De São Paulo – Cada vez mais a Caoa Chery demonstra que não está para brincadeira no mercado brasileiro. Depois de mudar o foco da sua linha de produtos, com um portfólio composto basicamente por SUVs, a marca atingiu 2% de participação no mercado brasileiro e revela que quer mais. Para impulsionar ainda mais as vendas e sacudir o segmento dominado pelo Jeep Compass, a marca lança o Tiggo 7 Pro, modelo que chega com o visual renovado e com conjunto mecânico que promete esportividade. Além disso, traz um pacote de tecnologia considerável, mas que fica devendo em relação à concorrência.
O Chery Tiggo 7 Pro é produzido na fábrica da Caoa em Anápolis (GO) e chega para substituir o Chery Tiggo 7 TXS. O SUV médio teve as dimensões alteradas e agora tem 4.50m de comprimento, 1,84m de largura, 1,70m de altura e distância entre-eixos de 2,67m. O porta-malas também cresceu e ficou mais espaçoso, chegando a 475 litros de capacidade. A altura em relação ao solo é de 17,3cm e os ângulos são 21 graus de entrada e 27 graus de saída.
ESTILO Para mudar o visual do Tiggo 7, a Caoa Chery recorreu ao estúdio de design da marca em Frankfurt, na Alemanha, que conferiram ao SUV um aspecto mais robusto, mas sem perder o estilo oriental. O modelo traz nova grade frontal tipo colmeia, repleta de pontos cromados, com a logomarca flutuando ao centro. Os faróis mais estreitos são full LED e as setas dinâmicas também são em LED. A luz diurna de rodagem (DRL) está posicionada verticalmente junto aos faróis de neblina, que são direcionais.
A tampa do porta-malas tem abertura feita por sensor de presença, sistema antiesmagamento e regulagem de altura por meio da central multimídia. Para abrir a tampa, basta se aproximar da traseira com a chave no bolso, esperar as lanternas piscarem duas vezes e pronto. Para fechar é só apertar um botão na tampa. É possível ajustar o ângulo de abertura da tampa do porta-malas, um item providencial para pessoas de estatura reduzida ou para garagens com o teto baixo.
INTERIOR Por dentro, o Caoa Chery Tiggo 7 Pro quer passar um ar de sofisticação, com painel de linhas horizontais, detalhes em aço escovado e black piano. O interior traz um sistema de luz ambiente em LED com sete opções de cores. O console central é elevado e o ar-condicionado dual zone é comandado por uma tela tátil, além de trazer uma saída para o banco traseiro. Os bancos e o volante multifuncional são revestidos com “material premium”, semelhante a couro.
DIRIGINDO O SUV médio traz sob o capô o motor 1.6 turbo GDI, movido a gasolina (isso mesmo, não é flex!), com injeção direta de combustível, duplo comando de válvulas, que desenvolve 187cv a 5.500rpm e 28kgfm de torque entre 2.000rpm e 4.000rpm. O propulsor atua em conjunto com a transmissão automatizada de dupla embreagem de sete velocidades, com mudanças que podem ser feitas também na alavanca tipo joystick no console. Com esse conjunto, a Caoa Chery declara que o Tiggo 7 Pro acelera até 100km/h em 8,09 segundos, e tem números de consumo de 9,9km/l na cidade e 11,7km/l na estrada (resultados aferidos pelo Inmetro).
E falando em segurança, o Tiggo 7 Pro traz de série freios a disco nas quatro rodas com ABS e distribuição eletrônica de frenagem (EBD); sistema que habilita automaticamente o limite de desaceleração durante a frenagem de emergência; sistema que identifica situação de emergência e desacelera o veículo quando os pedais do acelerador e freio são pressionados ao mesmo tempo; sistema de assistência à frenagem, que maximiza a atuação do ABS; e sistema de alerta de frenagem de emergência, que pisca as luzes de direção de ambos os lados (setas) para sinalizar aos motoristas que vêm atrás que está ocorrendo uma frenagem brusca. O modelo tem ainda freio de estacionamento eletrônico, Auto Hold, controle eletrônico de descida e assistente de partida em rampa.
ASSISTÊNCIA Mas a Caoa Chery destaca o pacote de itens de assistência à direção do Tiggo 7 PRO, que conta com sistemas de alerta de trafego cruzado traseiro; alarme de colisão traseira (com aviso sonoro, mas sem acionar o freio); advertência de abertura de portas para evitar colisão; detector de ponto cego (BSD) e faróis de neblina dianteiros em LED com função de assistência em curvas, que otimiza a visibilidade em manobras em até 40Km/h. O modelo vem equipado com seis airbags, aviso de afivelamento do cinto de segurança para todos os ocupantes, Isofix e TopTheter para fixação de cadeiras infantis.