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Estado de Minas CURTE CARROS?

Confira os 10 principais lançamentos automotivos de 2021

Retrospectiva aponta as estreias mais importantes do ano, além de contextualizar esses modelos dentro do seu segmento


postado em 23/12/2021 17:33 / atualizado em 23/12/2021 18:14

(foto: Fiat/Divulgação)
(foto: Fiat/Divulgação)
Com alguns percalços, como a escassez de semicondutores, o ano de 2021 foi complicado para a indústria automotiva, que, quando comparado a anos anteriores, não apresentou grandes novidades. Confira os principais lançamentos do ano que está prestes a terminar.


1 Pulse

Não tanto pelo veículo, mas por seu potencial de mercado, o Fiat Pulse pode ser considerado o principal lançamento do ano. Lançado em outubro, o crossover compacto utiliza vários componentes do Argo, com porte de hatchback mesmo, sendo frequentemente comparado a um aventureiro. São duas opções de motor, o 1.3 aspirado nas versões de entrada e um 1.0 turbo nas mais caras. Hoje os preços do modelo variam entre R$ 83.990 e R$ 119.990.


2 Corolla Cross
(foto: Toyota/Divulgação)
(foto: Toyota/Divulgação)

O SUV médio da Toyota foi bem recebido pelo cliente fiel da marca, e pode significar um bom substituto ou complemento para o sedã médio, caso o segmento confirme a tendência de se tornar muito pequeno. Lançado em março, o SUV médio tem motorização 2.0 aspirada, além de um conjunto híbrido. Mas, o Corolla Cross tem várias mancadas que devem ser revistas pela marca, como o freio de estacionamento acionado pelo pé, o sistema de exaustão aparente, tanque de combustível com apenas 47 litros e a suspensão traseira tipo eixo de torção (sendo que o sedã Corolla usa uma multilink bem mais refinada).


3 Volkswagen Taos
(foto: Volkswagen/Divulgação)
(foto: Volkswagen/Divulgação)

Lançado em junho, o SUV médio da Volkswagen é fabricado na Argentina. O visual é robusto, apesar de bastante pasteurizado, e seu destaque é o filete em LED que atravessa a grade, ligando os faróis. Sua única motorização é a 1.4 turbo de 150cv. Até agora o Taos não chegou a apresentar bom volume de vendas. Com a escassez de alguns componentes no mercado global, como os semicondutores, ainda não se sabe se o fraco desempenho do modelo tem a ver com essa disponibilidade, ou o preço elevado ou se o SUV ainda não “pegou” mesmo.


4 Jeep Commander
(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)

O novo SUV médio de sete lugares da Jeep foi projetado no Brasil e é fabricado em Goiana (PE). As linhas agradam, com dianteira de Compass e traseira de Grand Cherokee, mas é o bom acabamento interior que mais chama a atenção. São duas motorizações disponíveis: 1.3 turbo flex ou 2.0 diesel 4x4. Construído em monobloco, o Commander tem preços atraentes (de R$ 207.990 a R$ 293.990) quando comparado a modelos de sete lugares que utilizam chassis, o que indica grande potencial de vendas.


5 Novo Hyundai Creta

(foto: Hyundai/Divulgação)
(foto: Hyundai/Divulgação)

A nova geração do modelo ganhou um visual polêmico, mas a manutenção do bom volume de vendas (ele é o segundo SUV compacto mais vendido de 2021) indica que sua recepção no mercado foi boa. O interior passou por um banho de loja, elevando o Creta ao patamar premium do segmento, movimento acompanhado pelo preço. O destaque sob o capô é a estreia do motor 1.0 turbo, mas a versão de topo manteve o antigo 2.0 aspirado.


6 Novo Jeep Compass
(foto: Jeep/Divulgação)
(foto: Jeep/Divulgação)

A linha 2022 do Jeep Compass não trouxe muitas mudanças visuais externas. Em compensação, o SUV médio finalmente ganhou um interior digno de um campeão de vendas. Outra novidade foi a chegada do motor 1.3 turbo flex que emprestou muita agilidade ao modelo, mas também mostrou um consumo de combustível medonho. As mudanças foram positivas, já que, mesmo com a chegada do Corolla Cross e o Volkswagen Taos, o modelo continua líder absoluto do segmento.


7 Ford Bronco Sport
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

Apesar de ser um projeto interessante – com design original, interior agradável e bom conjunto mecânico – o SUV médio importado do México foi “traço” de vendas. O fraco desempenho de mercado do Bronco Sport é um pouco do retrato do que a Ford se tornou no país. A marca fechou novembro como a 11ª em volume de vendas (se considerarmos automóveis e comerciais leves). Até o último mês foram 35.158 unidades vendidas (sendo que mais da metade corresponde à picape Ranger!), menos de 2% do mercado nacional, ficando atrás da Caoa Chery, empresa que está engatinhando no Brasil.  


8 Elétricos
(foto: Fiat/Divulgação)
(foto: Fiat/Divulgação)

O ano foi marcado pela chegada de novos modelos elétricos compactos como o Fiat 500e, o Peugeot e-208 e as novas gerações do Renault Zoe do Chevrolet Bolt. Os preços? Bastante indigestos!


9 Novo Honda City
(foto: Honda/Divulgação)
(foto: Honda/Divulgação)

A nova geração do Honda City sedã será lançada agora, em janeiro, mas já tivemos contato com o veículo. Seu design não impressiona e parece pouco para tentar manter os clientes do Civic, que deixa de ser produzido no Brasil para vir importado e bem mais caro na próxima geração. A boa notícia fica a cargo do City hatch, que estreia em março e promete ser um bom substituto para o Fit, que será descontinuado no nosso mercado porque sua nova geração é muito sofisticada para a atual faixa de preços. Nossa experiência com o veículo foi rápida, mas o novo motor 1.5 aspirado demonstrou bom desempenho, mas sem muito brilho.


10 Renault Captur
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)
(foto: Jorge Lopes/EM/D.A Press)

O SUV compacto finalmente se distanciou do irmão Duster com a adoção do novo motor 1.3 turbo, justificando a diferença de preço. O conjunto mecânico tem bom desempenho e consumo de combustível. Mesmo com a leve reestilização, seu design já se mostra cansado. O interior ganhou uma atenção especial, tendo melhorado bastante. Porém, sem preço competitivo, suas vendas são tímidas.

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