Depois de ter feito o lançamento do e-tron S Sportback e do RS e-tron GT em maio passado, a Audi resolveu fazer um “tour” pelas principais capitais do país para mostrar o que os modelos elétricos têm que justifique preços tão exorbitantes. Ambos já estão disponíveis para a venda, sendo que o e-tron S Sportback tem preço de R$ 779.990, e o RS e-tron GT, R$ 979.990, com entrega prevista para 2022. O Vrum até deu uma “voltinha” nos carros, mas foi o suficiente para dizer apenas, legal!
Entusiasmada com o crescimento das vendas de carros elétricos no Brasil, a Audi amplia as opções de modelos da família e-tron no mercado nacional. Apesar dos preços elevados, a marca alemã acredita em bons volumes de vendas, considerando a tecnologia disponibilizada em seus modelos. O e-tron S Sportback chega para se posicionar no terceiro lugar da família e-tron, o SUV elétrico estilo cupê que impressiona pelo bom desempenho.
Com 4,90m de comprimento, 1,97m de largura, 1,61m de altura e 2,92m de distância entre-eixos, o SUV tem estilo robusto, com porta-malas de 555 litros. Na frente do carro, onde seria o cofre do motor, outro compartimento com capacidade de 60 litros abriga o cabo com o plug para fazer a recarga das baterias. O interior traz muita sofisticação, com duas telas táteis que exibem os controles do Audi MMI e do ar-condicionado digital.
O Audi e-tron S Sportback tem dois motores elétricos na traseira e um na dianteira, produzindo potência combinada de 503cv e torque máximo de 99,3kgfm. Os três são alimentados por uma bateria de 95kWh, dividida em 36 módulos independentes, instalada sob os bancos. Equipado com o sistema de tração quattro, o SUV elétrico tem o torque despejado diretamente nas quatro rodas, permitindo aceleração até 100km/h em 4,5 segundos e máxima limitada eletronicamente em 210km/h. Em tomadas de até 22kW, a recarga completa da bateria pode ser feita em 4h25. Já na tomada de 150kW, o tempo de recarga cai para 40 minutos.
Entre os sistemas de assistência disponíveis no e-tron S Sportback, destaque para assistente de farol alto, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), Audi Side Assist com exit Warning, Audi Pre Sense Front, Active Lane Assist, Head-up Display e câmera de visão noturna. O pacote de itens de série traz ainda rodas de liga leve de 21 polegadas, bancos dianteiros esportivos com aquecimento e ventilação, pinças de freio na cor laranja, faróis full LED digital Matrix, sistema de som Bang & Olufsen, teto solar panorâmico e MMI navegação plus.
Mas se você achou alto o preço de R$ 779.990 para o e-tron S Sportback, saiba que ele tem alguns opcionais que podem fazer o valor ficar um pouco mais elevado. A lista inclui o retrovisor externo em carbono (R$ 6 mil), retrovisores virtuais (R$ 15 mil), Night Vision Assist (R$ 21 mil) e cores exclusivas da carroceria (R$ 40 mil). Somando tudo, a brincadeira pode chegar aos R$ 862 mil.
Com um motor elétrico na dianteira e outro na traseira, o RS e-tron GT despeja 646cv de potência, com torque máximo de 84,7kgfm. Equipado com sistema de tração quattro elétrico, suspensão a ar adaptativa com controle de amortecimento, eixo traseiro dinâmico e bloqueio do diferencial, o esportivo acelera até 100km/h em apenas 3,3 segundos e tem a máxima limitada eletronicamente em 150km/h. O sistema de freios traz discos revestidos com uma camada de carboneto de tungstênio.
Com coeficiente aerodinâmico cx de 0,24, o esportivo elétrico conta com vários sistemas para reduzir o consumo de energia e otimizar a performance. Traz os mesmos itens de série do e-tron S Sportback e mais faróis full LED Matrix com laser light, Park Assist Plus e bancos esportivos RS Pro. Além de pagar R$ 979.990, você pode escolher entre os opcionais soleiras das portas RS em fibra de carbono (R$ 4.500), capa dos retrovisores externos em fibra de carbono (R$ 6 mil), teto em carbono (R$ 33 mil), pacote exterior em fibra de carbono (R$ 38 mil), pacote carbono completo (R$ 77 mil), Night Vision Assist (R$ 21 mil) e cores exclusivas para a carroceria (R$ 40 mil).