotações, o ruído de funcionamento do motor é quase imperceptível dentro do carro. Mas se o motorista pisa fundo no acelerador, o motor grita e é facilmente ouvido.
No asfalto o Pulse vai muito bem, com boa estabilidade em curvas, rodagem confortável e direção bem calibrada, proporcionando segurança. Já na pista off road do Circuito Panamericano o Pulse surpreendeu. Com boa altura em relação ao solo, bons ângulos de ataque e saída e a eletrônica necessária para fazer as compensações de falta de aderência ao solo, o SUV compacto se sai bem, transpondo pistas com buracos, subindo rampas com piso escorregadio e trafegando em locais com inclinação acentuada. Claro que não é um carro para se fazer off road em trilhas radicais, mas para as estradas de terra do interior do Brasil ele certamente passa com desenvoltura.
Para a Fiat, o Pulse é um divisor de águas em sua história, pois, além de inaugurar sua entrada no segmento de SUVs compacto, traz novas tecnologias. A montadora pensa grande e afirma que pretende liderar o segmento em pouco tempo. Para isso, coloca o carro à venda a partir de hoje, oferecendo Wi-Fi gratuito por um mês. Apesar de as versões mais completas do Pulse utilizarem cerca de 1.200 semicondutores, a Fiat garante que a entrega do modelo não será comprometida. Vamos aguardar para ver.
VERSÕES e PREÇOS
DRIVE 1.3 FLEX MANUAL – R$ 79.990
Abertura elétrica do bocal de abastecimento
Airbags (4) - Frontal (2), Tórax e Cabeça (2)
Alarme antifurto
Alerta de não utilização do cinto de segurança (5) - motorista, passageiro dianteiro e passageiros traseiros (3)
Fiat Sound System
Ar-condicionado automático e digital
ASR (Controle eletrônico de tração)
Banco do motorista com regulagem de altura
Barras longitudinais no teto
Central multimídia com tela de 8,4" touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C.
Chave canivete com telecomando
Comandos de áudio e painel de instrumentos no volante
Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia, velocidade média e tempo de percurso)
Desembaçador do vidro traseiro com temporizador
Direção elétrica
ESP (Controle eletrônico de estabilidade)
ESS (Sinalização de frenagem de emergência)
Faróis em LED
Função "Follow me Home"
Gancho universal para fixação de cadeira para crianças (ISOFIX)
HCSS (Sistema de partida a frio sem tanque auxiliar)
Hill Holder (Assistente partida em rampa)
Lanterna traseira em LED
LED DRL
Maçanetas na cor preta
Piloto automático (Cruise control)
Repetidores de seta laterais em LED
Retrovisores externos com regulagem elétrica e função Tilt down
Retrovisores externos na cor preta
Roda de liga leve de 16 polegadas
Sensor de estacionamento traseiro
TC (Traction Control Plus)
Travas elétricas com travamento automático a 20 km/h
USB traseira (Tipo A)
Vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch e antiesmagamento
Volante com regularem de altura
iTPMS (Monitoramento de pressão dos pneus)
Lane Change (Função auxiliar para acionamento das setas indicando trocas de faixa)
Quadro de instrumentos 3,5" multifuncional com relógio digital, calendário e informações do veículo em TFT personalizável
DRIVE 1.3 FLEX AUTOMÁTICA – R$89.990
Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Manual:
Câmbio automático CVT (7 velocidades simuladas)
Maçanetas externas na cor da carroceria
Retrovisores externos na cor da carroceria
Console central com apoio de braço, porta-copos, porta-celular e porta-objetos
Modo Sport com botão de acionamento no volante
OPCIONAIS
Pack Plus (R$ 4.300) – câmera de rá com linhas adaptativas, carregador wireless, Key Less Entry'n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.
Pack Connect Me (R$ 3.150) – Fiat Connect Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
DRIVE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 98.990
Acrescenta em relação à Drive 1.3 Flex Automática:
Novo motor Turbo 200 Flex com 130 cv
OPCIONAIS
Pack Plus II (R$ 6.740) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, banco traseiro rebatível e bipartido (60/40), volante revestido em couro, paddle shifters, Key Less Entry'n Go, partida remota via chave, pintura bicolor.
Pack Connect Me (R$ 3.150) – Fiat Connect Me, navegação embarcada e espelho retrovisor interno eletrocrômico.
AUDACE TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 107.990
Acrescenta em relação à Drive Turbo 200 Flex Automática:
Câmera traseira em alta definição com linhas adaptativas
Carregador wireless para smartphones por indução
Key Less Entry'n Go
Partida Remota via chave
Paddle Shifters (Aletas para mudança de marcha no volante)
Volante com revestimento em couro
Banco traseiro rebatível e bi-partido (60/40)
ADAS: AEB (Frenagem autônoma de emergência), LDW (Alerta de saída de pista) e AHB (Comutação automática de farol alto)
Retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva e crepuscular
Roda de liga leve de 16 polegadas diamantada
OPCIONAIS
Pack Design (R$ 5.200) – roda de liga leve de 17 polegadas escurecida, bancos revestidos em couro, pintura bicolor
Pack Connect Me (R$ 3.650) – Fiat Connect Me, navegação embarcada e central multimídia com tela de 10,1”
IMPETUS TURBO 200 FLEX AUTOMÁTICA – R$ 115.990
Acrescenta em relação à Audace Turbo 200 Flex Automática:
Bancos revestidos em couro
Cluster 7" Full Digital
Faróis de neblina dianteiros com função cornering lamps
Sistema de navegação GPS embarcado
Retrovisores externos com rebatimento elétrico e luz de cortesia
Roda de liga leve de 17 polegadas com acabamento diamantado
Sensor de estacionamento dianteiro
Tapetes de carpete
Teto bicolor
Volante com regularem de altura e profundidade
Central multimídia com tela de 10,1" touchscreen, Apple Car Play e Android Auto wireless, Comandos de Voz, Bluetooth, MP3, Rádio AM/FM, Entrada Auxiliar, Porta USB (2): USB Tipo A e Tipo C
OPCIONAL
Pack Connect Me (R$ 2.650) – Fiat Connect Me
FICHA TÉCNICA MOTOR 1.0 T200
MOTOR
Transversal dianteiro
Três em linha
Cilindrada total: 999 cm³
Taxa de compressão: 10,5:1
Potência máxima (ABNT): 125 cv (gasolina) / 130 cv (etanol) a 5.750 rpm
Torque máximo (ABNT): 200 Nm / 20,4 kgfm (gasolina) / 200 Nm / 20,4 kgfm (etanol) a 1.700 rpm
Nº de válvulas por cilindro: 4 no cabeçote
Injeção eletrônica: GPEC IV LM, multiponto, sequencial
Combustível: Gasolina / Etanol
TRANSMISSÃO
Tração dianteira, câmbio do tipo CVT que simula sete marchas
FREIOS
A disco ventilado na dianteira e tambor na traseira (diâmetro de 203 mm) com regulagem automática
SUSPENSÃO
Dianteira, McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais com barra estabilizadora; traseira, eixo de torção com rodas semi-independentes
DIREÇÃO
Pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
RODAS/PNEUS
6,0 X 17” / Pneus: 205/50R17 89H (Pirelli) ou 205/50R17 89V (Bridgestone)
PESO
1.237 kg
CAPACIDADE DE CARGA
400 kg
DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento do veículo: 4.099mm
Largura do veículo: 1.774mm
Altura do veículo (vazio): 1.579mm
Distância entre-eixos: 2.532mm
Vão livre entre-eixos: 224mm
Altura mínima do solo: 196mm
ÂNGULOS
De entrada: 20,4 graus
De saída: 31,6 graus
CAPACIDADES
Volume do porta-malas: 370 litros
Tanque de combustível: 47 litros
DESEMPENHO
Velocidade máxima: 187 km/h (gasolina) / 189 km/h (etanol)
0 a 100 km/h: 9,7 s (gasolina) / 9,4 s (etanol)
CONSUMO
Ciclo urbano: 12 km/l (gasolina) / 8,5 km/l (etanol)
Ciclo estrada: 14,6 km/l (gasolina) / 10,2 km/l (etanol)