Seguindo a promessa de lançar uma linha completa de modelos 100% elétricos até 2025, a Volkswagen apresentou mundialmente seu mais novo SUV cupê ID.5, que terá sua comercialização iniciada em 2022 no mercado europeu. Com linhas aerodinâmicas e belo visual, o modelo chegará às revendas da marca com diferentes opções de motorização, que podem ter 174cv, 204cv e até 299cv, essa disponível no ID.5 GTX, que tem ainda tração integral. A VW declara que o modelo tem autonomia que pode variar de 480 a 520 quilômetros, dependendo da versão.
Depois do escândalo do Dieselgate, no qual ficou comprovado que a Volkswagen falsificou resultados de testes de emissões de produtos tóxicos em milhões de carros, a montadora tentou se redimir anunciando uma linha completa de produtos eletrificados até 2025, incluindo híbridos e 100% elétricos. Foi sob esse clima de pressão, com multas milionárias e prisões de alguns responsáveis, que nasceu a família ID de modelos totalmente elétricos. Os primeiros, o ID.3 e o ID.4, já estão à venda em outros mercados e podem desembarcar no Brasil a partir do ano que vem.
Lá fora, o mais novo integrante da família de elétricos da VW, o ID.5, produzido na fábrica de Zwickau, na Alemanha, acaba de ser apresentado. O modelo tem carroceria com linhas fluidas, spoiler funcional e coeficiente aerodinâmico de 0,26, que contribuem para economizar energia armazenada na bateria de 77kWh. Construído sobre a plataforma modular elétrica (MEB) da VW, o ID.5 tem 4,60m de comprimento e 2,77m de distância entre-eixos, medidas que garantem bom espaço interno. O porta-malas tem capacidade entre 549 litros e 1.561 litros, com a segunda fileira de bancos rebatida. As rodas de liga leve podem ser de 19 a 21 polegadas.
O ID.5 chegará ao mercado em 2022 com três níveis de desempenho. O ID.5 Pro é equipado com um motor elétrico traseiro e desenvolve potência de 174cv. Já no ID.5 Pro Performance o motor traseiro despeja 204cv. E na versão mais nervosa, o ID.5 GTX, com tração integral, o SUV tem um motor elétrico no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro e juntos disponibilizam 299cv, acelerando até 100km/h em apenas 6,3 segundos, com máxima de 180km/h.
AUTONOMIA De acordo com a VW, os motores do ID.5 são alimentados por uma bateria de longa duração, de 77kWh, instalada em posição central, sob o habitáculo, garantindo um centro de gravidade mais baixo e melhor distribuição de peso. Nas versões ID.5 Pro e ID.5 Pro Performance essa bateria com carga máxima proporciona autonomia de até 520 quilômetros (WLTP). Já no ID.5 GTX a autonomia prevista é de 480 quilômetros (WLTP).
Outro recurso interessante disponível no VW ID.5 é o software 3.0 e o sistema Over-The-Air, que permite que o veículo esteja sempre atualizado. No quesito assistência à condução, o modelo traz o Travel Assist com dados de localização, o ACC, Lane Assist, com dados de navegação e de tráfego Car2X, tornando as viagens mais confortáveis. No painel, o motorista tem uma tela menor bem à sua frente, com os instrumentos e outras informações, que podem ser acessadas por meio do volante multifuncional. Já no centro do painel a tela tátil de 12 polegadas traz o sistema multimídia com comando de voz e conexão on-line. O modelo conta ainda com Head up Display com realidade aumentada, que traz algumas informações projetadas no para-brisa e no campo de visão do motorista a uma distância de 10 metros diante do veículo.
Os faróis e as lanternas traseiras são em LED, mas a VW oferece, opcionalmente, faróis matriciais LED IQ.Light, com feixe alto controlado de forma inteligente (item de série no ID.5 GTX). Do lado de dentro do SUV elétrico a luz ambiente está presente no revestimento do teto, no painel, nas portas e próximo aos pés, possibilitando a mudança de cores. Por meio de suas luzes, o ID. Light pode sinalizar se o veículo está pronto para partir, se a bateria está sendo carregada, se há outro carro no ponto cego ou em situação de frenagem de emergência. O ID. Light acompanha as instruções do sistema de navegação e com sinais luminosos pode indicar que o motorista precisa se deslocar para outra faixa de rodagem antes de sair da rodovia ou que é preciso desacelerar para respeitar os limites de velocidade. A Volkswagen não revela se o ID.5 será comercializado no Brasil.