O concorrido segmento das picapes médias recebeu algumas novidades recentemente e tem outras prontas para chegar. É o caso da linha 2022 da Toyota Hilux, que está chegando ao Brasil trazendo mais itens de segurança e conveniência, ganhando mais poder de fogo contra a concorrência. O detalhe curioso é que a picape deixa de ser ofertada com o motor 2.7 flex e passa a ser disponibilizada apenas com o propulsor 2.8 turbodiesel. O modelo estará à venda nas concessionárias da marca a partir do dia 25 deste mês, mas já pode ser reservada em pré-venda nas principais capitais do país. Os preços vão de R$ 208.090 a R$ 306.990.
A Toyota Hilux lidera o segmento de picapes médias há um bom tempo. Neste ano, não está sendo diferente, já que o modelo ocupa o primeiro lugar do ranking, com 36383 unidades emplacadas no acumulado de janeiro a outubro, o que corresponde a 20,16% de participação. A Hilux deixa para trás suas principais concorrentes, que são Chevrolet S10, Ford Ranger, Mitsubishi L200, Nissan Frontier e Volkswagen Amarok.
No quesito segurança, a Hilux 2022 traz câmera de visão 360 graus (Panoramic View Monitor – PVM), mas que é exclusivo para versão SRX. O sistema identifica todos os movimentos ao redor do veículo, utilizando para isso uma câmera frontal, uma em cada lateral e uma traseira, abrangendo todos os ângulos da picape. Além disso, o sistema otimiza a visibilidade nos pontos cegos e usa linhas de referência que ajudam a delimitar a distância entre obstáculos.
CONJUNTO MECÂNICO Na linha 2022, a Hilux continua sendo disponibilizada em diferentes configurações, desde a versão chassi, de cabine simples, até a topo de linha SRX, de cabine dupla, agora apenas com motorização a diesel e tração 4×4. A Toyota não disponibiliza mais o motor 2.7 flex com potência máxima de 163cv e 24,9kgfm de torque, com tração 4x2.
O motor 2.8 litros turbodiesel ganhou, recentemente, um aumento de 15% de potência, chegando aos 204cv. Nas versões equipadas com transmissão automática de seis velocidades, o motor teve um ganho de torque de 11%, alcançando os 50,9kgfm a 2.800 rpm. Já as versões equipadas com câmbio manual de seis velocidades o torque foi mantido em 42,8kgfm a 3.400rpm. Para otimizar a performance da picape, a engenharia da Toyota usou um sistema de turbo com pás 25% maiores e uma válvula solenóide na direção, para deixá-la mais leve em baixas velocidades e mais firme em altas.
VERSÕES E PREÇOS
Hilux SRX – R$ 306.990
Hilux SRV – R$ 273.990
Hilux SR – R$ 257.490
Hilux DC/C STD – R$ 230.590
Hilux S/C STD – R$ 215.490
Hilux C/C – R$ 208.090