De São Paulo* - Você se lembra do Audi A3? Pois é, ele andava sumido do Brasil desde que deixou de ser produzido no Paraná, no fim do ano passado. Mas agora ele retorna vindo da Alemanha e chega nas carrocerias hatch (Sportback) e sedã, com duas opções de motores turbo e câmbio automático e automatizado de dupla embreagem. De acordo com o fabricante, trata-se de um modelo totalmente novo, mais sofisticado e com mais tecnologia. Porém, as versões que serão vendidas no mercado brasileiro não trazem sistemas de auxílio à condução, disponíveis nos modelos da concorrência.




Os faróis full LED ganharam novo formato e nova assinatura de LED. O capô com quatro vincos marcantes reforçam a s formas aerodinâmicas do hatch e do sedã, que trazem ainda a linha de cintura mais elevada. Os para-lamas estão mais pronunciados, conferindo aspecto mais robusto aos modelos. Na traseira, as novas lanternas em LED têm formato 3D, o para-choque foi redesenhado e agora acomodam duas saídas do escapamento. As rodas de liga leve são de 18 polegadas, com desenhos diferentes para cada versão.
Além das mudanças no visual, o hatch e o sedã cresceram no comprimento e na largura, mas ambos mantêm a distância entre-eixos de 2,63m. O Sportback cresceu 3cm no comprimento, chegando a 4,34m, e 2cm na largura, que agora é de 1,81m. A altura é de 1,43m. Já o sedã cresceu 4cm no comprimento (4,49m) e 2cm na largura (1,81m), com altura também de 1,43m. No hatch, o porta-malas tem 380 litros de capacidade e o assoalho pode ser regulado em dois níveis, facilitando a acomodação da bagagem. Além disso, o tampão do bagageiro pode ser alojado abaixo do assoalho, no caso de transporte de objetos maiores. Já o porta-malas do sedã tem capacidade de 425 litros.

O novo Cockpit traz tela central de alta definição tátil de 10,1 polegadas do sistema MMI. A central multimídia tem conectividade por Apple CarPlay e Android Auto, além de comando por voz. O sistema permite o emparelhamento de até dois celulares por Bluetooth, carregamento da bateria por indução e ainda disponibiliza duas entradas USB-C no console e atrás. O desenho das saídas do ar-condicionado no painel foram inspiradas no Lamborghini Urus. Outra novidade é o botão sensorial no console, que possibilita a operação intuitiva do sistema de som.


No console, destaque para o novo seletor de marchas, com acionamento eletrônico. Com uma pequena alavanca, ele permite uma operação bem simples, mas as trocas de marchas manuais são feitas apenas nos shift paddles. O freio de estacionamento é eletrônico e conta com auto hold, que auxilia nas arrancadas em subidas.
MOTORES As versões mais mansas do novo A3 são equipadas com o motor 1.4 turbo, de 150cv e 25,5kgfm de torque, associado ao câmbio automático Tiptronic de oito velocidades. Com esse conjunto, tanto o hatch quanto o sedã aceleram até 100km\h em 8,8 segundos e têm máxima de 219km\h (Sportback) e 227 (sedã). Já o motor 2.0 turbo desenvolve 190cv e 32,6kgfm de torque, trabalhando em conjunto com o câmbio S Tronic de sete velocidades. Com esse conjunto, a máxima é de 241km\h para o Sportback e 248km\h para o sedã, com aceleração até 100km\h em 7,4 segundos. Ambos têm tração dianteira e suspensão traseira multlink.


Já o interior com o pacote S Line (R$ 5.500) traz bancos dianteiros bordados com a inscrição S, que aparece também no volante, com detalhe em couro perfurado, além de costuras em cor contrastante nos bancos, portas e painel. Existe ainda a possibilidade de customização, com detalhes em fibra de carbono nas capas dos retrovisores (R$ 6 mil) e no spoiler traseiro (R$ 12 mil). Outro opcional é o pacote de iluminação ambiente, com 30 cores (R$ 1.500).
VERSÕES Os modelos são vendidos nas versões S Line Limited 1.4 (R$ 229.990) e Performance Black 2.0 (R$ 264.990). Com todos os opcionais disponíveis a versão S Line Limited pode ir a R$ 269.490, e a Performance Black a R$ 309.490.
AO VOLANTE Dirigimos os novos Audi A3 de São Paulo a Tatuí, por estradas planas e bem pavimentadas. No asfalto liso, o hatch com motor 2.0 mostrou que tem boas reações tanto nas arrancadas quanto nas retomadas de velocidade. Porém, o câmbio S Tronic tem um pequeno atraso nas trocas de marchas, problema que pode ser resolvido com o uso dos shift paddles. As suspensões garantem boa estabilidade em curvas, além de conforto ao rodar. O sedã com o motor 1.4 tem desempenho um pouco mais tímido, mas também com agilidade e bons números de consumo. Na estrada chegou a registrar 14,4km\l.
CONCORRENTES O novo Audi A3 tem concorrentes de peso no mercado, mas apesar de trazer pacotes de equipamentos nem tão completos, seus preços e motorizações são mais interessantes. O Mercedes-Benz Classe A 250 (hatch) tem motor de 224hp e custa R$ 319.900. Já o Classe A Sedan 200 Advance tem motor de 163hp e preço de R$ 279.900. O BMW Série 1 tem motor de 140cv e vem equipado com Parking Assistant, com preço de R$ 272.950. E o BMW Série 2 Gran Coupé tem o mesmo motor, controle de cruzeiro e Connected Package Plus, por R$ 284.950. Questionada sobre a ausência de sistemas de auxílio à condução nas configurações do A3 destinadas ao Brasil, a Audi afirmou que foi uma opção diante da falta de semicondutores, mas posteriormente o modelo poderá ter sua lista de equipamentos revista.
(*) Jornalista viajou a convite da Audi