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Estado de Minas SUBIRAM NO TELHADO

Confira os principais automóveis que deixaram de ser fabricados em 2021

Já nos primeiros dias do ano a Ford abalou o mercado anunciando sua saída do país como fabricante e deixando de produzir a linha Ka e o Ecosport


postado em 22/12/2021 10:40 / atualizado em 22/12/2021 11:26

(foto: Ford/Divulgação)
(foto: Ford/Divulgação)
O ano de 2021 foi bem sinistro para o mundo automotivo, que sofreu diversas baixas importantes. Já no início de janeiro, a Ford anunciava sua saída do país como fabricante, encerrando imediatamente a produção do Ka (um dos compactos mais vendidos no Brasil) e Ka Sedan, além do EcoSport (precursor dos SUVs compactos).

(foto: Troller/Divulgação)
(foto: Troller/Divulgação)
Outra consequência disso foi a interrupção da produção do jipe Troller T4, que também culminou com o fim da Troller, já que os americanos são quiseram vender a marca e nem o projeto do utilitário cearense a algum fabricante interessado em produzí-lo, mas apenas as instalações e o ferramental da fábrica de Horizonte.

(foto: Fiat/Divulgação)
(foto: Fiat/Divulgação)
FIAT Quem também está fazendo uma limpa nos modelos mais antigos do mercado brasileiro é a implementação da fase L7 do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), que já passa a valer no início de 2022. O Fiat Doblò sai de cena devido ao ineficiente motor 1.8 E.torQ, assim como versões de outros modelos que usam esse propulsor.

(foto: Fiat/Divulgação)
(foto: Fiat/Divulgação)
Mas a marca de Betim ainda perde modelos como o Uno e o Grand Siena, que não oferecem o motor 1.8, mas ainda assim “sobem no telhado” porque o Proconve L7 exige intervenções mais rígidas no projeto dos veículos. Assim, motores antigos, como os 1.0 e 1.4 Fire Evo, precisam receber intervenções que o volume de vendas desses modelos já não justifica.

(foto: Volkswagen/Divulgação)
(foto: Volkswagen/Divulgação)
VOLKSWAGEN O mesmo motivo decretou o fim do Fox na linha Volkswagen, que, assim como o up!, que saiu de linha em abril, não tem volume de vendas que justifique novos investimentos. Aos poucos, a linha dos veículos mais antigos da marca alemã – Gol, Voyage e Saveiro – também serão descontinuadas. O modelo de entrada da Volkswagen será o Polo Track, derivado da versão 1.0 MPI do hatch compacto.

(foto: Chevrolet/Divulgação)
(foto: Chevrolet/Divulgação)
CHEVROLET Com as vendas em baixa, a picape Montana deixou de ser fabricada para dar lugar a uma nova geração que chega em 2022 com porte intermediário.

(foto: Citroën/Divulgação)
(foto: Citroën/Divulgação)
CITROËN Entrando na fase Stellantis, a Citroën tirou de linha o C3 e o Aircross, ficando apenas com o C4 Cactus. A marca francesa já apresentou a nova geração do hatch compacto, que será lançada no início de 2022. Ainda estão previstos para formar a nova linha da marca um crossover, no fim do próximo ano, e um sedã compacto, mais à frente.

(foto: Toyota/Divulgação)
(foto: Toyota/Divulgação)
TOYOTA A Toyota deixou de vender o Etios no Brasil nas carrocerias hatch e sedã, mas sua produção no país foi mantida para atender outros mercados.

(foto: Honda/Divulgação)
(foto: Honda/Divulgação)
HONDA Apesar de não confirmado, dois modelos da Honda estão com os dias contados. As vendas do Fit estão cada vez menores e a marca não vai trazer a nova geração do modelo, que ficou sofisticada demais para o Brasil. Para o monovolume, o substituto será o novo City hatch.

(foto: Honda/Divulgação)
(foto: Honda/Divulgação)
O aventureiro WR-V sobe no telhado junto com o Fit e, mais à frente, deverá ter um SUV compacto para ocupar seu espaço. O Civic também ficou muito sofisticado para um segmento que está cada vez menor e deixará de ser fabricado em breve no Brasil para passar a vir importado em versão única e mais caro.   

KIA Lançado no início de 2020, importado do México, o Kia Rio já deixou o mercado brasileiro com vergonhosas 169 unidades emplacadas.

NISSAN Após introduzir a nova geração do Versa no Brasil, no fim de 2020, a Nissan tirou de linha a geração antiga, rebatizada V-Drive, em setembro deste ano.

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