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Estado de Minas VEÍCULOS ELETRIFICADOS

VW faz a estreia mundial dos elétricos ID.5 e ID.5 GTX: vendas só em 2022

O SUV cupê elétrico foi mostrado em duas versões, com motorizações que vão de 174cv a 299cv, tração integral e autonomia de até 520 quilômetros


postado em 04/11/2021 16:49 / atualizado em 04/11/2021 17:14

O SUV cupê ID.5 será vendido nas versões Pro, Pro Performance e GTX, a mais potente(foto: Volkswagen/Divulgação)
O SUV cupê ID.5 será vendido nas versões Pro, Pro Performance e GTX, a mais potente (foto: Volkswagen/Divulgação)

 

Seguindo a promessa de lançar uma linha completa de modelos 100% elétricos até 2025, a Volkswagen apresentou mundialmente seu mais novo SUV cupê ID.5, que terá sua comercialização iniciada em 2022 no mercado europeu. Com linhas aerodinâmicas e belo visual, o modelo chegará às revendas da marca com diferentes opções de motorização, que podem ter 174cv, 204cv e até 299cv, essa disponível no ID.5 GTX, que tem ainda tração integral. A VW declara que o modelo tem autonomia que pode variar de 480 a 520 quilômetros, dependendo da versão.


Depois do escândalo do Dieselgate, no qual ficou comprovado que a Volkswagen falsificou resultados de testes de emissões de produtos tóxicos em milhões de carros, a montadora tentou se redimir anunciando uma linha completa de produtos eletrificados até 2025, incluindo híbridos e 100% elétricos. Foi sob esse clima de pressão, com multas milionárias e prisões de alguns responsáveis, que nasceu a família ID de modelos totalmente elétricos. Os primeiros, o ID.3 e o ID.4, já estão à venda em outros mercados e podem desembarcar no Brasil a partir do ano que vem.


O Volkswagen ID.5 tem 4,60m de comprimento, 2,77m de distância entre-eixos e 0,26 de coeficiente aerodinâmico(foto: Volkswagen/Divulgação)
O Volkswagen ID.5 tem 4,60m de comprimento, 2,77m de distância entre-eixos e 0,26 de coeficiente aerodinâmico (foto: Volkswagen/Divulgação)
A VW afirma que quer expandir o uso de energias renováveis em larga escala, reduzindo em 40% as emissões de CO² por veículos até 2030, e sendo uma empresa neutra em carbono até 2050. Mas em mercados como o brasileiro a marca ainda comercializa alguns modelos com motores ultrapassados, com índice de emissão de poluentes fora do recomendado, caminhando a passos lentos na eletrificação de sua linha.


Lá fora, o mais novo integrante da família de elétricos da VW, o ID.5, produzido na fábrica de Zwickau, na Alemanha, acaba de ser apresentado. O modelo tem carroceria com linhas fluidas, spoiler funcional e coeficiente aerodinâmico de 0,26, que contribuem para economizar energia armazenada na bateria de 77kWh. Construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) da VW, o ID.5 tem 4,60m de comprimento e 2,77m de distância entre-eixos, medidas que garantem bom espaço interno. O porta-malas tem capacidade entre 549 litros e 1.561 litros, com a segunda fileira de bancos rebatida. As rodas de liga leve podem ser de 19 a 21 polegadas.


O ID.5 chegará ao mercado em 2022 com três níveis de desempenho. O ID.5 Pro é equipado com um motor elétrico traseiro e desenvolve potência de 174cv. Já no ID.5 Pro Performance o motor traseiro despeja 204cv. E na versão mais nervosa, o ID.5 GTX, com tração integral, o SUV tem um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro e juntos disponibilizam 299cv, acelerando até 100km/h em apenas 6,3 segundos, com máxima de 180km/h.


A versão GTX conta com dois motores elétricos, sendo um no eixo dianteiro e outro no traseiro, somando 299cv(foto: Volkswagen/Divulgação)
A versão GTX conta com dois motores elétricos, sendo um no eixo dianteiro e outro no traseiro, somando 299cv (foto: Volkswagen/Divulgação)
O SUV elétrico tem um seletor de modos de condução, que permite modificar o funcionamento dos motores e da direção, favorecendo o conforto ou proporcionando um desempenho mais esportivo. O motorista pode optar por uma direção progressiva, com reações mais diretas e suspensões com um ajuste mais esportivo. Outra opção é a regulagem da suspensão adaptativa (DCC), que permite ir de uma condução mais confortável a uma performance esportiva.

AUTONOMIA De acordo com a VW, os motores do ID.5 são alimentados por uma bateria de longa duração, de 77kWh, instalada em posição central, sob o habitáculo, garantindo um centro de gravidade mais baixo e melhor distribuição de peso. Nas versões ID.5 Pro e ID.5 Pro Performance essa bateria com carga máxima proporciona autonomia de até 520 quilômetros (WLTP). Já no ID.5 GTX a autonomia prevista é de 480 quilômetros (WLTP).


O interior do SUV cupê tem painel moderno, com sistema multimídia com tela tátil de 12 polegadas(foto: Volkswagen/Divulgação)
O interior do SUV cupê tem painel moderno, com sistema multimídia com tela tátil de 12 polegadas (foto: Volkswagen/Divulgação)
Os modelos ID.5 podem ter a bateria recarregada em um ponto de energia (tomada) com corrente alternada ou em uma estação de carga doméstica com potência de até 11kW. A VW disponibiliza o ID.Charger, que é a estação de carga doméstica que funciona junto com um sistema de gerenciamento de energia, fazendo a recarga em horários de baixo custo ou com energia solar, caso haja instalação fotovoltaica. Nas estradas onde há infraestrutura, que ainda não é o caso de todas as regiões do Brasil, os modelos ID.5 podem ser recarregados em estações de carregamento rápido com corrente contínua de até 135kW, em pouco mais de 30 minutos, armazenando energia para cerca de 390 quilômetros no caso do ID.5, ou 320 quilômetros no ID.5 GTX).


Outro recurso interessante disponível no VW ID.5 é o software 3.0 e o sistema Over-The-Air, que permite que o veículo esteja sempre atualizado. No quesito assistência à condução, o modelo traz o Travel Assist com dados de localização, o ACC, Lane Assist, com dados de navegação e de tráfego Car2X, tornando as viagens mais confortáveis. No painel, o motorista tem uma tela menor bem à sua frente, com os instrumentos e outras informações, que podem ser acessadas por meio do volante multifuncional. Já no centro do painel a tela tátil de 12 polegadas traz o sistema multimídia com comando de voz e conexão on-line. O modelo conta ainda com Head up Display com realidade aumentada, que traz algumas informações projetadas no para-brisa e no campo de visão do motorista a uma distância de 10 metros diante do veículo.

O interior tem acabamento aparentemente simples, com bancos em formato esportivo(foto: Volkswagen/Divulgação)
O interior tem acabamento aparentemente simples, com bancos em formato esportivo (foto: Volkswagen/Divulgação)


Os faróis e as lanternas traseiras são em LED, mas a VW oferece, opcionalmente, faróis matriciais LED IQ.Light, com feixe alto controlado de forma inteligente (item de série no ID.5 GTX). Do lado de dentro do SUV elétrico a luz ambiente está presente no revestimento do teto, no painel, nas portas e próximo aos pés, possibilitando a mudança de cores. Por meio de suas luzes, o ID. Light pode sinalizar se o veículo está pronto para partir, se a bateria está sendo carregada, se há outro carro no ponto cego ou em situação de frenagem de emergência. O ID. Light acompanha as instruções do sistema de navegação e com sinais luminosos pode indicar que o motorista precisa se deslocar para outra faixa de rodagem antes de sair da rodovia ou que é preciso desacelerar para respeitar os limites de velocidade. A Volkswagen não revela se o ID.5 será comercializado no Brasil.


O Volkswagen ID.4 está sendo mostrado ao público brasileiro na São Paulo Boat Show(foto: Volkswagen/Divulgação)
O Volkswagen ID.4 está sendo mostrado ao público brasileiro na São Paulo Boat Show (foto: Volkswagen/Divulgação)
 VW ID.4 A partir de hoje, no São Paulo Boat Show, a Volkswagen mostra pela primeira vez ao público brasileiro o ID.4, SUV 100% elétrico da família ID. A versão apresentada tem motor de 204cv e torque de 31,6kgfm de torque, alimentado por um conjunto de baterias de 77kWh, garantindo autonomia de até 522 quilômetros no ciclo europeu (WLTP). Com o sistema de recarga rápida, é possível recuperar até 80% da bateria em aproximadamente 30 minutos, considerando a recarga DC (100kW). O ID.4 traz alguns recursos presentes no ID.5, como head-up display e softwares com Updates Over-the-Air, que permite atualizações automáticas.

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